Covid-19: Espanha quer tratar a doença no futuro como se fosse uma gripe

the latest tech news, global tech news daily, tech news today, startups, usa tech, asia tech, china tech, eu tech, global tech, in-depth electronics reviews, 24h tech news, 24h tech news, top mobile apps, tech news daily, gaming hardware, big tech news, useful technology tips, expert interviews, reporting on the business of technology, venture capital funding, programing language

Covid-19: Espanha quer tratar a doença no futuro como se fosse uma gripe
© Fornecido por Lusa Schools resume in Spain amid rising Covid-19 cases

Madrid, 22 jan 2022 (Lusa) – A Espanha está a preparar terreno para tratar a próxima vaga de contágios de covid-19 não como emergência sanitária, mas sim da mesma forma de uma doença como a gripe, com que já nos habituámos a conviver.

the latest tech news, global tech news daily, tech news today, startups, usa tech, asia tech, china tech, eu tech, global tech, in-depth electronics reviews, 24h tech news, 24h tech news, top mobile apps, tech news daily, gaming hardware, big tech news, useful technology tips, expert interviews, reporting on the business of technology, venture capital funding, programing language

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, indicou no início da semana que gostaria que a União Europeia estudasse mudanças na sua estratégia, agora que o surto da variante Ómicron mostra que a doença está a tornar-se menos letal.

“O que estamos a dizer é que nos próximos meses e anos, vamos ter de pensar, sem hesitação e de acordo com o que a ciência nos diz, como gerir a pandemia com parâmetros diferentes”, afirmou Sánchez na segunda-feira passada.

Global Tech News Daily

O chefe do Governo disse que as mudanças não deveriam ter lugar antes do surto de Ómicron ter terminado, mas os responsáveis sanitários precisam de começar a adaptar o mundo pós-pandémico agora: “Estamos a fazer o nosso trabalho de casa, antecipando cenários”, acrescentou.

Ainda sobre a pandemia, Sánchez considerou que nenhum país pode dar lições, mas que todos têm de aprender com os outros, e reiterou que não pretende tratar a covid-19 como uma gripe “da noite para o dia”, mas que terá de ser feita de acordo com critérios científicos, “sem pressa mas sem pausas”.

Global Tech News Daily

Com uma das maiores taxas de vacinação em todo o mundo, a Espanha pretende evoluir para uma forma de tratar a covid-19 da mesma forma como se enfrenta a gripe ou o sarampo.

Quando a pandemia de covid-19 foi declarada em março de 2020 pela primeira vez, os espanhóis foram obrigados a permanecer em casa por mais de três meses.

Durante semanas não lhes foi permitido sair nem mesmo para fazer exercício, tendo as crianças sido proibidas de ir aos parques infantis e a economia parou.

Os responsáveis pela saúde do país acham que estas medidas excecionais preveniram o colapso total do sistema de saúde e salvaram muitas vidas, diminuindo a transmissão da doença.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que ainda é demasiado cedo para considerar qualquer mudança a curto prazo na forma de luta contra a covid-19 e não tem critérios ainda definidos para declarar a doença como sendo endémica, mas os peritos da organização defendem que isso vai acontecer quando o vírus for mais previsível e não houver surtos sustentados.

Anthony Fauci, o médico principal responsável pelas doenças infeciosas nos Estados Unidos da América, disse que a covid-19 não pode ser considerada endémica enquanto não cair para “um nível que não perturbe a sociedade”.

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças aconselhou os países a transitarem para um tratamento mais rotineiro da covid-19, depois do final da fase aguda da pandemia.

Numa declaração, esta agência afirmou que mais Estados-membros da União Europeia, para além da Espanha, vão querer adotar “uma abordagem de vigilância mais sustentável e a longo prazo”.

De acordo com os números oficiais de sexta-feira, mais de 90% da população espanhola com mais de 12 anos já recebeu as duas doses de vacina, e as autoridades estão concentradas em aumentar a imunidade dos adultos com a terceira dose.

A imunidade adquirida através da vacinação, juntamente com a infeção generalizada, oferece a oportunidade de concentrar esforços de prevenção, testes e recursos de rastreio da doença em grupos de risco moderado ou alto, disse à Associated Press Salvador Trenche, chefe da Sociedade Espanhola de Medicina Familiar e Comunitária, que tem liderado o movimento a pedir uma nova resposta à doença.

A covid-19 “deve ser tratada como o resto das doenças”, disse Trenche à Associated Press, acrescentando que uma atenção primária normal por parte dos profissionais de saúde ajudaria a reduzir os atrasos no tratamento de problemas não relacionados com o novo coronavírus.

O público também precisa de aceitar a ideia de que algumas mortes causadas pela covid-19 “serão inevitáveis”, disse Tranche, acrescentando que “o modelo precisa de mudar se se quiser alcançar resultados diferentes”.

O Ministério da Saúde espanhol é da opinião de que é demasiado cedo para partilhar quaisquer planos que estejam a ser elaborados pelos seus peritos e consultores, mas confirmou que uma das propostas é seguir o modelo existente de “vigilância sentinela” atualmente utilizado na União Europeia na monitorização da gripe.

Muitos países sobrecarregados com o número sem precedentes de casos de Ómicron já estão a desistir de realizar testes de uma forma generalizada e a reduzir os tempos de quarentena, especialmente para os trabalhadores que não mostram mais do que sintomas idênticos ao de uma constipação.

Desde o início do ano, as aulas nas escolas espanholas só são canceladas se ocorrerem grandes surtos, e não apenas com os primeiros casos detetados, como acontecia antes.

Todo este debate só é possível porque a pressão hospitalar e as mortes associadas à covid-19 nos países com a população vacinada são proporcionalmente muito mais baixas do que em surtos anteriores, havendo alguns países que, assim como a Espanha, já estão a pensar nos próximos passos a dar.

Na mensagem de Ano Novo, no início de janeiro, o Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou que a pandemia “teimou em persistir no final do ano”, mas sustentou que a subida dos contágios obrigava o país, “serena, mas teimosamente, a testar, a vacinar, a resistir” e a “aprender a conviver” com a pandemia.

Recorrendo à expressão popular “ano novo, vida nova”, o chefe de Estado defendeu assim que “2022 tem mesmo de ser ‘ano novo, vida nova’, num mundo com menos pandemia, mais crescimento, menos pobreza, mais empenho nos desafios do clima”.

No Reino Unido, o uso de máscaras em locais públicos e os certificados digitais vão deixar de ser obrigatórios a partir de 26 de janeiro, tendo o primeiro-ministro, Boris Johnson, anunciado na quarta-feira que a última vaga da doença tinha “atingido o pico a nível nacional”.

A exigência de confinar as pessoas infetadas durante cinco dias completos continua em vigor, mas Johnson disse que procurará eliminá-la nas próximas semanas, se os números continuarem a melhorar.

As estatísticas oficiais apontam que 95% da população britânica desenvolveu anticorpos contra a covid-19, quer devido à infeção quer à vacinação.

“À medida que a COVID se torna endémica, teremos de substituir os requisitos legais por aconselhamento e orientação, exortando as pessoas com o vírus a terem cuidado e consideração pelos outros”, disse Johnson.

Para alguns outros governos europeus, a ideia de normalizar a doença choca com os seus esforços para impulsionar a vacinação entre grupos que têm mais relutância.

Na Alemanha, onde menos de 73% da população recebeu as duas doses da vacina e as taxas de infeção estão a atingir novos recordes quase diariamente, as comparações com a Espanha ou qualquer outro país são rejeitadas.

“Ainda temos demasiadas pessoas não vacinadas, particularmente entre os nossos cidadãos mais velhos”, disse o porta-voz do Ministério da Saúde, Andreas Deffner, na última segunda-feira.

A Itália está a alargar o seu mandato de vacinação a todos os cidadãos com 50 anos ou mais e a impor multas até 1.500 euros para as pessoas não vacinadas que aparecem no trabalho.

Os italianos são também obrigados a estar totalmente vacinados para terem acesso aos transportes públicos, aviões, ginásios, hotéis e feiras comerciais.

FPB // PDF

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Prévia de SUV elétrico grande da Lexus aparece em novas imagens

© InsideEVs Brasil Lexus Electrified SUV Parece maior e mais robusto que o RZ 450e, mas deve demorar um pouco mais para chegar ao mercado Poucos dias após a divulgação ... Read more »

De quantas estações de recarga para carros elétricos precisamos?

© InsideEVs Brasil Универсал Volkswagen Golf R-Line (2020), детали Número de estações de recarga irá superar o de postos de combustíveis nos EUA em breve; Brasil deve triplicar rede até ... Read more »

Covid-19: Mundo perdeu 10 milhões de empregos nas indústrias criativas em 2020 - UNESCO

© Fornecido por Lusa 75th anniversary of UNESCO Paris, 08 fev 2022 (Lusa) – O mundo perdeu 10 milhões de empregos nas indústrias criativas em 2020 devido ao impacto da ... Read more »

Açores com 1.247 novos casos e total de 17.080 infeções ativas

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 1.247 novos casos positivos de covid-19, totalizando a região 17.080 infeções ativas e 65 internamentos, mais três do que na segunda-feira, avança hoje ... Read more »

Cabo Delgado: Grupo armado mata quatro pescadores

Vítimas foram abatidas na praia de Nagulue, em Mucojo, no distrito de Macomia, que tem sido um dos afetados por ataques atribuídos a insurgentes em fuga da ofensiva militar moçambicana ... Read more »

Entidade Reguladora abre processo a hospitais por morte de utentes nas urgências

© Fornecido por Lusa Concelho de Leiria Lisboa, 08 fev 2022 (Lusa) – A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) abriu um processo à Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo ... Read more »

Moçambique: Ajuda não chega a todos os afetados pela tempestade Ana

A ajuda oferecida pelo Governo e organizações humanitárias em Moçambique alivia quem a recebe, mas não chega para todos. Algumas famílias deslocadas recorrem a frutos silvestres e tubérculos para sobreviver. ... Read more »

Exigência de formulário em viagens domésticas é "perfeita aberração"

O Governo da Madeira classificou hoje como “perfeita aberração” a exigência do preenchimento prévio do formulário de localização de passageiros nas viagens entre a Madeira e o continente, imposta pelo ... Read more »

Covid-19: Açores com 1.247 novos casos e total de 17.080 infeções ativas

© Fornecido por Lusa Covid-19 – Início da testagem em massa em Água de Pau nos Açores Ponta Delgada, Açores, 08 fev 2022 (Lusa) – Os Açores diagnosticaram, nas últimas ... Read more »

Madeira mantém teste a crianças não vacinadas em atividades desportivas

O Governo da Madeira reafirmou hoje que vai continuar a exigir teste antigénio negativo às crianças não vacinadas contra a covid-19 para participar em atividades extraescolares desportivas, justificando a medida ... Read more »

Rússia-Ucrânia. Reino Unido envia 350 fuzileiros navais para a Polónia

© EPA Perante a ameaça de invasão russa à Ucrânia, Londres e Varsóvia acordaram unir-se por uma política de “dissuasão”. Numa altura em que aumentam as tensões entre a Rússia ... Read more »

Seis cidades para visitar em Espanha perto da fronteira com Portugal

Seis cidades para visitar em Espanha perto da fronteira com Portugal Zamora Seis cidades para visitar em Espanha perto da fronteira com Portugal Vigo Seis cidades para visitar em Espanha ... Read more »

Dia de Portugal vai ser celebrado em Braga e no Reino Unido

© Fornecido por RTP As cerimónias começam a 10 de junho em Braga e prosseguem para o Reino Unido, junto das comunidades portuguesas. A comissão de organização das comemorações será ... Read more »

Liga: Moreirense em destaque na equipa da 21.ª jornada

© Maisfutebol Liga: Moreirense em destaque na equipa da 21.ª jornada O Moreirense é o clube com mais representantes na equipa da 21.ª jornada elaborada pelo Maisfutebol em parceria com o Sofa Score. ... Read more »

Estoril Open: n.º 9 do ranking ATP é a primeira confirmação de 2022

© Maisfutebol Estoril Open: n.º 9 do ranking ATP é a primeira confirmação de 2022 Felix Auger-Aliassime é o primeiro tenista com presença confirmada na edição 2022 do Estoril Open. ... Read more »

Maximiano, João Amaral e Danilo no pódio dos portugueses lá fora

© Maisfutebol Maximiano, João Amaral e Danilo no pódio dos portugueses lá fora O guarda-redes do Granada, Luís Maximiano, foi o futebolista português mais cotado no último fim-de-semana, nos campeonatos ... Read more »

Movimento dos "Camiões da liberdade" paralisa o Canadá

© Minas Panagiotakis/AFP O Canada está ser a abalado há mais de uma semana por um movimento de protesto dos camionistas contra as medidas sanitárias adoptadas pelo governo de Justin ... Read more »

F1: Saiba como antigo rival foi determinante para ida de Alonso à McLaren

Ex-piloto da McLaren e reserva da equipe britânica na temporada 2007 da Fórmula 1, o espanhol Pedro de la Rosa revelou que teve atuação determinante para a ida do compatriota ... Read more »

Vídeo: vá no McLaren P1 GTR dos 100 aos 300 km/h... em quantos segundos?

© Autoportal McLaren P1 GTR em aceleração (captura YouTube) O McLaren P1 GTR tem uma performance digna da maior atenção. O hipercarro da marca de Woking com quase 1.000 cv ... Read more »

Dani Alves tornou-se o mais velho de sempre a marcar um golo pelo Barcelona

© zerozero.pt – Getty / Fran Santiago Dani Alves tornou-se o mais velho de sempre a marcar um golo pelo Barcelona O Barcelona continua em busca de regressar aos seus ... Read more »

Um estreante num onze dominado por dragões e com um guarda-redes que é cada vez mais destaque

© www.zerozero.pt Um estreante num onze dominado por dragões e com um guarda-redes que é cada vez mais destaque Tal como na temporada passada, o zerozero continua esta época a reunir as ... Read more »

Spirit of Ecstasy. Rolls Royce anuncia novo símbolo

O Spirit of Ecstasy vai sofrer uma actualização, após 111 anos a ornamentar os modelos da Rolls Royce. Mais aerodinâmica do que a original, a nova estatueta irá estrear-se no ... Read more »

Aumento extra vai ser dado por pensionista e não por pensão

© Swipe News, SA © Fornecido por ECO – Economia Online O aumento extraordinário de dez euros nas pensões, com retroativos a janeiro, será dado por pensionista e não por ... Read more »

Governo dá “luz verde” à demolição da estação da Boavista

© Swipe News, SA © Fornecido por ECO – Economia Online A antiga estação ferroviária da Boavista, no Porto, será demolida no âmbito da desafetação do domínio público de vários ... Read more »

Que se passa Cristiano? A um jogo da pior seca em mais de um década

© Maisfutebol Que se passa Cristiano? A um jogo da pior seca em mais de um década O que se passa com Cristiano Ronaldo? O internacional português está há quatro ... Read more »

Lisboa é a 16ª melhor cidade europeia para investir em imobiliário

© Freepik Londres, Berlim e Paris são as 3 cidades mais atrativas para investir em imobiliário O mercado imobiliário de Lisboa vai continuar a atrair investidores imobiliários em 2022. É ... Read more »

Pedro Almeida Santos é o novo general manager do Marriott Praia D'El Rey. Transita do Sheraton

© Swipe News, SA © Fornecido por ECO – Economia Online O Marriott Praia D’El Rey entra em 2022 com nova liderança. Pedro Almeida Santos assumiu o cargo de general ... Read more »

Jardel atinge limite: «Sou fraco»

© TVI Jardel atinge limite: «Sou fraco» Na passada madrugada, no jardim, Catarina confronta Jardel com o facto de este querer desistir da presidência. O ex-futebolista assume estar no seu ... Read more »

Omunga lança campanha cívica para exigir “transparência e lisura" nas eleições angolanas

Luanda, 08 fev 2022 (Lusa) – A Associação Omunga, organização da sociedade civil angolana, lançou a campanha de educação cívica “2022 – O Meu Voto é Sério”, para exigir “maior ... Read more »

Covid-19: PM timorense testa positivo e adia visita prevista à Austrália

© Fornecido por Lusa East Timorese Prime Minister receives COVID19 vaccine Díli, 08 fev 2022 (Lusa) – O primeiro-ministro timorense, Taur Matan Ruak, adiou por tempo indefinido uma visita oficial ... Read more »

Ministro da Saúde alemão contrário ao levantamento "rápido" de restrições

O ministro da Saúde alemão, Karl Lauterbach, declarou hoje ser contra o levantamento “rápido” das restrições relacionadas com a pandemia de covid-19, porque levaria ao prolongamento da atual onda da ... Read more »

Primeiro-ministro timorense testa positivo e adia visita à Austrália

O primeiro-ministro timorense, Taur Matan Ruak, adiou por tempo indefinido uma visita oficial prevista à Austrália depois de ter testado positivo à covid-19, anunciou hoje o seu gabinete em comunicado. ... Read more »

En Provincia ya no será necesario un PCR para volver a trabajar tras contagiarse de coronavirus

El gobierno de la provincia de Buenos Aires estableció que los empleados no deberán presentar una prueba de PCR negativa luego de haber estado contagiado de coronavirus para reincorporarse al ... Read more »

PM timorense testa positivo e adia visita prevista à Austrália

© facebook.com O primeiro-ministro timorense, Taur Matan Ruak, adiou por tempo indefinido uma visita oficial prevista à Austrália depois de ter testado positivo à covid-19, anunciou hoje o seu gabinete ... Read more »

Mãe decide agredir 'ex' depois de este se queixar das roupas dos filhos

Crianças iriam passar a noite com o pai, mas a mãe acabou por aparecer revoltada com uma queixa do ‘ex’. © Facebook Crianças iriam passar a noite com o pai, ... Read more »

Interior, natureza e mar: a nova tendência no Alojamento Local

© Foto de Kampus Production en Pexels Destinos de surf atraem investimento em alojamento local A pandemia veio trocar as voltas ao Alojamento Local (AL) em Portugal. Antes, Lisboa e Porto ... Read more »

Barcelona: Ferran Reverter deixa cargo de diretor-executivo

© Maisfutebol Barcelona: Ferran Reverter deixa cargo de diretor-executivo O diretor-executivo do Barcelona, Ferran Reverter, está de saída do cargo, numa decisão que surge «por motivos pessoais e familiares», segundo ... Read more »

Nigéria descarta Peseiro depois da CAN

© Maisfutebol Nigéria descarta Peseiro depois da CAN A federação nigeriana de futebol descartou a contratação de José Peseiro, depois da campanha na Taça das Nações Africanas. O português tinha ... Read more »

Empresário diz que será «muito difícil» ver Vítor Pereira no Corinthians

© Maisfutebol Empresário diz que será «muito difícil» ver Vítor Pereira no Corinthians O Corinthians anda à procura de um novo treinador, para ocupar o lugar que pertencia a Sylvinho, ... Read more »

Salvador responde a acusação ao Braga de facilitar vitória ao Benfica em 2010

© Elson Correia Vieira e António Salvador Na entrevista que concedeu à CNN Portugal, António Salvador reagiu à notícia avançada pelo semanário Expresso sobre as suspeitas das autoridades de favorecimento ... Read more »