Ucrânia fabricará milhares de drones de longo alcance para atacar Rússia

Kyiv já tem 10 empresas a fabricar drones que podem chegar a Moscovo e São Petersburgo.

A Ucrânia está a planear aumentar a produção de drones de longo alcance que podem atacar alvos na Rússia, afirmou o vice-primeiro-ministro ucraniano Mykhailo Fedorov, esta terça-feira.

Kyiv já tem 10 empresas a fabricar drones que podem chegar a Moscovo e São Petersburgo, referiu o governante.

“A categoria de drones kamikaze de longo alcance está a crescer, com um alcance de 300, 500, 700 e 1.000 quilómetros. Há dois anos, esta categoria não existia de todo”, afirmou Fedorov numa entrevista à agência Reuters, a partir da capital ucraniana, Kyiv.

Nas últimas semanas, a Ucrânia tem efetuado diversos ataques com drones a instalações petrolíferas russas. Segundo Federov, esse é o reflexo do progresso do governo na rápida desregulamentação do mercado de drones e no aumento do financiamento para o mesmo, com o Estado a atuar como um investidor de risco.

O governo ucraniano atribuiu cerca de 2,5 milhões de dólares (cerca de 2,3 milhões de euros) a novas empresas de tecnologia militar no ano passado, estando previsto um aumento de dez vezes do financiamento este ano.

“Vamos lutar para aumentar ainda mais o financiamento”, acrescentou.

Ao contrário da Rússia, onde a produção de drones é dominada pelo Estado, a produção de drones da Ucrânia é maioritariamente constituída por empresas privadas.

De recordar que a ofensiva militar lançada há quase dois anos, a 24 de fevereiro de 2022, pela Rússia na Ucrânia causou, de acordo com os mais recentes dados da ONU, a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leia Também: Fontes russas: Putin propôs cessar-fogo na Ucrânia, mas EUA rejeitaram

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World