‘A Memória Infinita’: Alzheimer e amor são investigados em documentário que concorre ao Oscar

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

Com uma câmera na mão, o jornalista Augusto Góngora lutou para preservar a memória do Chile durante uma das ditaduras mais violentas do hemisfério sul. Mas foi a batalha por sua própria memória que o tornou protagonista do documentário indicado ao Oscar A Memória Infinita.

Dirigida pela chilena Maite Alberdi, a produção aborda o Alzheimer através de um casal que trabalha diariamente para relembrar o amor que os une há mais de 20 anos, em um país que se esforça para não esquecer seu violento passado.

amazon, ‘a memória infinita’: alzheimer e amor são investigados em documentário que concorre ao oscar

Augusto Góngora e Paulina Urrutia em cena de ‘A Memória Infinita’, dirigido por Maite Alberdi. Foto: BTeam Pictures

“O filme usou uma grande metáfora sobre a perda de memória, mas de um país, através do que está acontecendo com ele [Góngora]”, disse Alberdi à AFP, acrescentando que “também é uma grande lição que quando se perde a memória racional (…) há uma memória emocional que transcende, e essa dor histórica permanece, mesmo quando você perde a memória”.

Ao longo de cinco anos, o documentário acompanha a vida de Góngora, diagnosticado com Alzheimer, e sua esposa Paulina Urrutia, atriz e ex-ministra da Cultura, que se tornou sua cuidadora.

A diretora de 40 anos buscou abordar uma perspectiva distinta sobre o impacto desta devastadora doença.

“Vi uma maneira muito especial de lidar com o Alzheimer através do amor”, sem vê-lo “como uma tragédia, mas apenas como um contexto e entendendo que a fragilidade faz parte da vida”, disse ela.

Leia também:

    Para Alberdi, que também foi indicada ao Oscar em 2021 por seu documentário sobre a solidão na terceira idade em Agente Duplo, a experiência foi agridoce.

    “Isso me afetou porque eu estava vivendo uma deterioração, mas ao mesmo tempo era um casal com quem eu me divertia muito”, contou. “Para mim não foi uma filmagem dolorosa, mas sim uma grande lição de amor”, completou a cineasta.

    “Não estou mais aqui” – Augusto Góngora construiu uma carreira frente às câmeras. Nos anos do sangrento governo de Augusto Pinochet, o jornalista fazia parte de um serviço de notícias clandestino. Posteriormente foi coautor do livro Chile: la memoria prohibida, que narra os primeiros anos do regime militar (1973-1990), e trabalhou na televisão nacional.

    Após anos contando as histórias de outras pessoas, o comunicador abraçou o projeto de Alberdi, que envolvia abrir sua privacidade em um momento vulnerável.

    “Ele entendeu acima de tudo que queria fazer esta crônica, que queria contar a história de sua fragilidade”, disse a diretora.

    O documentário intercala cenas da rotina do casal após o diagnóstico, com imagens de viagens e comemorações, bem como trechos de suas carreiras.

    As gravações foram interrompidas pela pandemia de covid-19, fazendo com que a cineasta enviasse uma câmera à Urrutia para que continuasse gravando o dia a dia do casal.

    “É um material tão profundo, tão íntimo, tão cheio de emoção, que um parceiro só pode ter quando está sozinho”, declarou Alberdi.

    Outra decisão importante foi o momento de encerrar as filmagens. “É uma cena que você vê no filme, onde ele diz ‘já não estou mais aqui’, comentou.

    “Foi a primeira vez em cinco anos que senti que ele estava desconfortável consigo mesmo. E para mim, quando ele sentiu que estava perdendo a identidade, esse foi o limite”, relatou ela.

    amazon, ‘a memória infinita’: alzheimer e amor são investigados em documentário que concorre ao oscar

    A diretora chilena Maite Alberdi (segunda à esquerda) acompanhada de sua equipe com o troféu de Melhor Filme Ibero-americano por ‘A Memória Infinita’, durante a cerimônia de entrega da 38ª edição dos Prêmios Goya, celebrada em Valladolid, na Espanha. Foto: Mariscal/ EFE

    Góngora faleceu em maio de 2023, quatro meses após a estreia do filme no Festival de Sundance, onde recebeu o prêmio do júri na categoria Melhor Documentário.

    A produção também faturou o Goya de Melhor Filme Ibero-americano e em 10 de março concorre ao Oscar de Melhor Documentário.

    No Brasil, A Memória Infinita está disponível por streaming no Paramount Plus, NOW, Paramount+ Amazon Channel e Paramount Plus Apple TV Channel.

    News Related

    OTHER NEWS

    Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

    Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

    Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

    Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

    Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

    Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

    Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

    Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

    Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

    O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

    "Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

    Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

    Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

    Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
    Top List in the World