Copom ‘atrás da curva’ pode virar marca de Lula no Banco Central

(Bloomberg) — Há 17 meses em seu terceiro mandato como presidente, Luiz Inácio Lula da Silva deixou sua marca em um Banco Central contra o qual tem lutado.

Quatro dos nove diretores do Copom foram indicações de Lula. Conforme os nomeados pelo presidente ao BC cresceram em número e influência, eles começaram lentamente a mudar a mentalidade de uma instituição que ultimamente tem sido agressiva, e quase obcecada, no combate à inflação.

Em contextos privados, alguns dos novos indicados às diretorias do BC parecem se concentrar principalmente na necessidade de apoiar o crescimento econômico em um cenário de queda da inflação, embora as estimativas para o IPCA sigam quase 1 ponto percentual acima da meta de inflação de 3%. Esses indicados sinalizam que o Copom – ou pelo menos uma parte em ascensão do comitê – preferiria ficar “atrás da curva”, ao prosseguir com os cortes nos juros e adiar altas de juros mesmo no caso de aumento da inflação.

Isso turva o futuro da política monetária no Brasil em um momento já barulhento. A incerteza fiscal doméstica e a relutância do Federal Reserve, o banco central dos EUA, em reduzir as taxas americanas deixaram os economistas em uma discussão de se os diretores do BC irão reduzir o ritmo de cortes — o BC derrubou a Selic do maior nível em seis anos para 10,75% — quando se reunirem a partir de hoje. A noção de um Copom “atrás da curva”, entretanto, mantém o mercado na batalha de precificação do movimento dos juros: na segunda-feira, os analistas aumentaram as estimativas das taxas de final de ano para 9,63%.

Pontos de interrogação

Durante grande parte do ano passado, o mercado focou na forma como a nomeação por Lula de Gabriel Galípolo — um antigo funcionário do Ministério da Fazenda amplamente considerado como o provável substituto do presidente do BC, Roberto Campos Neto — remodelaria a autoridade monetária. Mas Paulo Picchetti, que o petista escolheu como diretor de assuntos internacionais do banco, emergiu como o maior ponto de interrogação desde que ingressou no conselho em janeiro.

Picchetti, um acadêmico renomado com formação em econometria que também está entre os potenciais sucessores de Campos Neto, fez apenas alguns discursos públicos e disse em sua primeira entrevista à imprensa local que poderia valer a pena desacelerar o ritmo dos cortes se isso levar a juros mais baixos no final do atual ciclo de flexibilização.

Mas, em uma reunião a portas fechadas em Washington no mês passado, ele surpreendeu os investidores ao expressar mais preocupação com o crescimento do que com a inflação, de acordo com várias pessoas presentes. Picchetti argumentou que o banco enfrenta compromissos entre os seus esforços para reduzir as estimativas de inflação acima da meta e os riscos de prejudicar a economia, de acordo com seis pessoas que pediram anonimato ao discutir a conversa privada.

O Copom, disse ele, precisa descobrir por que as expectativas de inflação pioraram recentemente, depois que permaneceram 0,5 ponto percentual acima da meta por quase um ano. Se a razão dessa dinâmica é a questão fiscal, argumentou Picchetti, não há muito que a política monetária possa fazer.

O BC não comentou.

copom ‘atrás da curva’ pode virar marca de lula no banco central

Spring Meetings Of The International Monetary Fund And World Bank

“As mudanças no Copom colocaram no cargo pessoas que não têm formação acadêmica de ‘monetarismo estrito’”, disse Sergio Werlang, economista que foi o arquiteto do sistema de metas de inflação do país na década de 90. “Portanto, a nova equipe será naturalmente mais ‘dovish’.”

Isso não significa que o BC cortará os juros de forma imprudente, disse Werlang em resposta por escrito a perguntas. Em vez disso, é provável que adote mudanças mais sutis, como permitir que a inflação fique ligeiramente acima da meta para garantir a expansão econômica.

“Acho que isso já está acontecendo e continuará”, disse ele.

Mas não falta angústia com esse tipo de abordagem em um país com cicatrizes profundas causadas pela hiperinflação. Nas últimas semanas, os investidores aumentaram as apostas de que a inflação teimará em ficar acima da meta do BC até 2027, sugerindo que estão cada vez mais céticos em relação às alegações dos diretores do Copom de que estão concentrados em controlar a alta dos preços.

A perda de confiança no compromisso do BC pode fazer com que a inflação acelere rapidamente, um argumento que os tradicionalistas dentro da instituição parecem utilizar para reagir contra os seus colegas mais tolerantes. Diogo Guillen, o diretor de política econômica do BC, deu um alarme sobre as expectativas “não ancoradas” de preços ao consumidor e o tempo que permaneceram acima da meta. Suas preocupações foram tão profundas durante uma reunião privada em Washington no mês passado que ele parecia “obcecado” com o assunto, de acordo com várias pessoas presentes.

Transição de liderança

Campos Neto, autor de uma das respostas de flexibilização à pandemia mais enérgicas do mundo, seguida de uma campanha de aperto igualmente agressiva conforme a economia reabriu, reiterou as próprias preocupações com o aumento das estimativas de inflação e a incerteza global. O Copom, entretanto, afirmou nas suas declarações oficiais que é necessária uma “ação firme” para reforçar a credibilidade da política monetária e fiscal.

“As expectativas de inflação são muito relevantes para nós e – não se enganem – é muito importante mantê-las ancoradas”, disse Campos Neto em evento em abril em Washington. “Sabemos que temos um trabalho difícil pela frente e faremos o que for necessário para ancorar as expectativas. É muito importante repetir e repetir novamente.”

Mas Campos Neto, que continua a irritar muitos dentro do Partido dos Trabalhadores de Lula, deixará o BC quando o seu mandato terminar, em dezembro.

Galípolo, uma das primeiras nomeações de Lula, ecoou os apelos do Copom por serenidade e cautela em momentos voláteis. Mas no seu discurso mais recente, ele disse que o risco é “aguardar e ficar um pouquinho atrasado” em termos de função de reação, o que daria ao BC tempo para compreender como os recentes preços de mercado impactam as metas de inflação – uma posição interpretada por investidores como alinhada à visão geral de Lula de que o crescimento econômico deveria ter proeminência sobre a inflação.

A inflação arrefeceu para 3,77% no acumulado em 12 meses em meados de abril, bem dentro do intervalo de tolerância do banco. A maioria dos analistas aposta que o IPCA permanecerá nesse nível até o final do ano.

“O movimento nas estimativas de inflação de longo prazo está ligado a dúvidas sobre quem será o presidente do BC”, disse Marcelo Kfoury, professor de economia e ex-chefe do Departamento de Pesquisa Econômica da autoridade monetária. “Em algum momento, há uma troca e surge a questão de saber se você tem coragem de continuar cortando.”

As memórias dolorosas de uma abordagem de política monetária negligente ainda assombra muitos no Brasil: durante a presidência de Dilma Rousseff, há uma década, o BC não conseguiu reagir fortemente à inflação acentuada, na medida em que o governo aumentava os gastos públicos e a desconfiança nos seus líderes alimentava especulações sobre a sua meta de inflação, o que por sua vez elevou as expectativas futuras. O que se seguiu foi uma forte elevação da Selic e uma recessão.

Poucos analistas, porém, apostam num retorno a esses anos. O BC ainda tem a capacidade de recuperar o controle das expectativas de inflação com uma melhora dos dados, mesmo que lentamente. E, embora Lula tenha criticado a abordagem, ele também é um político consciente do grave impacto que a inflação pode ter sobre os mais pobres, disse Carla Argenta, economista-chefe da CM Capital Markets.

“Há mais ambiguidade neste momento e, no geral, o BC tem falhado na sua comunicação”, disse ela. “A maneira de corrigir os movimentos do mercado é através da credibilidade.”

–Com a colaboração de Martha Beck.

More stories like this are available on bloomberg.com

©2024 Bloomberg L.P.

OTHER NEWS

17 minutes ago

Jeff Bezos’ Blue Origin launches six tourists to edge of space

17 minutes ago

Unlock the Power of Nutmeg: Nutrition Tips from Nutrition Professionals

17 minutes ago

Catching Fire: The Story of Anita Pallenberg review – suitably enigmatic portrait of the mercurial Stones muse

17 minutes ago

ActionSA unveils comprehensive vision to revitalise North West

17 minutes ago

Gymnastics-Douglas withdraws from U.S. Classic after falling from bars

17 minutes ago

Sympathy for Ukraine behind Usyk's razor-thin split decision win claims Fury

17 minutes ago

Jewish doctors launch group to combat antisemitism in medicine: ‘It’s Nazi Germany all over again’

17 minutes ago

Sean ‘Diddy’ Combs posts apology after release of horrific video of him beating Cassie Ventura: ‘I was f—ed up’

20 minutes ago

Diddy says he's sorry for beating ex-girlfriend Cassie after video release, calls his behavior 'inexcusable'

21 minutes ago

Max Verstappen holds off Lando Norris in Imola to win Emilia Romagna GP

23 minutes ago

Video: Adelaide train assault: Women allegedly spat at, assaulted and verbally abused on the Gawler line

23 minutes ago

‘Limonov: The Ballad’ Review: Ben Whishaw Is The Slippery Star Of Kirill Serebrennikov’s Exhilarating Punk-Poet Biopic – Cannes Film Festival

23 minutes ago

3 people dead, 5 injured after serious boat collision north of Kingston, Ont.

25 minutes ago

Phil Foden scores within 77 SECONDS against West Ham to set Man City on their way to the Premier League title - as Arsenal fans are left heartbroken

25 minutes ago

Democrat Jasmine Crockett says Marjorie Taylor Greene 'absolutely' was 'racist' with attack on appearance in late night committee hearing and warns 'don't come for me'

25 minutes ago

Biden tells black graduates Republicans 'don't see you in the future of America' in fiery speech slamming right-wing 'extremists'

26 minutes ago

Ex-beauty queen shares warning after falling for common NYC scam

27 minutes ago

'Stax' doc looks at extraordinary music studio that fell to financial and racial struggles

27 minutes ago

NBA Playoff History! Mavs' Luka Doncic Ties LeBron James on Rare Triple-Double List

27 minutes ago

Da vows to oppose controversial and recently-passed BELA Bill

27 minutes ago

Sandeshkhali plan failed, BJP now trying to stoke communal violence: Mamata Banerjee

27 minutes ago

PGA Championship 2024: Johnson Wagner suffers shanks again on live TV, continues to be hero that golf needs

27 minutes ago

Cult Filmmaker Guy Maddin Finally Makes It to Cannes (With Help From Two Oscar Winners)

27 minutes ago

Arsenal vs Everton: Confirmed lineups and team news

29 minutes ago

Emma Raducanu pulls out of French Open qualifying to focus on grass-court season

29 minutes ago

Danni Wyatt leads England to thumping win and T20 series sweep

29 minutes ago

Helicopter carrying Iran's president suffers a 'hard landing,' state TV says, and rescue is underway

29 minutes ago

AI Created A Star Wars Movie Trailer & It's Scary How Well It Works

29 minutes ago

Who is Ebrahim Raisi, Iran's president whose helicopter suffered a 'hard landing' in foggy weather?

30 minutes ago

‘Our Town’: The story of Acres Homes, Houston’s historic community

30 minutes ago

Houston civil rights icon, founder of Wheeler Avenue Baptist Church, Rev. William ‘Bill’ Lawson, dies at 95

34 minutes ago

Melbourne CBD protests: Fiery scenes as pro-Palestinian, pro-Israel protesters clash, forcing police to intervene

34 minutes ago

Helicopter carrying Iran's president 'crashed upon landing,' state media reports

34 minutes ago

30 years of democracy down the drain, promised land never delivered - RISE Mzansi leader Songezo Zibi

34 minutes ago

We have more electricity than we want, says minister

34 minutes ago

Iranian president 'missing' after helicopter crash

34 minutes ago

MSC makes another move to take on Royal Caribbean, Carnival

34 minutes ago

Liverpool fans welcome Jurgen Klopp and team coach to Anfield for final time

34 minutes ago

Will South Africa's 2024 election save its democracy?

34 minutes ago

Diddy breaks his silence after shocking video of him beating up ex Cassie Ventura surfaces: 'I'm so sorry, I hit rock bottom'

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch