França acusa Rússia de manobras de desinformação "hostis" contra aliados ocidentais da Ucrânia

França acussa Rússia de espalhar desinformação sobre aliados da Ucrânia

A França acusou a Rússia de levar a cabo uma campanha de manipulação de informação na internet de longa duração, considerando que estão em causa manobras “hostis”.

“Nenhuma tentativa de manipulação vai desviar a França do seu apoio à Ucrânia perante a agressão da Rússia”, pode ler-se num comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês.

A Viginum, agência francesa responsável pelo combate à interferência digital estrangeira, analisou entre setembro e dezembro do ano passado uma rede com o nome de código Portal Kombat.

Segundo a Viginum, trata-se de um conjunto de “pelo menos 163” sites na internet, que usam o nome de pravda, que publicam constantemente “narrativas imprecisas ou enganadoras” sobre países como os Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Áustria, Suíça, Polónia ou Espanha.

“A Rússia procura destruir a unidade da Europa, e, pior, quer esgotar as nossas democracias ao esbater o limite entre o que é real e o que é falso, ao manipular informação”, afirmou Stéphane Séjourné, ministro dos Negócios Estrangeiros de França.

A plataforma estende-se às redes sociais, nomeadamente ao Telegram, com conteúdo propagado de forma automática e em larga escala.

A França defende que o objetivo da campanha de desinformação é justificar a invasão da Ucrânia, apresentando a ofensiva militar russa como um sucesso, derrubar o moral das tropas e civis ucranianos, e ainda enfraquecer o apoio ocidental à Ucrânia, atrasando ou mesmo pondo fim ao fornecimento de armas a Kiev.

Os Estados Unidos salientam que a propaganda russa é também espalhada através da “Iniciativa Africana”, uma nova agência de informação alimentada pelo serviços de inteligência russos.

Segundo o Departamento de Estado norte-americano, a agência foca-se nas relações entre a África e a Rússia e difunde desinformação sobre os Estados Unidos e países europeus.

Em setembro,  a EU DisinfoLab, uma organização não-governamental dedicada à União Europeia,  denunciou uma rede de informação russa que tem estado a operar na Europa desde pelo menos maio de 2022.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World