Congresso dos EUA ameaça retaliar se TPI mandar deter responsáveis de Israel

congresso dos eua ameaça retaliar se tpi mandar deter responsáveis de israel

JUAN VRIJDAG/EPA

Washington, 30 abr 2024 (Lusa) – O presidente da Câmara de Representantes norte-americana, o republicano Mike Johnson, indicou hoje que vários congressistas republicanos estão a trabalhar numa retaliação legislativa contra o Tribunal Penal Internacional (TPI), alegadamente a preparar ordens de detenção de responsáveis israelitas.

O tribunal internacional, com sede em Haia, nos Países Baixos, investiga desde 2014 as denúncias de crimes de guerra cometidos pelas forças militares de Israel e as milícias palestinianas, e poderá emitir ordens de detenção do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e outros altos responsáveis de Israel pelo seu papel na morte de civis na guerra contra o movimento islamita palestiniano Hamas na Faixa de Gaza, em curso há quase sete meses.

Num comunicado, Johnson defendeu que o Governo do Presidente Joe Biden deve opor-se a tais mandados de detenção, que classificou como “vergonhosos” e “ilegais”, e “usar todos os instrumentos disponíveis para impedir tal abominação”.

O congressista do Estado do Luisiana argumentou que, se o Governo dos Estados Unidos não se opuser às alegadas ordens, “o TPI poderá criar e outorgar-se poderes sem precedentes para emitir mandados de captura de dirigentes políticos, diplomáticos e militares norte-americanos”.

O presidente da comissão de Negócios Estrangeiros da Câmara dos Representantes, o republicano Michael McCaul, declarou ao portal de notícias norte-americano Axios que estão a trabalhar num projeto de lei para sancionar funcionários do TPI que estão a investigar os Estados Unidos e seus aliados naquele tribunal internacional que julga violações graves do Direito Internacional Humanitário.

A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse na segunda-feira que o Governo de Biden não apoia a investigação do TPI sobre a guerra de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza e considera que o tribunal não tem jurisdição nesta matéria.

O TPI, fundado em 2002 pelo Estatuto de Roma, tem mais de 123 membros, e em 2000 o Governo do então Presidente norte-americano, o Democrata Bill Clinton, assinou o seu tratado constitutivo, mas não o submeteu à ratificação do Senado (câmara alta do Congresso).

Em 2002, o Governo do Presidente Republicano George W. Bush, retirou a assinatura e indicou que não procederia à ratificação do Estatuto de Roma.

O congressista Brad Sherman, Democrata da Califórnia, foi citado pelo Axios afirmando que “os Estados Unidos devem considerar se continuam a ser signatários” do Estatuto de Roma.

“Precisamos de pensar em discutir com alguns dos países que ratificaram [o Estatuto] e ver se querem apoiar essa instituição”, acrescentou.

Já no domingo, durante uma conversa telefónica, Benjamin Netanyahu tinha pedido ajuda a Joe Biden para impedir a emissão pelo TPI de mandados de captura que podem visá-lo, bem como ao ministro da Defesa israelita, Yoav Gallant, e ao chefe do Estado-Maior do Exército, Herzl Halevi.

A 26 de abril, Netanyahu escrevera nas redes sociais que “a ameaça de deter militares e dirigentes da única democracia no Médio Oriente e do único Estado judaico no mundo é escandalosa” e criaria um “precedente perigoso”.

Hoje, o primeiro-ministro israelita voltou à carga contra o TPI, perante a possibilidade de este emitir esta semana os mandados de captura por alegados crimes de guerra contra civis palestinianos.

“Este tribunal não tem autoridade sobre o Estado de Israel. A possibilidade de emitir mandados de captura por crimes de guerra para comandantes das FDI (Forças de Defesa de Israel) e líderes do Estado é um escândalo de uma escala histórica”, declarou, num discurso gravado.

Netanyahu considerou a medida mais um obstáculo à guerra que Israel trava na Faixa de Gaza e reiterou que, apesar das tentativas do TPI, a zona de Rafah, no sul de Gaza, será invadida assim que a população civil for retirada e que os objetivos da guerra serão alcançados.

Segundo o chefe do executivo israelita, o propósito do TPI é “paralisar a capacidade do Estado de Israel para se defender”, o que classificou como “um crime de ódio antissemita sem precedentes”.

Em 207 dias de guerra israelita na Faixa de Gaza, o número oficial de mortos ultrapassa já os 34.500, mais de 75% dos quais mulheres e crianças, segundo o Governo local, e a ONU já acusou, em meados de março, Israel de estar a cometer um crime de guerra no enclave palestiniano ao privar a população civil de alimentos, ao passo que outras organizações, como a Amnistia Internacional, denunciaram bombardeamentos “indiscriminados” da população civil.

“Oitenta anos depois do Holocausto, as organizações internacionais que surgiram para impedir outro Holocausto estão a considerar negar ao Estado judaico o seu direito a defender-se. De quem? Daqueles que irromperam e continuam a trabalhar abertamente para cometer outro genocídio. Que absurdo, que distorção da justiça e da história”, prosseguiu Netanyahu.

Israel declarou a 07 de outubro do ano passado uma guerra na Faixa de Gaza para “erradicar” o Hamas depois de este, horas antes, ter realizado em território israelita um ataque de proporções sem precedentes, fazendo 1.163 mortos, na maioria civis.

O Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) – desde 2007 no poder em Gaza e classificado como organização terrorista pelos Estados Unidos, a União Europeia e Israel – fez também 250 reféns, cerca de 130 dos quais permanecem em cativeiro e 34 terão entretanto morrido, segundo o mais recente balanço das autoridades israelitas.

Fontes do Governo israelita, que o diário Haaretz não identificou, adiantaram na segunda-feira que os mandados de captura poderiam ser entregues esta semana a Netanyahu, Gallant e Halevi, e que não seriam afetados outros responsáveis.

Segundo o jornal israelita, tanto o Ministério da Justiça como os advogados do Exército estão a tentar evitar que se chegue a esse ponto, e aliados de Israel como os Estados Unidos estão alegadamente a interceder junto do procurador-geral do TPI, Karim Khan, para que adie ou mesmo impeça a emissão de tais ordens judiciais.

Netanyahu pediu também hoje a outros líderes mundiais para se pronunciarem “firmemente” contra qualquer ação do TPI.

ANC // PDF

Lusa/Fim

OTHER NEWS

8 minutes ago

Irish tween rappers send the internet into meltdown as they rack up 8 million views in a week for video they made in a day - and it's already been dubbed the 'song of the summer'

10 minutes ago

Soccer-Postecoglou looking forward to Tottenham's night at the 'G'

10 minutes ago

Sharks ready to bare teeth in historic final

10 minutes ago

Liverpool turn attention to shining midfielder after Chelsea hijack Teun Koopmeiners move

10 minutes ago

Blues launch audacious parachute bid for Barrett

10 minutes ago

How to stop slugs coming in your garden this summer with 5 common substances from the kitchen

10 minutes ago

‘They are gonna be R20 now’: Tyla leaves Mzansi worried over price of Go-Slos

10 minutes ago

Israeli Academy presents TV awards, with 'Unsilenced' and 'Six Zeros' winning big

10 minutes ago

Stylish blazers for spring, M&S, Sosander and River Island all have stylish ones to choose from.

10 minutes ago

JWST Spots Most Distant Black Hole Merger Ever

10 minutes ago

Arsenal chairman makes transfer vow after Premier League title heartbreak

11 minutes ago

Computer scientist ‘lied extensively’ in Bitcoin founder claim, judge rules

11 minutes ago

Infected blood scandal: “I contracted HIV at just 11 and saw 80 of my school friends die’

11 minutes ago

UK’s new dangerous cycling offence will achieve pretty much nothing

11 minutes ago

Blues' injury crisis deepens as Mitch Moses ruled out

11 minutes ago

Federal government has a ‘no state worse-off’ deal for state funding

11 minutes ago

Europe sets benchmark for world with landmark AI laws

12 minutes ago

2 more states vote in the 2024 presidential primary

14 minutes ago

Comedy-Focused Dropout “Determined To Be Unique” In Streaming With Shows Like ‘Game Changer’ & ‘Dungeons & Drag Queens’

16 minutes ago

Best of the rest: Zverev and Rublev among dark horses for French Open

16 minutes ago

Man stabs passengers on Taiwan train on 10th anniversary of deadly subway stabbing spree

16 minutes ago

Spencer Matthews stuns fans with side-by-side photo of late brother and son Otto

16 minutes ago

Longford claim Leinster minor football title with extra-time win over Dublin

16 minutes ago

Is this the world's most tranquil hotel? Inside the sumptuous Kyoto property built on an 800-year-old samurai's garden that offers a window into a bygone era

16 minutes ago

French Open 2024 prize money: how much do winners of men's, women's and doubles finals get?

16 minutes ago

Alpine Wants to Sell a Hydrogen V-6 Road Car

16 minutes ago

Louise Thompson says she will never be mentally strong enough to carry another child as she recalls watching herself almost bleed to death

16 minutes ago

I need to remortgage and have inherited £100k - should I pay it off or invest the money?

17 minutes ago

Justin Gaethje reacts to Dustin Poirier getting UFC 302 title shot

18 minutes ago

Victory midfielder chasing silverware

18 minutes ago

Are Chelsea, Newcastle in Europe? How Man City vs. Man United FA Cup final affects Premier League teams qualified for UEFA competitions

18 minutes ago

Elvis Presley's granddaughter fights scheduled creditor auction of Graceland

18 minutes ago

Funeral procession for Iran's President: Thousands pack streets

18 minutes ago

The Victorian-Era Foliage To Grow In Your Garden For A Vibrant Pop Of Color

18 minutes ago

Li Auto, XPeng Compete in EV Space: Earnings Week Ahead

18 minutes ago

Vladimir Putin's 600mph missiles can strike UK in 90minutes as ex-general issues chilling warning

18 minutes ago

Martin Lewis offers crucial advice on how to book 'cheapest possible' EasyJet tickets

18 minutes ago

Eamonn Holmes reacts to comments after sharing photo with 'close friend' Linda Lusardi

18 minutes ago

Eminem’s daughter Hailie Jade Scott marries in ‘beautiful’ ceremony attended by 50 Cent and Dr Dre

18 minutes ago

Giovanni Pernice faces further misconduct allegations days after issuing denial

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch