Golo do Rio Ave é bem validado? Penálti por marcar a favor do Sporting?

Os especialistas de arbitragem dos diários desportivos O Jogo e A Bola analisaram o trabalho de André Narciso no Rio Ave-Sporting.

Veja também: Jornalista da CMTV tem ataque de riso após fúria de Fernando Mendes (VÍDEO)

Aos três minutos, o Rio Ave inaugurou o marcador por Umaro Embaló, mas todos os especialistas são unânimes ao considerar que o lance é precedido de falta sobre Pedro Gonçalves e que o golo foi mal validado.

Veja também: A reação arrasadora de Conceição após o tropeção do FC Porto em Barcelos

Aos 29 minutos os leões queixaram-se de uma grande penalidade por marcar, por falta de Miguel Nóbrega sobre Francisco Trincão. Apenas Jorge Coroado entende que não deveria ter sido marcado penálti, mas sim um livre indireto.

Veja abaixo as análises completas.

golo do rio ave é bem validado? penálti por marcar a favor do sporting?

Veja também: Conceição dá puxão de orelhas a jogador mal acabou o jogo (Vídeo)

A análise de Pedro Henriques

A análise de Duarte Gomes

É importante sublinhar, sem prejuízo da qualidade das suas decisões, que André Narciso está (cada vez mais) melhor árbitro. É seguro, personalizado e fisicamente muito forte. Errou em dois momentos importantes porque não teve a ajuda de que precisava. Trabalhou para ter melhor sorte.

Segue análise aos lances tecnicamente mais relevantes do jogo:

3′ Golo de Embalo. A conclusão do avançado foi legal, mas a verdade é que no início da fase de ataque, Amine puxou irregularmente Pedro Gonçalves, cometendo infração clara que não foi assinalada. Neste caso não se tratou de toque ligeiro, mas antes de uma ação que efetivamente desequilibrou o adversário. O protocolo é claro: como o árbitro não se apercebeu, o VAR estava obrigado a alertar o colega de campo.

6′ Embalo segurou a bola após cometer falta, impedindo que a equipa adversária recomeçasse o jogo rapidamente. A sua ação iniciou um conflito desnecessário entre vários jogadores. Cartão amarelo bem exibido.

9′ Golo legal de Hjulmand, a fazer o empate em Vila do Conde.

29′ Este é um daqueles lances que importa esclarecer tecnicamente: o único motivo pelo qual Francisco Trincão pontapeou o pé de Miguel Nóbrega foi porque o defesa do Rio Ave abordou o lance de forma totalmente negligente: em salto na direção do adversário, perna direita bem esticada, com sola/pitons à frente (risco alto) e velocidade. Foi precisamente essa forma de entrar à dividida que causou o contacto que acabou por lesionar o avançado do Sporting. A única coisa que Trincão fez foi, como pode e deve, tentar rematar à baliza de Jonathan. Todo o contacto foi provocado pela ação intempestiva do vilacondense. O pontapé de penálti foi, na nossa opinião, indiscutível. O amarelo por mostrar também. Novo lance que devia ter sido alvo de intervenção do VAR.

45+1′ Nuno Santos levou o braço direito ao rosto de Costinha, derrubando o adversário na sua área. A infração imprudente foi igualmente inequívoca e no caso bem sancionada com pontapé de penálti.

60′ João Graça agarrou Geny Catamo, impedindo de forma irregular que aquele saísse em velocidade. Foi advertido com justiça.

61′ Pedro Gonçalves agarrou/prendeu o braço de Miguel Nóbrega e só depois foi empurrado para fora do terreno de jogo. O jogador verde e branco ainda pediu pontapé de penálti, mas a primeira infração foi cometida por si. O árbitro desvalorizou ambos os contactos.

64′ Geny foi advertido por protestos, na sequência de pontapé de baliza favorável ao Rio Ave.

66′ Adán arriscou e não foi feliz, porque de facto chegou mais tarde do que Aziz, rasteirando (com as mãos) o pé esquerdo do adversário. Pontapé de penálti bem assinaldo. Mérito total para a boa colocação e assertividade do árbitro.

73′ Golo legal do Sporting. Recordar apenas que não é punido por fora de jogo o jogador adiantado que, como Morita, receba a bola diretamente de um lançamento de linha lateral (nem de um pontapé de canto nem de um pontapé de baliza).

75′ Diomande obstruíu com contacto a progressão de Fábio Ronaldo, cortando um ataque prometedor. Viu bem o cartão amarelo.

80′ Pantalon empurrou Gyokeres de forma irregular, impedindo que este prosseguisse saída prometedora. Foi bem advertido.

83′ Vítor Gomes protagonizou entrada negligente sobre Quaresma, que já estava em desequilíbrio. Amarelo bem exibido.

90+1′ Decisão correta de Narciso: Pantalon foi negligente na abordagem, atingindo o rosto de Gyokeres com o joelho. A infração foi passível de amarelo, que foi o segundo.

90+4′ Costinha foi bem advertido após derrubar Matheus Reis, cortando ataque prometedor do lateral brasileiro.

Nota 4: dois erros relevantes no meio de muito acerto

Veja também: Pepe fica a sangrar abundantemente no Gil-FC Porto (VÍDEO)

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World