Coluna - Mundial confirma potencial plural da natação paralímpica

Era pós-Daniel Dias inicia com 15 campeões diferentes em Portugal

Delegação Brasileira, Mundial de Natação paralímpica, portugal

© Ale Cabral/CPB/Direitos Reservados

Encerrado no último sábado (18), o Campeonato Mundial de natação paralímpica, em Funchal (Portugal), foi o primeiro grande evento da modalidade desde a aposentadoria do multicampeão Daniel Dias, após a Paralimpíada de Tóquio (Japão). O desempenho brasileiro na Ilha da Madeira confirmou o cenário observado na capital japonesa: uma dependência, cada vez menor, dos resultados de um ou dois nadadores para a classificação no quadro de medalhas.

Nos quatro Mundiais realizados entre 2010 e 2017, Daniel e André Brasil foram responsáveis por 45 das 54 medalhas de ouro conquistadas pelo Brasil (83,3%). Em Paralimpíadas, a importância foi ainda maior, já que apenas eles foram ao topo do pódio (21 vezes ao todo, sendo 14 com Daniel e sete com André) nas três edições realizadas de 2008 a 2016.

Sem André no Mundial de 2019, em Londres (Grã-Bretanha), após o nadador ser considerado inelegível nas provas em que é especialista, o Brasil saiu do top-10 do quadro de medalhas depois de quatro edições, ficando em 11º. Afetado por mudanças nos critérios para classificação funcional (processo que define a categoria do atleta pelo grau da deficiência), que levou nadadores considerados, anteriormente, menos comprometidos fisicamente que ele, para a mesma classe, Daniel foi responsável por um dos cinco ouros brasileiros naquela competição, que teve a então estreante Carol Santiago como destaque (com duas láureas douradas), além da presença de Edênia Garcia e Wendell Belarmino no topo do pódio.

GABRIEL BANDEIRA, Mundial de Natação paralímpica
Gabriel Bandeira foi um dos destaques do Brasil no Mundial com 3 ouros – Ale Cabral/CPB/Direitos Reservados.

Os resultados sinalizaram que o Brasil precisaria ir além de seus maiores nomes para seguir em alta. Os Jogos de Tóquio deram a resposta: cinco atletas diferentes responsáveis pelas oito medalhas douradas na capital japonesa, o dobro do amealhado no Rio de Janeiro, em 2016, quando somente Daniel conquistou ouros (quatro). Carol e Wendell voltaram ao topo, agora na estreia paralímpica de ambos, sendo que a velocista da classe S12 (baixa visão) esteve lá três vezes. Na segunda Paralimpíada da carreira, Talisson Glock ficou com o ouro pela primeira vez. Revelados após o Mundial, os “Gabrieis” Araújo e Bandeira também debutaram com estilo no evento.

Já no Mundial deste ano, o Brasil teve 15 campeões entre os 29 integrantes da delegação que viajou a Portugal, sendo sete em provas individuais: Carol Santiago, Cecília Araújo, Gabriel Araújo, Gabriel Bandeira, Gabriel Cristiano, Mariana Gesteira e Samuel Oliveira. Apenas três dos nadadores retornaram ao Brasil sem medalhas. Ou seja: quase 90% dos brasileiros estiveram no pódio em Funchal.

O detalhe é que a pluralidade de ouros (19 ao todo) não impediu que o Brasil seguisse com seus multimedalhistas. Carol, por exemplo, foi ao pódio sete vezes, seis delas no topo. Os “Gabrieis” Araújo e Bandeira, além de Samuel, levaram cada um três láureas douradas, enquanto Mariana ganhou outras duas.

Os campeões da Ilha da Madeira também simbolizam presente e futuro da natação paralímpica brasileira, que foi para o Mundial com mais de um terço (35%) da delegação formada por nadadores com menos de 23 anos, seguindo a renovação iniciada em Tóquio. Os dez atletas do recorte foram medalhistas e metade foi ao topo do pódio. Entre eles, Samuel, de apenas 16 anos, que tem brilhado na classe S5 (a mesma em que Daniel Dias competia antes de se aposentar).

4X100M LIVRE REVEZAMENTO S11-S13, mundial de natação paralímpica
Delegação brasileira também brilhou nas provas coletivas em Portugal – Ale Cabral/CPB/Direitos Reservados.

É verdade que China e Rússia, duas das maiores potências da modalidade, não estiveram em Portugal, ainda que por razões diferentes. Os chineses não costumam disputar o primeiro dos dois Mundiais do ciclo, mas devem marcar presença no do ano que vem, em Manchester (Grã-Bretanha). Já os russos estão suspensos pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês), devido à invasão militar à Ucrânia.

Ainda assim, o Brasil deu, sim, um salto em relação a Tóquio, superando britânicos e australianos (que ficaram à frente na Paralimpíada) no quadro de medalhas do Mundial. Já no total de pódios (53), os brasileiros ainda obtiveram 13 a mais que os Estados Unidos, que só terminaram à frente pelo número de ouros (24 a 19).

Em um ciclo reduzido, impactado pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), os resultados na Ilha da Madeira trazem otimismo à natação paralímpica brasileira pensando nos Jogos de Paris (França), em 2024. A prospecção de talentos nas Paralimpíadas Escolares, a maior atenção às categorias de maior comprometimento físico-motor (Gabriel Araújo, por exemplo, é fruto de ambos) e o aumento do protagonismo feminino na seleção explicam o desempenho. Mais plural que nunca, o Brasil deixou o Complexo de Piscinas Olímpicas de Funchal consolidado como potência da modalidade.

News Related

OTHER NEWS

Jefe de la OTAN dice que China no es un adversario, pero sí un serio desafío

MADRID, 29 jun – China no es adversario de la OTAN pero sí representa un serio desafío, dijo el miércoles el secretario general de la alianza, Jens Stoltenberg. “Nos enfrentamos ... Read more »

Argentina | Un muerto en la huelga de transportistas

Gasolina barata esel grito de protesta en América Latina que en Argentina ha llevado a la huelga de transportistas. La escasez de gasóleo se ha extendido a todas las provincias ... Read more »

Ucrania muestra imágenes del impacto del misil en el centro comercial de Kremenchuk

Una explosión y de repente empiezan a caer escombros del cielo. La gente huye aterrorizada y un hombre se lanza al agua de una laguna. Eso es lo que se ... Read more »

La FAO promueve la gestión como forma de hacer la pesca sostenible en la Conferencia de Lisboa

La creciente demanda de pescado y otros alimentos marinos está cambiando rápidamente el sector de la pesca y la acuicultura. Se espera que el consumo aumente, impulsado principalmente por el ... Read more »

Impasse nas conversações indiretas Irão e EUA sobre o nuclear

As negociações indiretas entre o Irão e os Estados Unidos sobre o acordo nuclear terminaram sem quebrar o impasse nas conversações. O Departamento de Estado norte-americano e a União Europeia, ... Read more »

Putin foi à cimeira do Mar Cáspio pedir mais cooperação regional

Vladimir Putin foi à cimeira do Mar Cáspio, em Ashgabat, no Turquemenistão. Foi a primeira cimeira internacional em que o presidente da Rússia participou desde que iniciou a guerra na ... Read more »

Conferência dos Oceanos sublinha a gestão dos peixes na adaptação da pesca ao consumo

A crescente procura de peixes e outros alimentos marinhos está a mudar rapidamente o setor da pesca e da aquacultura. Espera-se que o consumo aumente, impulsionado principalmente pelo crescimento acelerado ... Read more »

Otan convida Finlândia e Suécia para aliança 

Organização declara que Rússia é ameaça direta à segurança dos aliados Read more »

Governo Central tem segundo maior déficit para meses de maio

Resultado primário ficou negativo em R$ 39,2 bilhões Read more »

Rússia considera desestabilizadora adesão de Suécia e Finlândia à Otan

Entrada dos dois países não traz segurança, diz vice-ministro russo Read more »

Djokovic supera Kokkinakis e avança para terceira rodada em Wimbledon

Vice campeão em Roland Garrros, Casper Rudd foi eliminado nesta quarta Read more »

Milhões correm risco de desnutrição com alta do preço do trigo

Alerta foi feito pela FAO e OCDE em função da guerra na Ucrânia Read more »

STF pede a deputados "atenção" ao votar veto sobre plenário virtual

Derrubada pode levar a colapso no funcionamento do tribunal, diz Fux Read more »

Sin vuelos y con huelgas: verano de infierno en los aeropuertos europeos

Las huelgas, los retrasos y la escasez de personal en los viajes en avión en Europa anticipan un verano de infierno. El belga Daniel Rothier es una de sus primeras víctimas. Su ... Read more »

TCU aprova contas do governo federal de 2021 com ressalvas

Relator endossou conclusões da equipe técnica do tribunal Read more »

Bulgaria expulsa a 70 diplomáticos rusos por espionaje

Rusia asegura que la expulsión de sus diplomáticos acreditados en Sofía es “una decisión impulsada por fuerzas externas”. El primer ministro saliente de Bulgaria, Kiril Petkov, ha anunciado la expulsión ... Read more »

Fracaso de las negociaciones sobre el programa nuclear iraní, según Teherán

Fracaso en las negociaciones sobre el programa nuclear iraní que Teherán y Washington mantienen de forma indirecta en Catar. Según fuentes iraníes, las conversaciones con mediación europea y catarí han ... Read more »

Torcedores do Boca são presos em São Paulo por racismo e injúria

Dois imitaram macacos e um fez saudação nazista Read more »

Tragedia carcelaria en Colombia | Interrogantes y dolor tras la muerte de 52 presos en un incendio

¿Cómo pudo suceder? ¿Se hubiera podido evitar? Eso es lo que se pregunta Colombia tras la tragedia en la cárcel de Tuluá, la peor ocurrida en el país en lo ... Read more »

Casos de COVID-19 repuntan en América, alertan secuelas post coronavirus: OPS

29 jun – Los casos de COVID-19 en América aumentaron alrededor de un 14% la semana pasada con respecto a la anterior, con 1,3 millones de nuevos casos y 4.158 ... Read more »

Líderes da NATO reiteram apoio necessário à Ucrânia

Os líderes dos países membros da NATO saudaram na cimeira de Madrid o acordo entre a Turquia e a Suécia e Finlândia, que permite que os dois países nórdicos se ... Read more »

El éxito gastronómico de Dubái: de las estrellas Michelin a los festines asequibles

Con la llegada de la Guía Michelin a Dubái, el emirato se ha ganado un lugar en el mapa culinario mundial. La oferta de menús es muy variada, tanto en precio, ... Read more »

La OTAN acuerda invitar a Suecia y Finlandia para que sean miembros de la Alianza

La Alianza Atlántica entra en una nueva era, según ha descado el secretario general de la OTAN. Stoltenberg ha señalado que los líderes de los países que conforman la organización ... Read more »

Partido oficialista de Perú pide a presidente Castillo que renuncie al grupo político

LIMA, 29 jun – El partido marxista que llevó al profesor de primaria Pedro Castillo a la presidencia de Perú le pidió su renuncia a grupo político, en momentos en ... Read more »

Las 'aventuras' de Catar que generan más adrenalina

¿De qué tipo de diversión se puede disfrutar con temperaturas extremas? ¿Le gustaría aprender a navegar en kayak, a través de los manglares, o embarcarse en un viaje hacia emocionantes ... Read more »

Portaria cria Casa da Criança e do Adolescente vítimas de violência

Centros reúnem programas e serviços de proteção no mesmo espaço físico Read more »

Senado pode votar hoje pacote de medidas sobre preço dos combustíveis

Se aprovado, texto precisa passar pela análise da Câmara dos Deputados Read more »

INSS detalha procedimentos para atendimento presencial

Portaria foi publicada hoje no Diário Oficial da União Read more »

Georgia | Adiós a las descargas piratas de películas

El respeto a la propiedad intelectual Georgia es uno de los requisitos para conseguir el estatus de candidato a la Unión Europea. Figura en el Acuerdo de Asociación de la ... Read more »

Registo de armas de fogo cresce em flecha sob Bolsonaro

O número de autorizações de porte de armas de fogo no Brasil multiplicou praticamente por seis entre 2018 e 2022, período durante o qual o governo de Jair Bolsonaro aliviou ... Read more »

Rio de Janeiro confirma quinto caso de varíola dos macacos

Há ainda quatro casos suspeitos da doença em investigação no estado Read more »

Mundial: Ana Marcela leva bronze nos 10 km, sua 2ª medalha na Hungria

Brasileira disputa maratona de 25 km em águas abertas na quinta (30) Read more »

Mísseis russos caem sobre Ucrânia; Ocidente promete apoio duradouro

Ataque matou plo menos três pessoas na área de Mykolaiv Read more »

Resolução regulamenta telemedicina veterinária no país

Atendimento presencial é “padrão ouro" para a prática veterinária Read more »

Madrid, rehén de la OTAN | Controles y seguridad máxima para desconcierto de los madrileños

La cumbre de la OTAN se ha convertido en un incordio para muchos madrileños que se adaptan como pueden a la situación. La seguridad extrema ha convertido la capital española ... Read more »

Rusia advierte a Occidente: No den por sentados sus activos en nuestro país

29 jun – Rusia insinuó el miércoles que no ha abandonado la idea de embargar activos y empresas de propiedad occidental en el país, mientras un alto funcionario criticaba con ... Read more »

Opositor russo Ilya Yashin condenado a 15 dias de prisão

O político russo da oposição, Ilya Yashin, foi condenado na terça-feira a 15 dias de prisão por um tribunal de Moscovo. Foi detido na segunda-feira à noite num parque da ... Read more »

Brasil lança nova campanha de incentivo à vacinação

Meta é reverter queda de índices de vacinação de diversas doenças Read more »

BioNTech y Pfizer comenzarán a probar vacuna universal para coronavirus

Por Ludwig Burger 29 jun – La farmacéutica alemana BioNTech y la gigante estadounidense Pfizer dijeron el miércoles que en el segundo semestre de este año comenzarán las pruebas en ... Read more »

Associação russa apoia militares Buryat que não querem combater na Ucrânia

Alexandra Garmazhapova é de Buryatia, uma região russa na Sibéria oriental. É líder da Fundação “Free Buryatia” criada pouco depois do início da guerra na Ucrânia, em prol da liberdade. Esta iniciativa ... Read more »