Descascar mais, desembalar menos: como consumir mais alimentos in natura

descascar mais, desembalar menos: como consumir mais alimentos in natura

alimentos-in-natura

Em meio à rotina corrida que tantos de nós enfrentamos no dia a dia, nossa relação com a alimentação tem sido cada vez mais rica em opções industrializadas e com menos alimentos in natura, indo totalmente na contramão da famosa frase “descascar mais, desembalar menos” em prol da saúde.

Segundo o médico nutrólogo Ronan Araujo, a evidência científica é clara e convincente: uma alimentação rica em alimentos naturais, como frutas, legumes, verduras e grãos, está fortemente associada à redução do risco de uma vasta gama de condições crônicas, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, hipertensão e certos tipos de câncer.

“Tais alimentos são ricos em nutrientes essenciais, fibras e compostos bioativos que desempenham papéis cruciais na manutenção da saúde e na prevenção de doenças”, ele aponta.

A transição para uma dieta focada em alimentos frescos e minimamente processados tem múltiplos benefícios para a saúde. Alguns deles são:

  • Melhoria da digestão: A alta ingestão de fibras provenientes de frutas e vegetais promove a regularidade intestinal e pode prevenir problemas como constipação e diverticulose.
  • Prevenção de doenças: A redução de alimentos altamente processados, ricos em açúcares adicionados, sal e gorduras não saudáveis, é fundamental para diminuir o risco de doenças crônicas.

Como consumir mais alimentos in natura

Por mais que os benefícios sejam conhecidos, nem todo mundo tem facilidade na hora de trocar as opções industrializadas por alimentos in natura.

O segredo, neste caso, é adotar algumas técnicas que podem ajudar a passar por essa transição aos poucos e de uma forma leve. Abaixo, o nutrólogo lista algumas sugestões:

Faça do mercado seu melhor amigo

Transformar o mercado em seu aliado na saúde é um compromisso com uma alimentação de qualidade, que implica escolher locais que ofereçam produtos frescos. Isso permite acesso a alimentos mais nutritivos, convertendo o ato de comprar em uma prática de nutrição consciente, essencial para um estilo de vida saudável e sustentável.

Planejamento é chave

Dedique um momento da sua semana para planejar suas refeições. Ter um plano facilita a compra de ingredientes frescos e necessários, evitando o recurso fácil aos alimentos processados.

Cozinhe mais

Redescubra o prazer de cozinhar. Preparar suas próprias refeições não é apenas uma forma de garantir uma alimentação saudável, mas também um ato de amor próprio e uma oportunidade para explorar novos sabores e técnicas culinárias.

Eduque você e as pessoas a sua volta

A informação é poderosa. Quanto mais você souber sobre os benefícios dos alimentos naturais e os impactos negativos dos processados, mais capacitado estará para fazer escolhas conscientes. Compartilhe esse conhecimento com amigos e familiares.

Leia os rótulos

Quando comprar alimentos embalados, leia os rótulos cuidadosamente. Opte por aqueles com a menor quantidade de ingredientes e aditivos.

“Adotar o lema ‘desembalar menos, descascar mais’ é muito mais do que uma mudança dietética: é um movimento em direção a uma vida mais consciente, saudável e sustentável. Ao fazermos isso, não estamos apenas nutrindo nossos corpos com o melhor, mas também contribuindo para um futuro mais promissor para as próximas gerações.”, conclui Ronan Araujo.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World