Veja o que você precisa ter para receber o PIS/Pasep em 2024

veja o que você precisa ter para receber o pis/pasep em 2024

O que se sabe sobre o PIS/Pasep 2024?

O início do ano costuma gerar ansiedade entre os trabalhadores brasileiros devido à liberação do tão aguardado PIS/Pasep. O benefício vem em um momento oportuno, ajudando a cobrir as despesas típicas do começo do ano.

No entanto, para 2024, a grande questão que paira no ar é sobre o calendário de pagamentos, referente ao ano-base 2022, que ainda não foi divulgado pelo governo.

Outro ponto importante é ter em mente quem tem direito ao benefício anual. Afinal, o que você precisa ter feito no ano-base para receber o PIS/Pasep no ano que vem? Entenda a seguir.

Créditos: Depositphotos/rafapress

Afinal, o que preciso ter para receber o benefício em 2024?

Enquanto a data oficial não está confirmada, a melhor prática é que os trabalhadores estudem se estão habilitados para receber o valor do benefício.

As diretrizes do abono não sofreram alterações, ou seja, quem se adequar às condições abaixo, possivelmente estará inserido na lista dos beneficiários:

  • Ter, no mínimo, cinco anos de inscrição no PIS/Pasep;
  • Ter trabalhado, com carteira assinada, por pelo menos 30 dias ao longo do ano de referência (2022);
  • Ter recebido até dois salários mínimos;
  • Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Para funcionários públicos, os pagamentos ocorrem através do Banco do Brasil, enquanto os trabalhadores da iniciativa privada recebem pela Caixa Econômica Federal.

Os trabalhadores também podem checar se têm direito ao saque pelo site do governo federal ou da Carteira de Trabalho Digital. A central Alô Trabalhador, telefone 158, também está disponível para atendimento.

Quando deve começar o pagamento do PIS/Pasep 2024?

Seguindo os padrões dos últimos anos, a expectativa é que o pagamento comece em fevereiro. No entanto, essa informação não é concreta, pois ainda não houve uma confirmação oficial.

A indefinição e a demora na divulgação do calendário mantém os trabalhadores em constante alerta sobre o início dos pagamentos.

Vale lembrar que, em decorrência da pandemia de covid-19, o pagamento do PIS/Pasep foi ajustado e ficou da seguinte forma:

  • O benefício referente ao ano-base 2020 foi pago em 2022;
  • E o abono referente a 2021 acabou sendo pago em 2023;
  • Portanto, o pagamento para quem trabalhou em 2022 deve ocorrer em 2024.

Contudo, é importante frisar que o Governo Federal não emitiu nenhum comunicado sobre a regularização do calendário do PIS/Pasep, então tudo ainda pode mudar.

Já o valor do PIS/Pasep 2024 só estará confirmado após o governo apresentar o valor do salário mínimo para o próximo ano.

Veja também: Bolsa Família SURPREENDE com pagamento diferenciado perto do Natal

Veja também: WhatsApp inova com função para agilizar a vida dos usuários

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World