Teste da São João aberta para pedestres tem adesão parcial do comércio em dia com chuva em SP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Ícone do centro de São Paulo, a avenida São João teve seu primeiro teste de fechamento para veículos e abertura apenas para pedestres e bicicletas neste domingo (21). Houve adesão parcial de lojas e restaurantes que normalmente ficam fechados, e o movimento do público obedeceu ao ciclo das pancadas de chuva ao longo do dia, esvaziando e voltando a aumentar sob sol.

Às 12h30, o trecho entre a rua Aurora e a avenida Ipiranga teve um de seus momentos mais cheios para uma apresentação de catch wrestling, uma luta livre encenada. A plateia, e especialmente um grupo de crianças, vibrou com acrobacias e golpes no ar trocados entre os lutadores.

A dupla Kevin e Oliver, o Justiceiro, ambos com cabelos longos e esvoaçantes, saiu vitoriosa do primeiro combate, contra Magnus e Altair.

A avenida teve ainda dois palcos para bandas de música, grupos de dança, uma feira de artesanato e atrações infantis e esportivas.

O fechamento da São João para carros atende a um pedido de associações de comerciantes da região, que querem atrair público para tentar reativar a economia de uma área degradada pela cracolândia e com aumento de roubos e furtos no último ano.

A associação Pró-Centro avaliou o teste como positivo e ressaltou que outras edições seriam necessárias para convencer mais comerciantes a abrirem as portas.

“As pessoas precisam sentir confiança para voltar a ocupar essa região”, diz Fábio Redondo, vice-presidente do Pró-Centro. “Temos vários pontos turísticos e históricos e precisamos valorizá-los, fazer com que as pessoas valorizem o centro.”

Integrantes da associação também elogiaram a sinalização de trânsito e o policiamento reforçado, que contou com equipes da Polícia Militar e da GCM (Guarda Civil Metropolitana).

O secretário municipal da Casa Civil, Fabrício Cobra, que foi à avenida e se encontrou com representantes das associações comerciais, disse que eventual decisão de manter a iniciativa de forma definitiva depende de vários critérios.

A SPTrans (empresa municipal de ônibus) e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) devem produzir relatórios sobre o impacto do fechamento da avenida no transporte público e no trânsito, e há uma consulta pública online sobre o tema aberta pela prefeitura. Também estão previstas duas audiências públicas para debater o assunto, que não têm data definida. A prefeitura não estipulou prazo para decidir se o programa continua de forma definitiva, e isso não deve ocorrer em menos de 30 dias.

“A ideia é integrar a avenida com o Minhocão [aberto para pedestres no fim de semana], criando uma área grande [de lazer]”, disse Cobra. “Essa ideia nasceu da sociedade civil, foi a Pró-Centro que sugeriu a abertura dessa área para os pedestres.”

Quatro vias no bairro da Liberdade e a avenida Paulista já fazem parte do programa Ruas Abertas, que pode ganhar a adesão da São João. O secretário da Casa Civil disse que, como o evento deste domingo foi um teste, a prefeitura optou por não colocar food-trucks na via –algo comum na avenida Paulista aos domingos, por exemplo.

Entre os estabelecimentos que resolveram abrir neste dia de testes estava a Galeria do Rock, que normalmente fica fechada aos domingos, e restaurantes. Mas a maior parte dos quarteirões tinha comércios fechados –o trecho interditado ia do Vale do Anhangabaú ao Minhocão.

A ideia ainda não convenceu alguns comerciantes, que avaliaram o movimento da manhã como fraco. “Talvez depois de um mês comece a ter mais gente, como é na Paulista, torço por isso, mas por enquanto está fraco”, disse Ricardo Calil, 44, que abriu sua banca de jornal apenas por causa do programa.

O garçom Francisco Cardoso, 33, disse que o restaurante onde trabalha teve o mesmo movimento de todos os domingos. Ele e outros funcionários ficaram sabendo que a avenida seria fechada para carros na véspera.

“O pessoal fica com medo de vir para cá, porque um tempo atrás estava tendo muito roubo. Até diminuiu um pouco agora, mas o pessoal continua com medo”, diz.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World