SPFW mostra diversidade de corpos, etnias e idade nas passarelas

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Delineados gráficos, olhos com sombras coloridas e até blush em tons alaranjados despontaram nas passarelas do último São Paulo Fashion Week, maior evento de moda da América Latina que aconteceu de 9 a 14 de abril. Entrevistados pela Folha, maquiadores à frente de marcas participantes comentam tendências para a próxima estação.

Clássico e atemporal, o batom vermelho foi citado quase que como unanimidade. O item apareceu como a principal aposta para o outono/inverno entre os maquiadores entrevistados.

À frente da maquiagem da Amapo Jeans, que retornou às passarelas do evento neste ano e abordou, principalmente, a estética dos anos 2000, Ricardo dos Anjos acredita estarmos próximos do fim de movimentos estéticos como o clean girl —que vangloria, principalmente, a pele limpa e sem nada. “Vem caindo por terra já há umas duas temporadas. A maquiagem forte está voltando com força total”, afirma.

Uma das apostas dele para os próximos meses é o bom e velho batom vermelho. “Serve na boca, na bochecha, no olho. Esfumou e passou. Mais clarinho para o dia e mais forte para a noite”, completa.

Na mesma pegada, a maquiadora Katia Araujo cuidou da produção para os desfiles da Silvério e diz que a marca pensou em valorizar a beleza de cada modelo. Num desfile que revisitava o passado do estilista, quando ele ainda desenhava vestidos de noivas, a inspiração foram mulheres como Whitney Houston e Sade Adu.

Com dois tipos de maquiagem, a marca explorava dois extremos. A primeira, mais tradicional, tinha lábios vermelhos como os de Sade como referência, assim como as pálpebras levemente avermelhadas. “A gente brincou também com texturas matte para lábios e pele”, diz Araujo, apontando que a pele levemente seca, ou soft matte, somada ao contorno, tem potencial para melhor estruturar e iluminar o rosto.

O segundo estilo de maquiagem utilizado pela Silvério foi mais acinzentado, flertando com a estética messy girl. “Não foi exatamente onde a gente se inspirou, mas sim, com certeza, flerta com essa estética. E dá para dizer que pode ser tendência para a próxima temporada, mesmo”, afirmou.

Outra aposta da maquiadora é uma pele ainda radiante, mas com menos glow e um pouquinho mais matte. “Com pontos de radiância mais naturais, mas não como se um produto brilhante tivesse sido aplicado sobre essa pele”, completa Araujo.

Ao trabalhar as questões de gênero, a marca não tem muita distinção entre maquiagem para homem ou para mulher. “A maquiagem não tem gênero. Antigamente, a gente só usava corretivo nos modelos, mas hoje a gente sempre põe um pouco de pele, sombras e lábios vermelhos também nos meninos”, diz.

No mundo da moda —e fora dele— tem sido cada vez mais comum ver homens usando maquiagem. A LED, é uma das marcas que trabalha justamente com a proposta agênero. “A necessaire do homem hoje tem muito mais itens do que só um corretivo, tem hidratante, às vezes um brilhinho, e a gente tem trazido todas essas possibilidades para as passarelas”, diz Eri Nascimento, maquiador da grife no desfile.

Bonita, viçosa e com saúde, a proposta da marca foi tentar reproduzir a pele de alguém que namorou, como o próprio maquiador disse. Técnicas com pouca selagem, só em pontos específicos, e um olho bem iluminado, foram as principais utilizadas nos modelos.

No dia a dia, no entanto, ainda é possível acompanhar a mesma ideia. “Pode ser com o uso de um gloss, ou com um ponto de luz de iluminador, seja abaixo da sobrancelha ou no canto interno do olho”, completa Nascimento.

Para essa próxima temporada de outono/inverno, ele também aposta no tradicional batom vermelho para trazer um calor maior, como ele mesmo diz.

Com a proposta de valorizar a beleza de cada modelo, Jana Marques, maquiadora de Walério Araújo, acredita que os destaques da próxima estação serão olhos e boca em destaque. “A gente tá vindo muito com batom vermelho, que tem mais a ver com esse tempo mais fechadinho.”

A dica principal dela, entretanto, é no cuidado com a pele, o famoso skincare, para melhores resultados da maquiagem.

Maquiador da Dendezeiro, Gotan usou e abusou da make azul, no drama do contorno dos olhos, na expressividade, no destaque do olho e na boca como um referencial. “Esse foi o nosso foco, porque, de certa forma, a coleção toda, ela tem uma energia muito bucólica e melancólica”, diz.

Segundo ele, o tom foi usado também porque os olhos em destaque vão voltar com tudo. “É a aposta para mim, desses próximos seis meses. O que antes era só uma pele e olho nada, agora é ao contrário”.

Outra tendência da grife foi o uso de cílios para deixar os olhos com aspecto teatral. Para isso, foram usados também produtos líquidos. “Quando você usa uma base, o ideal é depositar a sombra por cima para selar e a pele ficar sempre intacta. E, assim, pode usar na passarela, mas também em um festival”, completa Gotan.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World