Cidade de Eldorado do Sul poderá ser totalmente evacuada

O prefeito explicou que ainda há pessoas ilhadas e que precisam de resgate e que somente alguns moradores do interior de Eldorado do Sul não foram afetados pela enchente. Após os resgates, essa população será conduzida até a casa de familiares nos municípios vizinhos.

Por Redação, com Brasil de Fato – de Brasília

Com pouco mais de 40 mil habitantes, Eldorado do Sul deverá ser totalmente evacuada. A orientação é de Ernani de Freitas (PDT), prefeito do município localizado na região Metropolitana de Porto Alegre. Em entrevista à Rádio Guaíba, que ocorreu na terça-feira, ele ressaltou que irá demorar pelo menos um ano para recuperar a cidade.

cidade de eldorado do sul poderá ser totalmente evacuada

Vice-prefeito disse que alerta não é uma ordem e nem motivo para pânico, apenas orientação para diminuir o risco de falta de assistência

Ainda na entrevista, o prefeito disse que “a cidade está tomada pelas águas”. Sem luz, a região que está entre as que mais sofreram com as enchentes no Rio Grande do Sul deverá ser habitada somente pelas pessoas que ficarão responsáveis pelo rescaldo (de limpeza) da enchente, após a água baixar.

O vice-prefeito, Ricardo Alves (PDT), também concedeu entrevista e disse que o alerta de evacuação não é uma ordem e nem motivo para criar pânico, apenas uma orientação para diminuir o risco de falta de assistência.

O prefeito explicou que ainda há pessoas ilhadas e que precisam de resgate e que somente alguns moradores do interior de Eldorado do Sul não foram afetados pela enchente. Após os resgates, essa população será conduzida até a casa de familiares nos municípios vizinhos.

Freitas também explicou que, num primeiro momento, os residentes de Eldorado estão seguindo para Guaíba, além de terem sido recebidos em Porto Alegre. O retorno dos moradores será gradativo e ocorrerá somente após limpeza da cidade e o restabelecimento da energia elétrica.

Universidade promove iniciativas pelos atingidos nos temporais

O município de Santa Cruz do Sul, na região central do Rio Grande do Sul, foi um dos tantos atingidos por enchentes e deslizamentos na última semana. O alto volume das chuvas fez com que o rio Pardinho transbordasse, deixando milhares de desabrigados e dois óbitos, de acordo com a Defesa Civil. Com o recuo do rio, o momento é de apoio aos atingidos e forças surgem de todos os lados. Um exemplo é a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que centraliza diversos serviços na região.

A Unisc abriga uma base operacional do governo estadual no campus de Santa Cruz do Sul. Desde a manhã do último domingo estão em funcionamento nas dependências da instituição a base aérea e o Centro Regional de Doações. A Unisca abriga ainda o Gabinete de Crise, coordenado pelo vice-governador, Gabriel Souza (MDB).

No Centro Regional de Doações, voluntários e forças de segurança pública recebem, organizam e redistribuem doações para os diversos municípios atingidos pelas enchentes. O espaço funciona 24 horas por dia e está recebendo donativos como alimentos não perecíveis, materiais de higiene e limpeza.

A Unisc realizam ainda trabalho de apoio com equipes multidisciplinares permanentes nas cidades atingidas. Estão envolvidos médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos, advogados, engenheiros, entre outros. Também há equipes permanentes no Parque da Oktoberfest e no Colégio Ernesto Alves de Oliveira, que abrigam famílias atingidas.

O Gabinete de Assistência Judiciária (GAJ) da instituição oferece auxílio em encaminhamentos de benefícios emergenciais, ofertados em razão do estado de calamidade decretado pelos governos municipal, estadual e federal. “A meta é prestar atendimento humanizado aos atingidos pela catástrofe que assolou o Rio Grande do Sul”, afirma o professor de Direito Vinícius Laner

Centro de produção de informações

Para suprir a falta de estrutura que os municípios da região enfrentam e auxiliar as comunidades mais afetadas pelas enchentes, os cursos de Comunicação Unisc estão produzindo material para ajudar na circulação de informações e orientações. São produzidos boletins radiofônicos por uma equipe de professores, alunos e a UNISC TV está promovendo lives com inserções ao vivo ao longo do dia, veiculadas no canal do Youtube e demais redes sociais da instituição.

De acordo com o professor Willian Araújo, também subcoordenador dos cursos de Comunicação, a iniciativa vai ao encontro de uma necessidade que inicialmente parece não ser tão fundamental. Contudo, segundo ele, se as pessoas não forem orientadas adequadamente nestas circunstâncias, a expectativa é que os danos, inclusive de proteção vida, sejam ainda maiores.

– Nestes momentos, é natural que ninguém saiba direito o que fazer, como proceder, então, quanto mais informação, e de qualidade, melhor. Há lugares em que as pessoas estão completamente incomunicáveis e nós queremos ser uma espécie de braço das prefeituras, bem como dos próprios veículos de comunicação, que estão fazendo o máximo que podem – explicou.

A Unisc também promove uma campanha de arrecadação de rádios a pilha. A ideia surgiu depois que várias localidades, especialmente do interior, ficaram completamente sem comunicação. “A única forma que algumas pessoas encontraram de se manter informadas sobre o que estava ocorrendo na sua volta foi o rádio a pilha, uma vez que não havia sequer energia, muito menos internet”, relatou o professor Willian.

Mais de 7 mil desalojados precisam de ajuda

Segundo o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Santa Cruz do Sul, José Joaquim Dias Barbosa, cerca de 1.922 residências foram atingidas no município, totalizando 7.442 pessoas desalojadas e 228 desabrigadas. Os bairros mais afetados pelas enchentes e deslizamentos foram Várzea, Belvedere e Margarida Aurora.

Desde segunda-feira, o Cras Central de Santa Cruz passou a concentrar o atendimento aos moradores dos locais mais atingidos. Pedidos de itens como alimentos, colchões, produtos de higiene e limpeza, ração para animais, entre outros, devem ser feitos no local, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

A comunidade afetada na localidade do Rio Pardinho não precisa ir até a cidade para fazer o cadastro. Um posto de atendimento foi montado no Ginásio do Futebol Clube Rio Pardinho, onde estão sendo entregues cestas básicas, roupas e produtos de limpeza.

A concessão de aluguel social, assim como a entrega de telhas e tábuas, está a cargo da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária. O cadastro para obtenção do benefício é destinado exclusivamente às pessoas atingidas pela enchente. O auxílio é destinado apenas a pessoas que são proprietárias e vivem no imóvel atingido. A família deverá contar com laudo da Defesa Civil atestando que o imóvel não apresenta mais condições de habitação. O procedimento de vistoria será encaminhado após a realização do cadastramento.

Doação de móveis

O Pavilhão da Comunidade Evangélica, no centro da cidade, foi cedido pela instituição e está atuando como ponto para recebimento de doações de móveis, eletrodomésticos e utensílios domésticos novos e usados em bom estado.

A entrega dos bens atingidos pela enchente deverá iniciar na próxima semana. Em parceria com o 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), o município também terá um serviço de busca nas residências. O contato é com Fábio Marciano, no WhatsApp (51) 99936-5665.

OTHER NEWS

12 minutes ago

Candice Swanepoel shows off her cleavage in a plunging silk evening dress as she joins glamorous Toni Garrn at Roberto Cavalli's celebratory dinner in Cannes

13 minutes ago

May long weekend snow continues across the West

13 minutes ago

Seahawks QB Geno Smith Motivated, Focused Heading Into 2024 Season

14 minutes ago

Pochettino must drop Madueke and unleash Chelsea's "game changer"

14 minutes ago

Palestinians displaced by war struggle amid squalid conditions, water shortage

14 minutes ago

Nelly Korda captures her sixth victory of 2024 LPGA season at Mizuho Americas Open

14 minutes ago

Ah Chee next Linc in chain as Lions rebuild

14 minutes ago

Sunday Bird Droppings: Grayson Rodriguez is back and the Orioles offense is gone again

14 minutes ago

ASX 200 to kick off with a ‘positive start’ after last week’s ‘volatile’ market

15 minutes ago

China EV makers taking longer to pay bills amid rising stress

16 minutes ago

2 popular Westfield Old Orchard stores will soon move locations; opening timelines revealed

16 minutes ago

Former Celtic Paul Pierce stomps on Jalen Brunson's jersey after Knicks elimination

17 minutes ago

Marvel Television Banner Returns & Aims To Help Viewers “Jump In Anywhere”

19 minutes ago

Shane Dixon: Aussie father-of-three's eerie post and family torments before he plunged to his death after racking up gambling debt on P&O cruise

21 minutes ago

Roma 1, Genoa 0: Lukaku Goal Secures 6th Place, Europa League Spot

21 minutes ago

Immediate Reaction: Villarreal 4-4 Real Madrid

21 minutes ago

UK warned to brace itself for surge of Asian hornets

21 minutes ago

Nelly Korda wins Mizuho Americas Open by a stroke over Hannah Green for her 6th victory in 7 events

21 minutes ago

Ramos homers, Hicks earns 4th win as Giants beat Rockies 4-1 for first series sweep this year

21 minutes ago

Starting lineup for the 2024 Indianapolis 500, including Kyle Larson

21 minutes ago

Simpson Shoes closes its doors in Lambton after three generations and more than 90 years

21 minutes ago

UTAS prepares for fewer students, cuts spending and pauses new hires, after government caps international student numbers

21 minutes ago

Rangers’ Blake Wheeler available for Eastern Conference Final vs. Panthers

24 minutes ago

2 brothers, 18 and 20, charged with murder in Montreal’s St. Henri stabbing death: prosecutors

26 minutes ago

The blood scandal destroyed my family: I spent one last holiday with my doomed brother and our cousin - then watched their horrific deaths

26 minutes ago

Mercedes-Benz workers in Alabama vote against joining the UAW

26 minutes ago

Shane Lowry Equals Major Record To Surge Into PGA Championship Contention

26 minutes ago

Rangers told to sign 3,000-a-week ace who's "far better than Dessers"

26 minutes ago

Vennells ‘heading into corner where there’s no way out’ before inquiry showdown

26 minutes ago

New York City school spending has gone insane

26 minutes ago

Skye Wheatley goes on extraordinary rant about 'rude and selfish' influencers: 'I'm embarrassed to be called one'

28 minutes ago

Post-election blues – the future may look distinctly different for some of SA’s top politicians

28 minutes ago

Jerry Seinfeld heckled by anti-Israel protester during comedy show: 'Jew-haters spice up the show'

28 minutes ago

Sarah Mitton finishes 3rd in Diamond League shot put

28 minutes ago

Vatican updates rules on weeping statues and stigmata amid fake news fears

28 minutes ago

Toronto Argonauts re-sign veteran quarterback Nick Arbuckle

28 minutes ago

Temps plunge in coldest morning of year

28 minutes ago

Hurricane Season Could Affect Gas Prices

28 minutes ago

Man charged after alleged assault of four women on Adelaide-bound train

29 minutes ago

China’s housing rescue too small to end crisis, analysts say

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch