Viu o cadáver, diz que foi chantageada e que lhe disseram "onde, quando e como Alexei deve ser enterrado": o relato da mãe de Navalny

Lyudmila Navalnaya (AP)

nota a itálico estão todas as palavras ditas por Lyudmila Navalnaya

 

Depois de no sábado se ter deparado com a morgue de Salekhard – onde estaria o corpo de Navalny – com as portas fechadas, a mãe do principal opositor de Putin já viu o corpo do filho.

Num vídeo publicado no Youtube, Lyudmila Navalnaya faz um relato cru do que lhe foi dito no interior da morgue de Salekhard.

“Acabei de sair do Comité de Investigação de Salekhard. Passei quase 24 horas sozinha com os investigadores. Não deixaram o meu advogado entrar até esta tarde. Na última noite levaram-me secretamente à morgue, onde me mostraram o corpo do Alexei.”

A equipa de Alexei Navalny anunciou que teve acesso à declaração de óbito do principal opositor de Putin e que esta diz que morreu de “causas naturais”, avança a Reuters.

Na publicação pode ler-se: “O relatório médico sobre a morte mostrado à mãe de Alexei Navalny indica que as causas da morte foram naturais”.

A mãe de Navalny relata: “Os investigadores defendem que conhecem a causa da morte, têm todos os documentos médicos e legais. Vi-os a assinaram a declaração médico do óbito. De acordo com a lei, deviam entregar-me o corpo de Alexei imediatamente, mas não o fizeram. Em vez disso, chantagearam-me e disseram-me onde, quando e como o Alexei deve ser enterrado”.

Lyudmila Navalnaya acrescenta que as autoridades russas pretendem enterrar o corpo num local secreto e sem qualquer tipo de cerimónia fúnebre.

A mãe do principal adversário de Putin revela que foi ainda ameaçada e que lhe disseram que se não aceitar o funeral secreto farão “algo” com o cadáver de Navalny.

“Estou a gravar este vídeo porque eles começaram a ameaçar-me. A olhar diretamente nos meus olhos, disseram-me que, se não aceitar o funeral secreto vão fazer algo com o corpo do meu filho. O investigador Varapayev disse-me abertamente: ‘O tempo está contra vocês, os cadáveres decompõem-se’”, explica a mãe de Navalny.

Lyudmila Navalnaya explica porque não pode aceitar a exigência das autoridades russas: “Quero que vocês, que se preocupam pelo Alexei e para quem a sua morte foi uma tragédia pessoal, que tenham a chance de lhe dizer adeus”.

Por fim, Lyudmila Navalnaya garante que não quer qualquer tipo de tratamento especial: “Não quero nenhum tratamento especial. Apenas quero que tudo aconteça de acordo com a lei. Exijo que o corpo do meu filho me seja entregue imediatamente”.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World