Agricultores da Chéquia, Eslováquia, Polónia e Hungria bloqueiam fronteiras em protesto conjunto

agricultores da chéquia, eslováquia, polónia e hungria bloqueiam fronteiras em protesto conjunto

Agricultores checos juntam-se aos protestos no centro e leste da Europa

Agricultores da Chéquia juntaram-se, esta quinta-feira, aos protestos no centro e leste da Europa, e bloquearam diversos pontos das fronteiras com a Eslováquia, Polónia e Alemanha.

Estão descontentes com os altos custos de produção, os requisitos ambientais da União Europeia, a burocracia e as importações a custo reduzido de produtos agroalimentares ucranianos, exigindo subsídios mais altos para compensar a queda dos preços no mercado europeu.

Durante mais de uma hora, os agricultores bloquearam a passagem de Hodonin-Holic, na fronteira do sul da Chéquia com a Eslováquia, com centenas de tratores a alinharem-se na autoestrada.

Aos agricultores checos, eslovacos e polacos juntaram-se os húngaros que viajaram de autocarro para uma manifestação em que se agitaram bandeiras nacionais e mostraram cartazes com mensagens como “Parem a burocracia” e “Parem os cereais ucranianos”.

Os agricultores checos e polacos também bloquearam parcialmente um cruzamento no nordeste da República Checa, onde dezenas de tratores estavam estacionados, noticiou a agência de notícias checa CTK.

A mesma agência informou que, durante um curto período de tempo, foi bloqueada uma passagem para Reitzenhain, na Alemanha, na parte noroeste da fronteira checa.

A Câmara Agrária da Chéquia disse que 3.000 tratores participaram nos protestos levados a cabo em todo o país.

Em Bratislava, os agricultores conduziram uma procissão de tratores de dois quilómetros.

O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, afirmou esta quinta-feira que a Eslováquia vai manter a proibição de alguns produtos agrícolas provenientes da Ucrânia.

Os agricultores eslovacos queixam-se dos preços baixos provocados pelos excedentes e pelas importações a preço reduzido da Ucrânia, manifestando-se ainda contra o aumento da burocracia.

“Não estamos a protestar contra a União Europeia, estamos a protestar contra as decisões injustas da Comissão Europeia”, declarou Andrej Gajdos, vice-presidente da Câmara Eslovaca da Agricultura e Alimentação (SPPK).

Governos da Polónia e da Ucrânia encontram-se em Varsóvia no dia 28 de março

A importação de produtos agroalimentares ucranianos para o mercado europeu tem provocado tensão nas relações entre Varsóvia e Kiev, e Zelesnkyy já tinha pedido para se encontrar com Donald Tusk até sábado, dia em que se assinala o segundo aniversário da invasão da Ucrânia pela Rússia.. O primeiro-ministro polaco anunciou entretanto que os governos dos dois países vão ter um encontro na capital polaca, mas apenas no dia 28 de março.

Donald Tusk acrescentou que tem estado em contacto permanente com as instituições europeias e com Kiev no sentido de encontrar soluções para ultrapassar os problemas gerados pelo fluxo de mercadorias ucranianos no mercado europeu.

Ainda assim, Tusk salienta que não vai descurar os interesses domésticos.

“Não desisto dos meus esforços para defender os interesses dos agricultores polacos. É claro que a situação não é simples para a maioria dos nossos parceiros no Ocidente. A ajuda à Ucrânia também tem esta dimensão comercial e financeira, mas a Polónia e os produtores agrícolas polacos são os mais afetados neste contexto”.

Donald Tusk garantiu ainda que o equipamento militar enviado pelo Ocidente será transportado para solo ucraniano, sublinhando que os postos fronteiriços, bem como os troços de estradas e vias férreas para o efeito serão agora acrescentados a uma lista de infraestruturas críticas para que haja “uma garantia a 100% de que a ajuda militar e humanitária chegará ao lado ucraniano sem quaisquer atrasos”.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World