Migração. Políticas da UE negam segurança e proteção e promovem violência

As políticas da União Europeia (UE) dentro e além das suas fronteiras negam segurança e proteção aos refugiados e migrantes, promovendo também violência sistemática, denuncia um relatório da organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras (MSF).

migração. políticas da ue negam segurança e proteção e promovem violência

As políticas da União Europeia (UE) dentro e além das suas fronteiras negam segurança e proteção aos refugiados e migrantes, promovendo também violência sistemática, denuncia um relatório da organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras (MSF).

“Morte, desespero e indigência: os custos humanos das políticas de migração da UE ilustra uma adoção chocante de táticas violentas, sancionadas pelas políticas da UE e pelos Estados-membros da UE, e encorajadas pela retórica política cada vez mais desumanizante dos líderes europeus”, sublinhou esta ONG, em comunicado.

O relatório da MSF contém detalhes das “consequências angustiantes da crise política da Europa nas suas fronteiras e além”, através de relatos em primeira mão de pessoal médico e pacientes, de mais de 20 000 consultas médicas, de saúde mental e de emergência nas fronteiras da UE e de mais de 8 400 pessoas resgatadas no mar em 2023.

“A decisão de permitir e promover políticas de violência e privação contra refugiados e migrantes, em vez de procurar soluções políticas humanas, deveria chocar a consciência coletiva”, realçou Julien Buha Collette, líder da equipa operacional de MSF.

A MSF sublinhou, na nota de imprensa, que desde a chamada ‘crise migratória’ de 2015 tem apelado à UE para que assuma “a responsabilidade na resposta às necessidades urgentes de assistência e proteção para migrantes e refugiados”, apontando que tem registado uma degradação nestas políticas.

“Longe de melhorar, a normalização da violência contra refugiados e migrantes criou raízes, com investimentos significativos das instituições da UE em países terceiros, como o Níger e a Líbia, onde as pessoas são frequentemente bloqueadas ou para onde são devolvidas à força, e confrontadas com tratamento desumano”, denunciou esta organização.

A ONG apontou como exemplo a guarda costeira líbia, que “interceta rotineiramente pessoas no mar e as leva para centros de detenção na Líbia”.

“As equipes de MSF trabalharam em alguns desses centros de detenção, de 2016 a 2023, onde testemunharam e documentaram condições de vida deploráveis, permitindo a fácil propagação de doenças transmissíveis”, sublinhou.

Este organismo referiu ainda como “padrões semelhantes de violência terceirizada” por parte da UE situações no Níger, Sérvia e Tunísia.

A organização garantiu que “esta violência também é clara e bem documentada dentro das fronteiras da UE”, alertando para “retrocessos em países como Polónia, Grécia, Bulgária e Hungria”.

“Com mais de 2.000 quilómetros de muros fronteiriços e vedações concebidos para manter as pessoas fora da UE, muitas vezes cobertos com arame farpado e reforçados por câmaras de vigilância e ‘drones’, a arquitetura física das políticas de dissuasão da UE causa lesões”, salientou a ONG, apontando situações nas fronteiras polaco-bielorrussa e servo-húngara.

Além das barreiras físicas, as autoridades de aplicação da lei atuam com “violentas resistências contra aqueles que procuram segurança, incluindo tratamento degradante, resultaram em lesões físicas e perturbações de stresse pós-traumático”.

A MSF vincou que em Palermo, Itália, entre os 57 pacientes assistidos entre janeiro e agosto de 2023, 61 por cento relataram ter sido torturados na Líbia, enquanto 58 por cento relataram ter sido submetidos a tortura num centro de detenção.

Os Estados-membros da UE são também acusados de se “retiraram da sua obrigação de prestar assistência às pessoas em perigo no mar”.

“A externalização das responsabilidades de salvamento para guardas costeiras de países terceiros e a cessação da capacidade europeia de busca e salvamento no Mediterrâneo tornaram os naufrágios e as mortes evitáveis quase tragédias diárias no Mediterrâneo Central”, sublinhou ainda a MSF.

Leia Também: Migrações? Sánchez considera exemplares acordos de Espanha com Marrocos

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World