Putin diz que avião russo foi abatido pela Ucrânia, que duvida de prisioneiros a bordo

“Os serviços secretos do exército ucraniano sabiam que levávamos 65 militares [ucranianos] a bordo. Abateram-no, por engano ou deliberadamente, mas fizeram-no”, afirmou Putin, sem apresentar provas da acusação

putin diz que avião russo foi abatido pela ucrânia, que duvida de prisioneiros a bordo

Putin diz que avião russo foi abatido pela Ucrânia, que duvida de prisioneiros a bordo

O Presidente russo, Vladimir Putin, acusou esta sexta-feira as forças ucranianas de abaterem por “engano ou deliberadamente” um avião de transporte militar Il-76 na zona fronteiriça, enquanto Kiev questiona que o aparelho transportaria prisioneiros ucranianos, como alega Moscovo.

O avião despenhou-se na quarta-feira perto da aldeia russa de Yablonovo, a 45 quilómetros da fronteira com a Ucrânia, na região de Belgorod, matando os 74 ocupantes, segundo as autoridades russas. “Os serviços secretos do exército ucraniano sabiam que levávamos 65 militares [ucranianos] a bordo. Abateram-no, por engano ou deliberadamente, mas fizeram-no”, afirmou Putin, sem apresentar provas da acusação.

As declarações de Putin surgem pouco depois de a Direção Principal de Informações da Ucrânia ter sublinhado que as autoridades russas não forneceram previamente quaisquer informações ao Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) sobre alegados prisioneiros a bordo do avião que caiu em Belgorod. Segundo o porta-voz das informações ucranianas, Andri Yusov, as autoridades russas deveriam ter informado o CICV sobre a identidade e o estado de saúde dos prisioneiros que supostamente seriam trocados. Yusov acrescentou que o incidente está rodeado de “circunstâncias misteriosas”.

A Rússia já tinha acusado diretamente as Forças Armadas ucranianas, alegando ter encontrado restos de um míssil antiaéreo que derrubou a aeronave. Moscovo assegurou que o avião transportava prisioneiros de guerra ucranianos com destino a uma troca combinada anteriormente, o que é desmentido pelas autoridades ucranianas.

Kiev acredita que o avião não transportava prisioneiros de guerra, mas sim mísseis. Segundo Yusov, a aeronave também deveria transportar diversas figuras relevantes da esfera política e militar russa, mas acabaram por não embarcar.

“Até agora, estamos confrontados com elementos de ocultação. Não há nada de novo nos factos que a Rússia mostra. Talvez haja realmente algo a esconder”, concluiu o diretor dos serviços de informações ucranianos, que alegou que a Rússia pode ter escondido os corpos das vítimas.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou, de acordo com os mais recentes dados da ONU, a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa — justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia – foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

JSD (RJP) // PDF

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World