Certificado ou teste, quando usar? Máscara obrigatória em que locais? Esclareça todas as dúvidas

Asia's Tech News Daily

A SIC Notícias elaborou um guia de perguntas e respostas para ajudá-lo a saber o que precisa, quando e onde.

Certificado ou teste, quando usar? Máscara obrigatória em que locais? Esclareça todas as dúvidas
© PATRICIA DE MELO MOREIRA

Com o agravamento da situação pandémica e o aparecimento da nova variante Ómicron, entraram esta quarta-feira, dia 1 de dezembro, em vigor novas (e mais apertadas) regras que deve ter em conta. Até porque, há coimas para quem não cumprir.

Onde deve usar máscara? Quando e em que locais é obrigatória a apresentação de teste e/ou certificado digital? E o teletrabalho, está de volta? Mas é ou não obrigatório? E quem chegar de avião, barco ou carro a Portugal, do que precisa? Certificado de vacinação não é válido, atenção.

Ao fim de quase dois anos de pandemia e de várias regras e restrições que ficaram pelo caminho, saiba o que está atualmente em vigor.

Testes: passam a ser necessários para entrar em vários locais

A testagem regular (via de autotestes e/ou testagem na farmácia) “é altamente recomendada”, nomeadamente “antes de eventos de natureza familiar ou social de grande interação”. Mas, atenção, há circunstâncias em que passa a ser obrigatório:

  • Visitas a utentes em lares;
  • Visitas a utentes internados em estabelecimentos de prestação de cuidados de saúde;
  • Eventos de grande dimensão – a partir de cinco mil pessoas em local aberto ou de mil pessoas em local fechado;
  • Eventos desportivos que ultrapassem o mesmo número de participantes (cinco pessoas em local aberto ou de mil pessoas em local fechado);
  • Eventos que não tenham lugares marcados, e que “impliquem a mobilidade de pessoas por diversos espaços” ou eventos que se realizem em recintos provisórios ou improvisados;
  • Acesso a bares, estabelecimentos de bebidas sem espetáculo, estabelecimentos com espaço de dança, independentemente do dia da semana ou do horário.

A responsabilidade de realizar o teste é da competência de cada pessoa. Quem controla o cumprimento da obrigação de apresentação de comprovativo são os “responsáveis” pelo respetivo local ou evento, estando a fiscalização a cargo das forças de segurança e das autoridades fiscalizadoras dessas atividades, como a ASAE.

Há exceções? Sim, as crianças menores de 12 anos.

Teletrabalho obrigatório e escolas fechadas no arranque do ano

Neste momento, é apenas recomendado “em todo o território continental” e “sempre que as funções em causa o permitam”. Mas, atenção, será “obrigatório para todas as funções compatíveis” na primeira semana de janeiro, entre os dias 2 e 9.

Também nesses dias serão suspensas as atividades educativas e letivas nos estabelecimentos de ensino públicos, particulares e cooperativos, de educação pré-escolar e dos ensinos básico, secundário e superior. Fechadas estarão também as creches, atividades de apoio social desenvolvidas em centro de atividades e capacitação para a inclusão, e centros de atividades de tempos livres.

Certificado ou teste, quando usar? Máscara obrigatória em que locais? Esclareça todas as dúvidas
© PATRICIA DE MELO MOREIRA

Máscaras: regras mantêm-se

O uso da máscara continua a ser obrigatório em alguns locais, mas na rua, por exemplo, não há alterações. Onde precisa delas?

  • Espaços, equipamentos e estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, independentemente da respetiva área, salvo se excecionados pela DGS;
  • Edifícios públicos ou de uso público onde se prestem serviços ou ocorram atos que envolvam público;
  • Estabelecimentos de educação, de ensino e das creches, salvo nos espaços de recreio ao ar livre;
  • Salas de espetáculos, cinemas, salas de congressos, recintos de eventos de natureza corporativa, recintos improvisados para eventos, designadamente culturais, ou similares;
  • Recintos para eventos de qualquer natureza e celebrações desportivas, designadamente em estádios;
  • Estabelecimentos e serviços de saúde;
  • Lares ou serviços de apoio domiciliário para populações vulneráveis, pessoas idosas ou pessoas com deficiência, bem como unidades de cuidados continuados integrados da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e outras estruturas e respostas residenciais dedicadas a crianças e jovens;
  • Outros locais determinados pela DGS.

Certificado Digital: continua a ser necessário, mas pode não ser suficiente

São várias as circunstâncias e locais onde atualmente terá de apresentá-lo:

  • No acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local, independentemente do dia da semana ou do horário;
  • Acesso a restaurantes, independentemente do dia da semana ou do horário, para efeitos de refeição no interior;
  • Acesso a estabelecimentos de jogos de fortuna ou azar, casinos, bingos ou similares, independentemente do dia da semana ou do horário;
  • Acesso a ginásios e academias;
  • Eventos de natureza familiar ou corporativa, ao ar livre ou fora de recintos fixos de pequena dimensão – com menos de cinco mil pessoas em local aberto ou com menos de mil pessoas em local fechado.

Há exceções? Sim, as crianças menores de 12 anos estão dispensadas da obrigação de apresentação de Certificado Digital. São reconhecidos em território continental os certificados de vários países terceiros, tais como: Albânia; Andorra; Arménia; Suíça; Ilhas Faroé; Geórgia; Israel; Islândia; Liechtenstein; Moldávia; Mónaco; Marrocos; Nova Zelândia; Macedónia do Norte; Noruega; Panamá; São Marino; Sérvia; Singapura; Togo; Turquia; Ucrânia; Reino Unido; e do Vaticano.

Certificado ou teste, quando usar? Máscara obrigatória em que locais? Esclareça todas as dúvidas
© Horacio Villalobos

Viagens aéreas, fluviais e terrestres: regras apertam e testes são obrigatórios

É obrigatório o comprovativo de realização de teste negativo para embarcar num voo com destino a Portugal, estando as companhias aéreas obrigadas a só deixarem embarcar passageiros de voos internacionais com destino ou escala em Portugal continental que:

  • Apresentem Certificado Digital apenas nas modalidades de teste ou recuperação;
  • Apresentem comprovativo de realização laboratorial de teste PCR (TAAN), realizado nas 72 horas anteriores à hora do embarque;
  • Apresentem comprovativo de realização laboratorial de teste rápido de antigénio (TRAg), realizado nas 48 horas anteriores à hora do embarque.

Além do comprovativo, todos os passageiros devem preencher o Passenger Locator Form (formulário de localização do passageiro) para uma atuação mais célere e eficiente das autoridades de saúde em caso de necessidade

Há exceções? Sim, os passageiros com origem nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, e os voos domésticos, ou seja, viagens entre Lisboa, Porto e Faro.

E no caso de viagens através de transporte marítimo? As regras são semelhantes às viagens aéreas. Os passageiros e tripulações de navios de cruzeiro só podem viajar para Portugal com certificado nas modalidades de teste ou recuperação, teste realizado nas 72 horas anteriores à hora do embarque; ou teste rápido de antigénio (TRAg) realizado nas 48 horas anteriores à hora do embarque. Também nas viagens por via marítima, os passageiros devem preencher o Passenger Locator Form.

Atenção, o certificação digital de vacinação não é válido para embarcar em voos com destino ou escala em Portugal. Até ao dia 9 de janeiro, esta modalidade do certificado “é insuficiente”, sendo sempre necessário apresentar o “comprovativo de realização laboratorial de teste”.

Caso um passageiro da União Europeia e dos países associados ao Espaço Schengen (Liechtenstein, Noruega, Islândia e Suíça) chegar a Portugal sem comprovativo de teste negativo, o que acontece? No momento da chegada devem realizar, a expensas próprias, teste de PCR (TAAN) ou teste rápido de antigénio (TRAg), sendo, para o efeito, encaminhados pelas autoridades competentes.

Se o resultado do teste for positivo, “o passageiro deve cumprir o confinamento obrigatório em local identificado pelas autoridades competentes, a expensas da transportadora aérea em que haja viajado até Portugal, caso não disponha de local adequado para o efeito”. A cargo da transportadora aérea ficam também os custos associados à alimentação do passageiro durante o período de confinamento obrigatório.

As fronteiras terrestres estão encerradas?

Não, mas também nesta circunstância há regras a cumprir. Todos os cidadãos oriundos dos países exteriores à União Europeia (UE) e dos países considerados de nível de risco vermelho ou vermelho escuro, quando não tenham Certificado Digital Covid da UE (CDCUE) nas modalidades de teste ou de recuperação, devem apresentar uma de duas alternativas de comprovativo de teste com resultado negativo:

  • Teste PCR realizado nas últimas 72 horas;
  • Teste rápido de antigénio realizado nas últimas 48 horas – para cidadãos oriundos dos países da UE considerados de risco baixo ou moderado devem ser portadores de Certificado Digital Covid da UE, nas modalidades de vacinação, teste ou recuperação;
  • Trabalhadores transfronteiriços e trabalhadores de serviços essenciais – como transportes de mercadorias e de passageiros, emergência e socorro, segurança e serviços de urgência – devem apresentar o Certificado Digital em qualquer das três modalidades.

Caso queira viajar para fora de Portugal pode fazê-lo, mas terá de ter em conta os documentos exigidos no país/região de destino. Pelo que deve antes da viagem consultar a respetiva companhia aérea e/ou agente de viagens, assim como a entidades oficiais e websites como IATA Travel Centre.

Há exceções? Sim. Cidadãos oriundos de Moçambique, África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Namíbia e Zimbabué estão obrigados a cumprir uma quarentena de 14 dias após a entrada em Portugal continental, no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde.

Multas (e respetivos valores) em caso de incumprimento

Aos cidadãos que entrem em território nacional e não cumprirem, ou se recusarem a cumprir, as exigências em vigor, nomeadamente o teste negativo, serão aplicadas multas que vão dos 300 aos 800 euros.

Semana de contenção: o que vai encerrar

Na primeira semana de janeiro, recorde-se, além de o teletrabalho ser obrigatório, de as escolas, creches e universidades permanecerem fechadas após as férias de Natal e Ano Novo, também estarão encerrados bares e discotecas.

Há exceções? Sim. Será permitida a realização de eventos de natureza familiar, incluindo casamentos e batizados, sendo necessário a verificação do Certificado Digital UE. Não há limitações à lotação nem será necessária autorização prévia da DGS para a realização de eventos de natureza familiar, celebrações religiosas, eventos corporativos realizados em espaços adequados para o efeito, designadamente salas de congressos, estabelecimentos turísticos ou recintos adequados para a realização de feiras comerciais, e eventos culturais realizados em recintos de espetáculo de natureza fixa.

LINKS ÚTEIS

  • Atualização semanal da execução do Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19
  • Covid-19 DGS – relatórios de situação diários
  • Covid-19 DGS/Ministério da Saúde – mapa dos números
  • ECDC – listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas na Europa
  • Universidade de Oxford – dados sobre evolução da vacinação contra a covid-19
  • Bloomberg – listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas no mundo
  • London School of Hygiene & Tropical Medicine – gráfico que mostra o progresso dos projetos de vacinas
  • Agência Europeia dos Medicamentos (EMA)
  • Especial sobre o novo coronavírus / Covid-19
  • Linha SNS24
  • Direção-Geral da Saúde (DGS)
  • Organização Mundial da Saúde (OMS)
  • ECDC – Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças
Internet Explorer Channel Network
Asia's Tech News Daily
News Related

OTHER NEWS

Média de casos de Covid-19 no Brasil atinge recorde desde início da pandemia

Por Pedro Fonseca © Reuters/DIEGO VARA Paciente com Covid é tratado em UTI de hospital em Porto Alegre RIO DE JANEIRO (Reuters) – O aumento de casos de Covid-19 provocado ... Read more »

Faustão testa positivo para Covid-19: gravações na Band estão suspensas

Fausto Silva testou positivo para Covid-19 na manhã desta quarta-feira (19). Assintomático, o apresentador está se sentindo bem, mas precisou se afastar dos estúdios da Band para cumprir quarentena em ... Read more »

A reação de Valentino Lázaro ao triunfo de Lamela no prémio Puskás que dá que falar

© Elson Correia valentino_lazaro_3 Erik Lamela foi o grande vencedor do prémio Puskàs, atribuído na gala dos prémios The Best. O golo de letra que marcou pelo Tottenham no derbi ... Read more »

Grávida, Catarina Gouveia testa positivo à Covid-19

A atriz falou do seu estado de saúde nas redes sociais. © Instagram A atriz falou do seu estado de saúde nas redes sociais. Depois de partilhar com os seguidores ... Read more »

NSW school parents urged to get boosters

Parents have been advised to get a booster shot before their children return to school as the government changes make more people eligible for a third dose. With the start ... Read more »

Cruzeiro: Goleiro Rafael vai ganhar salário maior do que foi oferecido a Fábio

© Reprodução/Instagram Reprodução/Instagram Depois de decidir não continuar com um dos maiores ídolos da Raposa, o goleiro Fábio, o Cruzeiro se envolveu em mais uma polêmica. Após 17 anos vestindo a ... Read more »

CDS alerta para risco de resultado "de certa maneira viciado"

© Fornecido por RTP O presidente do CDS-PP considerou hoje que “a montanha pariu um rato” quanto à solução para os eleitores em isolamento devido à covid-19 e alertou que ... Read more »

Centro de vacinação da FIL ultrapassa as 200 mil inoculações

O maior centro de vacinação contra a Covid-19 no país alcançou um marco na campanha de vacinação. © Getty Images O maior centro de vacinação contra a Covid-19 no país ... Read more »

Sindicato denuncia que há escolas onde contratados ficam fora da testagem

O Sindicato de Todos os Professores (STOP) denunciou hoje casos de escolas onde os professores contratados ficaram fora da campanha de rastreio da covid-19, por falta de testes para todos ... Read more »

CSKA apaga polémico vídeo de apresentação de reforço e suspende autores

Emblema russo obrigado a pedir desculpas publicamente devido ao anúncio de Yusuf Yazici. A apresentação de Yusuf Yazici enquanto reforço de inverno do CSKA Moscovo, por empréstimo do Lille, gerou, ... Read more »

Esta mascara cambia de color al entrar en contacto con el coronavirus

La pandemia global del Coronavirus Covid-19 tomó por sorpresa a buena parte de la humanidad. Pero la realidad es que la comunidad científica y tecnológica ha avanzado a pasos agigantados ... Read more »

Benfica: Otamendi convocado para a seleção e falha Taça da Liga

© Maisfutebol Benfica: Otamendi convocado para a seleção e falha Taça da Liga O central do Benfica Nico Otamendi foi convocado para os próximos compromissos da seleção da Argentina. Desta ... Read more »

Investimento estrangeiro na África subsaariana triplicou para 88 mil milhões em 2021

Genebra, 19 jan 2022 (Lusa) – O Investimento Direto Estrangeiro na África subsaariana triplicou no ano passado, passando de 29 mil milhões de dólares em 2020 para 88 mil milhões ... Read more »

Presidente da Guiné-Bissau não nomeará Simões Pereira como primeiro-ministro

© AFP – SEYLLOU Esta terça-feira, o Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, disse que se Domingos Simões Pereira for eleito novamente presidente do PAIGC, não o poderá nomear como ... Read more »

Ana Bola: "Levei uma massagem no ego e eu já não sabia o que se sentia"

Numa entrevista exclusiva à SELFIE, Ana Bola falou sobre aquilo que a levou a aceitar o convite de Cristina Ferreira para ir para a TVI e, ainda, levantou a ponta ... Read more »

Incidência sobe para 4.490,9 infeções por 100 mil habitantes e Rt desce

A incidência de infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 aumentou para 4.490,9 casos por 100 mil habitantes em Portugal, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) desceu para 1,11, anunciou hoje a ... Read more »

Pandemia alterou hábitos e formas de votar em vários países

A possibilidade de os eleitores em isolamento em Portugal devido à covid-19 poderem sair de casa para votar em 30 de janeiro, num horário específico, é uma das medidas adotadas ... Read more »

Faustão é afastado de seu novo programa após testar positivo para Covid-19

Faustão, de 71 anos, nem bem estreou seu programa da Band e já irá ficar afastado da atração. Por meio de um cominicado, a assessoria de imprensa da emissora informou ... Read more »

Eleitores inscritos para voto antecipado "muito aquém das estimativas", diz Governo

© Fornecido por RTP O secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna considerou hoje que o número de eleitores inscritos para votarem antecipadamente em mobilidade a 23 de janeiro ... Read more »

Angela Merkel rejeita oferta de trabalho de António Guterres na ONU

Merkel já terá telefonado ao secretário-geral a declinar o convite. © Reuters Merkel já terá telefonado ao secretário-geral a declinar o convite. A ex-chanceler da Alemanha Angela Merkel recusou uma ... Read more »

Concerto de Harry Styles em Portugal reagendado para julho

O músico britânico Harry Styles dará um concerto em julho deste ano em Lisboa, cumprindo uma atuação que tinha sido adiada por causa da pandemia da covid-19. © Getty O ... Read more »

Covid-19: Vacinação "casa aberta" para magistrados, sistema judicial e estudantes da saúde

© Fornecido por Lusa Covid-19: Vacinação na Ajuda em Lisboa Lisboa, 19 jan 2022 (Lusa) – Os magistrados, funcionários do sistema judicial e estudantes da área da saúde podem receber ... Read more »

Covid-19: Incidência sobe para 4.490,9 infeções por 100 mil habitantes e Rt desce

© Fornecido por Lusa Covid-19: Portugal inicia hoje segunda fase do plano de desconfinamento em Braga Lisboa, 19 jan 2022 (Lusa) – A incidência de infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 ... Read more »

Portugal com 52.549 infeções, novo máximo em 24 horas

Lisboa, 19 jan 2022 (Lusa) – Portugal registou 52.549 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, um novo máximo desde o início da pandemia, e mais 33 ... Read more »

En Chascomús suspendieron los testeos masivos de coronavirus por falta de insumos

La Secretaría de Salud Pública de Chascomús anunció en las últimas horas que no se realizarán testeos masivos de coronavirus en el Hospital Municipal como consecuencia de la falta de ... Read more »

Covid-19. Mais 52.549 casos e 33 óbitos em Portugal

© Lusa As autoridades de saúde portuguesas registaram, nas últimas 24 horas, mais 52.549 casos de infeção pelo novo coronavírus e 33 vítimas mortais da covid-19. É a primeira vez ... Read more »

La cannabis era un alimento básico en la China antigua

© Proporcionado por Página/12 La cannabis era un alimento básico en la China antigua. La tumba de un soldado de la dinastía Tang (618-907), descubierta accidentalmente en el centro de ... Read more »

Se desacelera la suba de contagios en Córdoba: ¿Puede suceder lo mismo en el resto del país en las próximas semanas?

© Proporcionado por eldiario.es Se desacelera la suba de contagios en Córdoba: ¿Puede suceder lo mismo en el resto del país en las próximas semanas? La irrupción de la variante ... Read more »

El Gobierno busca regular el precio de los autotest de Covid-19

La ministra de Salud, Carla Vizzotti, dijo que funcionarios del Gobierno participaron de una reunión con privados para lograr que los autotest para detectar el coronavirus tengan precios más accesibles ... Read more »

Kreplak cuestionó a los pediatras que contraindican la vacuna contra la covid

© NA El ministro de Salud bonaerense, Nicolás Kreplak, consideró que la presencialidad del próximo ciclo lectivo estará atado al nivel de vacunación de niñas y niños, y en este ... Read more »

Ómicron “toca techo” y Reino Unido retira restricciones

© Proporcionado por Associated Press El primer ministro británico, Boris Johnson, durante una visita al Hospital Finchley Memorial, en el norte de Londres, el martes 18 de enero de 2022. ... Read more »

Sudáfrica inaugura la primera planta de fabricación de vacunas anti-covid del continente

© GIANLUIGI GUERCIA Cyril Ramaphosa, presidente sudafricano, y el multimillonario Patrick Soon-Shiong, en Ciudad del Cabo, el 19 de enero de 2022 Sudáfrica, punta de lanza en la lucha por ... Read more »

Expertos del Gobierno cubano estiman que el país alcanzó pico de contagios

© Proporcionado por Agencia EFE La Habana, 19 ene (EFE).- Los expertos que aconsejan al Gobierno de Cuba estiman que el país podría haber alcanzado el pico de la actual ... Read more »

Los positivos de la covid-19 se estabilizan en Cuba, que notifica 2.967 casos

© Proporcionado por Agencia EFE La Habana, 19 ene (EFE).- Cuba notificó este miércoles 2.967 positivos de la covid-19 en las últimas 24 horas, con lo que parece estabilizarse el ... Read more »

Covid-19: Pandemia alterou hábitos e formas de votar em vários países

© Fornecido por Lusa Eleições legislativas da Região Autónoma dos Açores Lisboa, 19 jan 2022 (Lusa) – A possibilidade de os eleitores em isolamento em Portugal devido à covid-19 poderem ... Read more »

Supremo Tribunal italiano condena Robinho a nove anos de prisão por violação

© Maisfutebol Supremo Tribunal italiano condena Robinho a nove anos de prisão por violação O Supremo Tribunal italiano condenou o futebolista Robinho e um amigo a nove anos de prisão ... Read more »

Bruno Gamito assume direção do NAU Morgado Golf & Country Club

© Swipe News, SA © Fornecido por ECO – Economia Online O NAU Morgado Golf & Country Club inicia 2022 sob nova liderança. Bruno Gamito, até aqui assistente de direção ... Read more »

Cinco ausências na preparação do FC Porto para jogo com Famalicão

Três jovens da equipa B dos dragões integraram o treino da formação principal © Global Imagens Três jovens da equipa B dos dragões integraram o treino da formação principal O ... Read more »

Entre águilas y elefantes, Filipinas anima al público a vacunarse en el zoológico

© Reuters/LISA MARIE DAVID Un niño mira a los pavos reales mientras espera para recibir la primera dosis de la vacuna Pfizer contra el COVID-19 en el Zoológico de Manila ... Read more »

Sudáfrica inaugura primera planta de fabricación de vacunas anticovid del continente

Sudáfrica, punta de lanza en la lucha por la igualdad en cuanto al acceso a las vacunas anticovid, inauguró este miércoles en Ciudad del Cabo la primera planta del continente ... Read more »
On free-english-test.com you will find lots of free English exam practice materials to help you improve your English skills: grammar, listening, reading, writing, ielts, toeic