Polícia Federal do Brasil disponível para ajudar a combater violência no Equador

polícia federal do brasil disponível para ajudar a combater violência no equador

Jose Jacome/EPA

Brasília, 11 jan 2024 (Lusa) – A Polícia Federal (PF) do Brasil está disponível para ajudar o Equador a combater a vaga de violência provocada por grupos de crime organizado no país, disse na quarta-feira o diretor-geral da instituição.

Numa entrevista à agência de notícias EFE, Andrei Rodrigues, também secretário executivo da associação de Polícias da América (Ameripol), ofereceu o apoio da organização e da representação brasileira na Interpol.

Rodrigues disse que a ideia é conseguir “um grande ambiente de cooperação” no continente americano, onde a troca de informações e o trabalho de inteligência sejam a base inicial de apoio, ao invés do envio de pessoal ou armas ao país.

“Muito mais do que armas e munições, a inteligência é importante”, disse o dirigente.

O líder da PF lembrou que, como o Brasil não tem fronteira com o Equador, convocou os adidos policiais na Colômbia e do Peru “para acompanharem [a situação] e seguirem de perto toda a movimentação na região e os possíveis impactos” para o Brasil.

Desde outubro, revelou ainda Rodrigues, está destacado um agente policial equatoriano no Centro de Cooperação Policial Internacional, no Rio de Janeiro.

O agente do Equador “está a trabalhar em conjunto com a nossa equipa e com [representantes de] outros países da região, o que também nos permite uma troca fluida de informações”, afirmou.

Na terça-feira, a ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, disse estar disponível para enviar membros das “forças de segurança, se necessário, para ajudar” o Equador numa “questão continental”.

Entretanto, o Governo do Peru impôs na quarta-feira o estado de emergência em toda a fronteira de 1.500 quilómetros com o Equador e enviou as forças armadas para vigiar a área em conjunto com a polícia.

O chefe do Comando Conjunto das Forças Armadas do Equador, Jaime Vela, anunciou na quarta-feira que as operações realizadas no dia anterior resultaram na detenção de “329 terroristas” e na morte de cinco.

Numa conferência de imprensa, Vela disse que não há soldados feridos ou mortos, embora dois agentes policiais tenham sido mortos e um gravemente ferido.

O dirigente anunciou que as autoridades conseguiram capturar 28 reclusos que tinham escapado e libertar 41 guardas e funcionários sequestrados durante motins em cinco prisões do Equador, na segunda-feira.

Vela indicou que ainda há 139 pessoas em cativeiro nas prisões do país.

O militar disse que as autoridades formaram um “grupo de elite” para procurar José Adolfo Macías, conhecido como ‘Fito’ e líder do grupo de crime organizado ‘Los Choneros’, cuja fuga da prisão desencadeou a vaga de violência.

O Equador viveu, na terça-feira, um dia de terror que provocou pelo menos dez mortos em diversos atos violentos, como a tomada temporária de um canal de televisão por um grupo armado, carros incendiados e ameaças contra universidades, instituições estatais e empresas.

O Presidente do Equador, Daniel Noboa, decretou estado de “conflito armado interno”.

VQ // CAD

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World