PCP indica "dia triste" para a paz e "um dia bom para a hipocrisia"

Paulo Raimundo assegurou que a posição comunista em relação ao conflito na Ucrânia não vai mudar. “Qual é a alternativa? Mais guerra? Mais mortos?” – questionou o líder do PCP, afirmando que o partido não será “arrastado para posições de guerra”.

Paulo Raimundo

A guerra na Ucrânia cumpre este sábado dois anos e o secretário-geral do PCP considerou ser “um dia triste” para a paz, mas “um dia bom para a hipocrisia”, deixando um apelo às negociações para o fim do conflito.

Em declarações à comunicação social numa visita às obras do novo hospital central do Alentejo, em Évora, Paulo Raimundo assegurou que a posição comunista – que tem sido alvo de críticas desde o início da invasão russa em solo ucraniano – não vai mudar, apesar de denunciar a existência de muita pressão e chantagem sobre o partido.

“A paz que interessa a Putin não sei. Agora, a paz que interessa à CDU – e penso que a todos os democratas – é obrigar os intervenientes na guerra a sentarem-se à mesa e a encontrarem a solução política para o conflito. Não há outra alternativa a isso. Qual é a alternativa? Mais guerra? Mais mortos?”, questionou, continuando: “A pressão pode ser muita, a chantagem pode ser muita e a hipocrisia pode ser muita; não nos arrastam para posições de guerra”.

Sublinhando a “escalada brutal” a nível militar nos últimos dois anos, o líder da CDU (Coligação Democrática Unitária, que junta PCP e PEV) destacou que já poderia ter acabado a guerra caso os diferentes intervenientes se tivessem empenhado na paz.

“Se todos nos empenhássemos e obrigássemos a que os estados forçassem o sentido da paz, não estou a ver razão para que não tivesse já acontecido a paz”, argumentou.

“Conflito não começou há dois anos”

Acrescentou também que “todo o caminho que se estabeleça no sentido da paz é melhor do que continuar a destruição, a morte e a corrida ao armamento” que considera existir atualmente a nível internacional e reiterou que os comunistas não abdicam da procura de uma solução pacífica que ponha termo ao conflito.

“Os intervenientes na guerra são a Rússia, a Ucrânia, mas também a NATO e a União Europeia. Portanto, estes intervenientes têm de se sentar à mesa e encontrar soluções. É um conflito que não começou há dois anos, mas há 10. Durante esses 10 anos foram encontradas plataformas de negociação, inclusive acordos escritos. É possível encontrar todas as soluções para a guerra e não é possível encontrar um elemento que una para o caminho da paz?”, sentenciou.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada em 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a II Guerra Mundial (1939-1945).

Os aliados ocidentais da Ucrânia têm fornecido armamento a Kiev e aprovado sucessivos pacotes de sanções contra interesses russos para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra.

O conflito, que entra agora no terceiro ano, provocou a destruição de importantes infraestruturas em várias áreas na Ucrânia, e um número por determinar de vítimas civis e militares.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World