Estudo aponta hábito no trabalho que aumenta em 16% o risco de morte

estudo aponta hábito no trabalho que aumenta em 16% o risco de morte

Estudo revela o que aumenta risco de morte precoce

Créditos: Depositphotos/VitalikRadko

Escritório, casa, universidade, transporte. Em um mundo cada vez mais sedentário, passamos cada vez mais tempo sentados: e isso tem um preço.

Um estudo, realizado pela Universidade Médica de Taipei, em Taiwan, confirmou que passar longos períodos sentado aumenta em 16% o risco de morte precoce.

estudo aponta hábito no trabalho que aumenta em 16% o risco de morte

Passar longos períodos sentado pode aumentar o risco de morte precoce

As conclusões do estudo estão publicadas na renomada revista científica JAMA Network Open.

O hábito pode aumentar o risco de morte

Para chegar a essa conclusão, os cientistas examinaram dados de saúde de quase meio milhão de pessoas ao longo de 20 anos.

Fatores como tabagismo, consumo de álcool, índice de massa corporal (IMC) e níveis de atividade física acabaram sendo levados em consideração.

Os resultados mostraram que, aqueles que tinham o hábito de passar mais tempo sentados, tinham um risco aumentado de morte precoce e um risco 34% maior de doenças cardiovasculares.

Créditos: Depositphotos/Y-Boychenko

Exercício físico como fator de compensação

O estudo também trouxe uma boa notícia: os impactos negativos de um estilo de vida sedentário no trabalho podem acabar mitigados. A solução? Mais movimento.

As pessoas que tinham um estilo de vida “combinado” – sentando e não sentando alternadamente no trabalho – não apresentavam um risco aumentado de morte.

Além disso, aqueles que tinham uma rotina sedentária no trabalho, mas praticavam exercícios físicos no tempo livre, possuíam um risco reduzido de mortalidade.

Os pesquisadores afirmam que apenas 15 a 30 minutos de exercícios vigorosos por dia podem ser suficientes para compensar os riscos de um estilo de vida sedentário.

Implicações para o local de trabalho

As descobertas do estudo têm implicações importantes para o ambiente de trabalho. Os autores recomendam a incorporação de pausas regulares e a criação de espaços de trabalho propícios à atividade física.

“A longa permanência sentada no local de trabalho é considerada normal no estilo de vida moderno e não recebe a devida atenção”, observa Wayne Gao, autor principal do estudo.

Mas, como demonstrado, isso tem consequências consideráveis para a saúde. Portanto, reduzir a permanência prolongada sentado e incrementar a atividade física diária podem ser estratégias eficazes para mitigar os riscos elevados de mortalidade associados a um estilo de vida sedentário.

Veja também: Instagram: faça isso para evitar que perfis falsos te marquem nos Stories

Veja também: Saiba como funciona o cadastro reserva do ‘Enem dos Concursos’

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World