Jovem que removeu jornalista de evento com Ventura é militante da Iniciativa Liberal

O partido diz desconhecer informações “para além do que foi noticiado”, repudiou qualquer ato de violência e reforçou que será sempre “defensor da liberdade de imprensa”.

jovem que removeu jornalista de evento com ventura é militante da iniciativa liberal

Jovem que removeu jornalista de evento com Ventura é militante da Iniciativa Liberal

Jovem que removeu jornalista do Expresso à força de evento na Universidade Católica é militante da Iniciativa Liberal, segundo apurou o Jornal Público.

Um dos dois jovens que removeu, forçadamente, um jornalista do Expresso do evento “Conversas Parlamentares” na Universidade Católica é militante da Iniciativa Liberal.

Após ter sido contactado pelo Jornal Público, o jovem apagou todas as suas redes sociais, incluindo LinkedIn e X (antigo Twitter).

Em declarações ao Público, fonte oficial da IL disse desconhecer “o que se passou além do noticiado” e “lamenta e condena qualquer tipo de violência”, afirmando que o partido será “sempre defensor da liberdade de imprensa”.

O jovem frequenta o mestrado Forense da Faculdade de Direito da Católica e faz parte do grupo Jovens Liberais.

O acontecimento

A alegada agressão terá ocorrido num evento organizado pela Associação Académica do Instituto de Estudos Políticos e pela Associação Académica de Direito, da Universidade Católica Portuguesa, intitulado “Conversas Parlamentares”, no qual participou o presidente do Chega, no âmbito de um ciclo de palestras para o qual foram convidados vários líderes partidários.

A convocatória feita pelo Chega para o evento, na véspera (segunda-feira dia 15), limitava apenas a entrada no auditório aos repórteres de imagem (“câmaras”), sem contudo fazer referências à presença de outros jornalistas.

À Lusa, João Dias, presidente da Associação Académica do Instituto de Estudos Políticos, um dos responsáveis pelo evento, afirmou na terça-feira que a palestra era “fechada à comunicação social”.

Segundo notícia divulgada pelo Expresso, o jornalista alega que a sua entrada na sala onde estava André Ventura “foi autorizada por duas jovens junto à porta principal do auditório”.

De acordo com o relato publicado pelo semanário, após ter sido abordado algumas vezes pela organização do evento para sair do auditório, “dois dos jovens prenderam os seus movimentos, agarrando-o pelos pés e pelos braços, forçando a sua saída do evento – deixando todo o equipamento de trabalho na sala, incluindo o computador profissional”, que foi devolvido “após intervenção de um dos assessores de André Ventura”.

Segundo o semanário, o jornalista terá também sido abordado “de forma agressiva” pelo segurança pessoal de André Ventura.

As reações

Numa nota divulgada ao início da manhã desta quarta-feira, a UCP repudiou “qualquer tentativa de limitação do direito à informação e intimidação de jornalistas”.

De seguida lamentou “profundamente” a situação que ocorreu durante o terceiro debate do ciclo de conversas com líderes partidários, promovido pelas associações de estudantes, e que, na terça-feira, teve como convidado o líder do Chega, André Ventura.

O jornalista já apresentou queixa na Polícia de Segurança Pública (PSP).

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World