Governo Lula define valor do Auxílio-Gás para fevereiro

governo lula define valor do auxílio-gás para fevereiro

Natural Gas, Gas, Stove, Gasoline, Gas burner

Créditos: Agência Brasil/Marcello Casal Jr

O Governo Federal anunciou que, a partir da próxima sexta-feira, dia 16 de fevereiro, serão iniciados os pagamentos do Auxílio-Gás referentes a este mês. Contudo, a definição do valor do benefício, estipulado em R$ 102 por família, tem deixado muitas famílias beneficiadas desapontadas, diante das crescentes dificuldades econômicas enfrentadas.

governo lula define valor do auxílio-gás para fevereiro

Vale Gás volta a ser pago ?

Objetivo e Características do Auxílio-Gás

O Auxílio-Gás, concedido a cada dois meses, foi instituído como uma medida de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade diante dos constantes aumentos nos preços do gás de cozinha.

O valor do benefício é calculado com base no preço médio nacional do botijão de 13kg, conforme estabelecido pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Quem tem direito ao auxílio-Gás

O benefício é destinado às famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que possuem renda mensal igual ou inferior a meio salário mínimo.

Além disso, estão incluídas as famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e que residem no mesmo domicílio. Os pagamentos seguem o calendário do Bolsa Família e do Número de Identificação Social (NIS), disponível nos aplicativos do Bolsa Família e do Caixa Tem, ou pelo telefone 111.

Regras e critérios de elegibilidade

Para receber o Auxílio-Gás em 2024, os cidadãos devem cumprir as seguintes regras:

  • Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 606), ou renda familiar total igual ou inferior a três salários mínimos;
  • Ser beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas);
  • Famílias com renda superior a três salários mínimos também podem ser elegíveis, desde que estejam incluídas em programas de transferência de renda implementados pelas três esferas de governo.

Prioridades e critérios de antecipação

O programa estabelece algumas regras de prioridade para a concessão do Auxílio-Gás, priorizando famílias com cadastros atualizados no CadÚnico nos últimos dois anos, com menor renda, maior quantidade de integrantes, e as contempladas pelo Auxílio Brasil. Além disso, o gestor pode qualificar o cadastro utilizando informações da averiguação, se disponíveis.

Calendário de pagamentos

O calendário de pagamentos do Auxílio-Gás para o mês de fevereiro segue o seguinte cronograma, baseado no Número de Identificação Social (NIS):

  • NIS final 1: 16 de fevereiro;
  • NIS final 2: 19 de fevereiro;
  • NIS final 3: 20 de fevereiro;
  • NIS final 4: 21 de fevereiro;
  • NIS final 5: 22 de fevereiro;
  • NIS final 6: 23 de fevereiro;
  • NIS final 7: 26 de fevereiro;
  • NIS final 8: 27 de fevereiro;
  • NIS final 9: 28 de fevereiro;
  • NIS final 0: 29 de fevereiro.

Veja também: Caixa libera PIS / Pasep 2024 para nascidos em janeiro

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World