6 mitos sobre a dengue que você não fazia ideia

6 mitos sobre a dengue que você não fazia ideia

6 mitos sobre a dengue que você não fazia ideia

A dengue voltou a ser uma doença muito falada por conta do aumento de casos em diversos estados do Brasil. Por conta disso, a maioria das pessoas já sabe das medidas básicas para evitar o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypt e a importância de todos se juntarem nessa luta.

“Cada um precisa fazer a sua parte, assim podemos combater essa praga. É importante manter a higiene e verificar regularmente possíveis focos de água parada. São várias condutas, como deixar as lixeiras bem tampadas, limpar os ralos sempre, verificar se não há água parada em pneus, vasos de plantas e outros recipientes”, alerta o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria.

Ademais, é uma informação recorrente que se deve passar repelente para evitar o mosquito. Preferencialmente, é bom que esse produto contenha os ingredientes ativos Icaridina (Picaridina) e DEET.

Entretanto, com essa chuva de informações, surgem também alguns mitos sobre a dengue. A seguir, o biomédico lista os mais comuns para você não se enganar na hora de se proteger da doença:

Usar ar-condicionado ou ventilador some com os mosquitos

Esse, na verdade, é uma meia verdade. Isso porque o ar-condicionado ou o ventilador podem mesmo espantar o Aedes aegypti momentaneamente.

Contudo, isso não é uma garantia e o mosquito pode voltar tão logo os aparelhos sejam desligados. Ou seja, não dá para confiar apenas neste método.

Animais de estimação pegam dengue

Animais de estimação não pegam dengue e nem as outras doenças que o Aedes aegypti transmite (como a Chikungunya e a Zika), mesmo que o pet seja picado.

Porém, isso não significa que você deve se descuidar com mosquitos perto dos pets, pois outros seres parecidos com o transmissor da dengue a olho nu podem deixar os animais doentes.

Só jogar fora a água dos recipientes é o suficiente

A limpeza dos locais que podem acumular água também é fundamental para o mosquito não colocar os ovos. Então, não basta apenas secar os reservatórios.

Truques caseiros afastam o mosquito

Tomar vitaminas, comer bastante alho, cebola ou usar perfume não afastará o mosquito. Nenhuma dessas alternativas é eficaz e algumas podem até prejudicar a sua saúde.

Todo mundo com picada do mosquito pega dengue

Você sabia dessa? É possível ser picado pelo mosquito da dengue e não desenvolver a doença ou apresentar os sintomas. Isso ocorre em 20 a 50% dos casos. Mesmo assim, sempre busque um médico para tirar a dúvida.

Os ovos do mosquito só se desenvolvem em água limpa

Esse é outro dos mitos sobre a dengue e um dos mais perigosos! Isso porque, pensando assim, pessoas apenas se preocupam com a água limpa parada, deixando para lá a água suja de borra de café, por exemplo.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World