Nova York processa JBS por ‘greenwashing’

A procuradora-geral do estado americano de Nova York, Letitia James, entrou nesta quarta-feira (28) com uma ação contra a gigante brasileira JBS, acusando a empresa de “greenwashing”, ou apropriação injustificada de virtudes ambientalistas, por ter assumido compromissos insustentáveis para reduzir suas emissões de gases do efeito estufa.

A JBS não tem “nenhum plano viável para atingir seu objetivo de neutralidade de carbono até 2040”, alega Letitia em documento apresentado à Suprema Corte do estado de Nova York. “Mesmo se tivesse esse plano, o Grupo JBS não poderia cumpri-lo, porque não existem práticas agrícolas estabelecidas que reduzam as emissões a zero”, apontou a procuradora.

Sobre “compensar essas emissões”, ou seja, comprar créditos de carbono, o que equivale a investir em projetos que reduzam o efeito poluente, “seria uma medida cara, em uma escala sem precedentes”, apontou a procuradoria, segundo a qual, em junho passado, a associação de defesa do consumidor Better Business Bureau (BBB) recomendou à JBS USA, subsidiária americana do grupo brasileiro, que deixasse de mencionar seu objetivo de neutralidade de carbono até 2040. A BBB também apontou que a gigante do setor de alimentos “não dispõe de um plano definido e verificado” para alcançar esse resultado.

Segundo seu relatório de responsabilidade social, em 2022 a JBS emitiu 5,6 milhões de toneladas de gases de efeito estufa, incluindo as atividades diretas e o consumo de energia, o que representa mais do que países inteiros, como Islândia, Gâmbia e Guiné-Bissau.

“A JBS e a JBS USA usaram o ‘greenwashing’ e declarações enganosas para tirar proveito do desejo crescente dos consumidores de fazer escolhas que respeitem o meio ambiente”, disse Letitia James, afirmando que os executivos da JBS “disseram aos integrantes da indústria que eles deveriam usar uma comunicação voltada para os consumidores que se preocupam com o clima para se manterem competitivos”.

“A JBS leva muito a sério seu compromisso com um futuro mais sustentável para a agricultura”, afirmou a empresa à AFP. “Não concordamos com a ação de hoje da Procuradoria-Geral de Nova York”.

O post Nova York processa JBS por ‘greenwashing’ apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World