Milhares manifestam-se no Níger a exigir saída de militares dos EUA

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje em Niamey, capital do Níger, para exigir a saída imediata dos militares norte-americanos instalados no norte, na sequência da denúncia, pelo regime militar no poder, de um acordo de cooperação com Washington.

Segundo um jornalista da agência de notícias francesa AFP no país africano, a manifestação foi organizada pela Synergie, um grupo de cerca de dez associações que apoiam o regime que chegou ao poder no Níger através de um golpe de Estado, em 26 de julho de 2023, e por organizações muçulmanas locais.

Várias personalidades do regime militar assistiram à manifestação em frente ao edifício da Assembleia Nacional, no centro de Niamey, entre as quais estavam o porta-voz da junta militar no poder, o coronel Amadou Abdramane, o coronel Ibro, chefe do Estado-Maior do general Abdourahamane Tiani (líder do regime), e o coronel Maman Sani Tchiaou, chefe do Estado-Maior do Exército.

Muitos estudantes estavam entre a multidão, entoando “Abaixo o imperialismo americano”, “Viva a AES (Aliança dos Estados do Sahel – Mali, Burkina Faso, Níger)” e “A libertação do povo está em marcha”.

As bandeiras do Burkina Faso, do Mali, do Níger e da Rússia eram visíveis na manifestação.

Desde o golpe de Estado de 26 de julho, o regime do Níger aproximou-se dos países vizinhos Burkina Faso e Mali, também eles governados por militares. Os três Estados também viraram as costas à França e reforçaram os seus laços com a Rússia.

Na quarta-feira, cerca de uma centena de instrutores russos chegaram a Niamey. O Níger recebeu também a sua primeira entrega de equipamento militar russo, no âmbito de um acordo de reforço da cooperação com a Rússia em matéria de segurança e defesa.

De acordo com as autoridades, estes instrutores irão instalar um “sistema de defesa antiaérea” no Níger e “dar uma formação de qualidade” aos militares do país “para garantir a sua utilização eficaz”.

Ao mesmo tempo, depois de expulsar as tropas francesas, no final de 2023, em março, o regime nigerino denunciou “com efeito imediato” o acordo de cooperação militar com os Estados Unidos de 2012, considerando-o “ilegal”.

Os cerca de mil militares americanos no Níger estão envolvidos na luta contra o terrorismo no Sahel e têm uma importante base de drones em Agadez (norte).

“Disseram que (os americanos) iam partir, por isso deixem-nos partir em paz e rapidamente”, gritou hoje para os manifestantes o xeque Ahmadou Mamoudou, um líder religioso conhecido pela sua pregação inflamada, a partir de uma plataforma improvisada.

Os organizadores da manifestação tinham apelado aos manifestantes para que se abstivessem de proferir palavras de ordem que insultassem os Estados Unidos ou queimassem as suas bandeiras.

O Níger enfrenta uma violência terrorista recorrente e mortal no oeste, levada a cabo por grupos terroristas afiliados na Al-Qaida e no grupo Estado Islâmico (EI), e no sudeste, pelo grupo Boko Haram e pelo Estado Islâmico na África Ocidental (ISWAP, na sigla em inglês).

Leia Também: Nigéria é o primeiro país no mundo a aplicar nova vacina contra meningite

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World