Problemas cardíacos de Schwarzenegger são congênitos, não por se vacinar contra a covid-19

O ator Arnold Schwarzenegger foi submetido a uma cirurgia para a colocação de um marca-passo em 18 de março de 2024. Desde então, publicações que somam milhares de interações nas redes sociais sugerem que suas complicações cardíacas são provenientes da vacina contra a covid-19. Mas a sua condição foi detectada em 1997 e tem relação com um problema congênito. O ex-governador da Califórnia já se submeteu a várias cirurgias de coração desde então.

“Arnold Schwarzenegger, que chamou os não vacinados de ‘idiotas’, tem um marca-passo inserido após três cirurgias de coração aberto”, dizem publicações que circulam no X e no Facebook e no Telegram.

Conteúdo semelhante circula em inglês e em espanhol.

problemas cardíacos de schwarzenegger são congênitos, não por se vacinar contra a covid-19

Captura de tela feita em 11 de abril de 2024 de uma publicação no Telegram

O ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger tem sido um incentivador da vacinação contra a covid-19. Uma busca em suas redes sociais levou a uma publicação em 20 de janeiro de 2021 em que ele aparece se vacinando e convidando a população a fazer o mesmo.

Em agosto de 2021, durante uma entrevista à jornalista Bianca Golodryga da CNN, Schwarzenegger afirmou: “Existe um vírus. Ele mata pessoas e a única forma de se prevenir é se vacinar, usar máscaras, fazer distanciamento social, lavar as mãos o tempo todo e não somente pensar: ‘Bom, minha liberdade está sendo um pouco perturbada’. Não, para o inferno com sua liberdade”.

Problemas de coração anteriores à pandemia

Em seu podcast “Arnold Pump Club”, Schwarzenegger contou que colocou um marca-passo em 18 de março de 2024 e que nos últimos 27 anos foi submetido a outras três cirurgias, duas de coração aberto, por causa de um problema congênito.

“Na última segunda-feira me operaram para colocar um marca-passo e me converti um pouco mais em uma máquina”, disse o ator austro-americano de 76 anos no início do programa.

Ele acrescentou que na Áustria, seu país de origem, as pessoas não falam sobre seus problemas médicos, mas que ele considera importante compartilhar que nasceu com uma válvula aórtica bicúspide.

“Estou me sentindo incrível. Me operaram na segunda-feira e na sexta já estava em um grande evento ambiental com minha amiga e companheira na jornada fitness Jane Fonda”, disse Schwarzenegger.

Uma busca no Google em inglês pelas expressões “Arnold Schwarzenegger” e “operação de coração” mostrou entre os resultados uma notícia de abril de 1997 sobre a volta do ator para a casa após uma cirurgia para “substituir uma válvula aórtica com defeito congênito”. No podcast, Schwarzenegger conta que essa foi sua primeira operação por conta da condição.

A pesquisa também levou a outras reportagens da imprensa sobre as cirurgias do ex-governador em 2018 e 2020. As cirurgias cardíacas de Schwarzenegger também repercutiram no Brasil (1, 2, 3).

Algumas das publicações que sugerem que ele foi operado por se vacinar compartilham imagens que o próprio ator publicou nas redes sociais em outubro de 2020, após a cirurgia na Clínica de Cleveland (1, 2).

Covid-19 e problemas cardíacos

A miocardite (inflamação do músculo cardíaco) e a pericardite (inflamação do pericárdio, membrana que reveste o coração) têm sido associadas a reações adversas das vacinas de RNA mensageiro (mRNA). No entanto, essas reações são classificadas como “muito raras” nos documentos com informações sobre os produtos da Pfizer e da Moderna, assim como  no site oficial da Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

Em um comunicado publicado em 11 de setembro de 2023, a Pfizer anunciou a comercialização no mercado norte-americano de sua mais recente vacina contra a covid-19, adaptada à variante XBB.1.5.

Ao final do comunicado, na seção “Informações importantes de segurança”, a Pfizer enumera as reações alérgicas e os possíveis efeitos adversos da vacinação, mencionando em particular a miocardite e a pericardite.

José Carlos González Molinero, médico do Instituto Mexicano de Segurança Social (IMSS) disse à AFP em 3 de abril de 2024 que o SARS-CoV-2, vírus responsável pela covid-19, pode gerar uma reação inflamatória em todo o corpo, o que inclui também o coração e o pericardio.

“Houve alguns casos, muito poucos realmente, em que foi demonstrado que essas vacinas de mRNA, como a da Pfizer ou a da Moderna, (podem ter) efeitos adversos raros, sobretudo relacionados a complicações cardiovasculares em pacientes jovens, em particular a miocardite e a pericardite”, disse.

O especialista acrescentou que a maioria das pessoas que sofreram com este tipo de condição tiveram casos leves e se recuperaram rapidamente.

O portal dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC)  também indica que os casos de miocardite e pericardite após a vacinação contra a covid-19 são raros.

A AFP já verificou anteriormente peças com desinformação sobre a vacina contra o coronavírus e seus possíveis efeitos adversos (1, 2, 3)

Referências

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World