Chanceler alemão adverte que um triunfo russo será mais caro do que apoiar Kiev

“O preço político e financeiro que teríamos de pagar seria várias vezes superior ao nosso apoio à Ucrânia, agora e no futuro”, disse Olaf Scholz na Conferência de Segurança de Munique.

chanceler alemão adverte que um triunfo russo será mais caro do que apoiar kiev

Chanceler alemão adverte que um triunfo russo será mais caro do que apoiar Kiev

O chanceler alemão, Olaf Scholz, advertiu hoje, na Conferência de Segurança de Munique, que os custos de uma vitória russa seriam mais elevados em todos os aspetos do que custa o apoio à Ucrânia.

“O preço político e financeiro que teríamos de pagar seria várias vezes superior ao nosso apoio à Ucrânia, agora e no futuro”, disse Scholz num discurso no fórum.

Segundo Scholz, uma vitória russa levaria a que a Ucrânia deixasse de ser um Estado livre e independente, destruiria a ordem de paz europeia, seria um golpe para a Carta das Nações Unidas e encorajaria outros autocratas como o Presidente russo a resolver os problemas pela força.

Por todas estas razões, Scholz afirmou que se deve perguntar se está a ser feito o suficiente para apoiar a Ucrânia, dois anos após o início da guerra.

Scholz reiterou que os países da NATO não querem um conflito com a Rússia, razão pela qual não estão a ser enviados soldados para a Ucrânia, mas disse que também é necessário mostrar a Putin que a aliança está em condições de defender “cada metro quadrado do seu território”.

Reiterou a importância de continuar a apoiar a Ucrânia, resumiu os contributos alemães e disse desejar que todas as capitais europeias tomem decisões como as que foram tomadas em Berlim.

“A ajuda militar alemã, já fornecida e planeada, ascende a 28 mil milhões de euros. Para este ano, disponibilizaremos 7 mil milhões e, no próximo ano, seguir-se-ão mais 6 mil milhões”, afirmou.

“Gostaria de ver decisões semelhantes em todas as capitais europeias e exorto os meus colegas a fazerem o mesmo”, acrescentou.

Scholz admitiu que não é fácil em lado nenhum e que também não tem sido fácil na Alemanha, pois há sempre vozes críticas que perguntam se este dinheiro não deveria ser gasto noutros objetivos.

“Moscovo reforça estas dúvidas com campanhas de desinformação e propaganda nas redes sociais”, afirmou.

Scholz recordou que os EUA contribuíram com pouco mais de 20 mil milhões de dólares para a defesa da Ucrânia, com um PIB de 28 biliões de dólares.

“Um esforço semelhante é o mínimo que todos os países europeus devem fazer. No final do dia, estamos a falar da maior ameaça à segurança do nosso continente, uma guerra na Europa, mesmo que essa guerra tenha consequências globais”, afirmou.

No início do seu discurso, Scholz alertou para o facto de, apesar de todas as perdas, as forças armadas russas estarem praticamente intactas e de Putin ter transformado a economia russa numa economia de guerra, o que constitui mais uma razão para aumentar a ajuda à Ucrânia.

No final, quis transmitir uma mensagem de otimismo e afirmou que Putin, que planeava conquistar a Ucrânia em poucas semanas, não conseguiu atingir os seus objetivos e que a Ucrânia conseguiu recuperar dois terços dos territórios ocupados.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World