Angra do Heroísmo prevê uma redução de 26% na população escolar até 2041

O concelho de Angra do Heroísmo, nos Açores, deverá ter uma redução de 26% na sua população escolar, até 2041, segundo a carta educativa do município, revista em 2023, e apresentada hoje.

angra do heroísmo prevê uma redução de 26% na população escolar até 2041

O concelho de Angra do Heroísmo, nos Açores, deverá ter uma redução de 26% na sua população escolar, até 2041, segundo a carta educativa do município, revista em 2023, e apresentada hoje.

“Podemos verificar que houve uma diminuição da população escolar, desde 2015 até 2022. Tivemos um decréscimo de 7,6%, o que é muito significativo. Neste mesmo diagnóstico, foi feita uma projeção ate 2041 e perspetiva-se também uma diminuição da população escolar, o que nos vai ter de obrigar a tomar algumas decisões ao nível da rede escolar e a nível de edifícios”, adiantou a vereadora do município de Angra do Heroísmo, Fátima Amorim, em declarações aos jornalistas, à margem da apresentação.

Segundo Lúcia Santos, consultora da empresa Primelayer, que elaborou o documento e o apresentou em Angra do Heroísmo, é esperada uma “redução de 26%, no cômputo geral, de todos os níveis de ensino”: 25%, no pré-escolar, 28% no 1.º ciclo, 27%, no 2.º ciclo, 26%, no 3.º ciclo, e 24% e no ensino secundário.

A investigadora alertou, no entanto, que a projeção não deve ser vista “como uma fatalidade”, mas como uma ferramenta para tentar perceber “o que fazer para inverter esta realidade”.

O estudo identifica cinco escolas do 1.º ciclo com menos de quatro salas, ou seja, com mais de um ano de escolaridade na mesma sala.

Segundo Lúcia Santos, “idealmente seria recomendável o encerramento de escolas com uma taxa de ocupação inferior a 50% e menos de quatro salas”, mas “cada situação tem de ser avaliada de forma individualizada, desde que não comprometendo o sucesso educativo dos alunos”.

“É importante termos em conta que no caso do pré-escolar, devido ao grupo etário envolvido, que exige maior proximidade, muitas vezes justifica-se a manutenção de estabelecimentos com menor número de crianças. Por outro lado, as especificidades territoriais no caso do 1.º ciclo também podem justificar que muitos estabelecimentos sinalizados continuem em funcionamento”, apontou.

Segundo Fátima Amorim, no ano letivo passado, uma das escolas do 1.º ciclo do concelho foi encerrada “porque o número de alunos não era o suficiente”, mas a decisão foi tomada na sequência de “uma consulta a diversas entidades”.

“Não há ninguém que queira fechar uma escola numa freguesia. Se existirem crianças em número insuficiente é algo que depois o Governo [Regional dos Açores] terá de decidir sobre esta matéria”, frisou, acrescentando que não é pedagogicamente indicado “ter uma escola a funcionar com três ou quatro crianças”.

A autarca defendeu que o documento é “uma ferramenta importantíssima de planeamento” e que permite fazer um diagnóstico ao território em termos da demografia e da rede escolar.

Questionada sobre as medidas a adotar para inverter a tendência de redução demográfica projetada, Fátima Amorim sublinhou que “a quebra de população prende-se muito com a quebra de natalidade”, lembrando que o concelho de Angra do Heroísmo perdeu 4,5% da população, de acordo com os Censos de 2021.

“Temos implementado medidas, mas isto não depende só de nós e das medidas que implementamos. Queremos cada mais pessoas a viver no concelho, mas temos todos de, em conjunto, criar condições para que estas pessoas queiram viver no concelho e que nasçam mais crianças no nosso concelho”, vincou.

A carta educativa apresenta como principais recomendações a reestruturação dos estabelecimentos de educação da rede pública, a redefinição de áreas de influência das unidades orgânicas, a manutenção da rede de infraestruturas escolares, a promoção do sucesso educativo, a reestruturação do ensino profissional e a promoção da empregabilidade.

Leia Também: Abertas inscrições para prémio de 30 mil euros para professor do ano

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World