Brincar com o diabo dá mau resultado

Nos últimos sete anos, António Costa alicerçou a sua estratégia política em dois pilares: apagar a ideia – correta – de que o PS não era um partido de contas certas. E criar uma retórica política contra o diabo. O belzebu encarnado no líder do PSD, fosse ele quem fosse. António Costa era assim uma espécie de anti-lúcifer, o otimista que não se importava com o epíteto de irritante, um malabarista que resiste a tudo e atira do precipício todos os que se lhe atravessem à frente.

Durante sete anos, António Costa fez o que quis. Do PCP, do Bloco de Esquerda, do Estado e do país. A ilusão da estabilidade política e de uma economia em crescimento valeu-lhe uma maioria absoluta, por falta de comparência, sobretudo, do principal partido da oposição.

Isto apesar de o país continuar pobre. De uma economia que nunca foi capaz de gerar o necessário aumento dos rendimentos do trabalho, de a carga fiscal continuar elevadíssima para o nível de serviços que o Estado presta e de nenhuma reforma, digna desse nome, ter sido feita.

Durante sete anos, com juros historicamente baixos, a economia a crescer e o mundo em paz, António Costa não se preocupou, por um segundo que fosse, em preparar Portugal para o próximo choque externo. A justiça ficou na mesma ou pior. A saúde bateu no fundo. A educação continua com os mesmos problemas estruturais de há décadas. A segurança social – que, segundo o PS, não tinha qualquer problema de sustentabilidade – agora corre sérios riscos. O Estado continua com pessoas a mais nuns sítios e pessoas a menos noutros. Mas, sobretudo, com ordenados miseráveis e uma capacidade de recrutamento cada vez menor.

Durante sete anos, a prioridade foi manter os pensionistas felizes com os aumentos extraordinários em cima de reformas miseráveis, os funcionários públicos iludidos com a ideia de que um dia, quem sabe, talvez os aumentos fossem alguma coisa que se visse. O salário mínimo foi subindo administrativamente, sem qualquer adesão à produtividade ou ao crescimento económico. O défice controlado à custa de cativações e outras artimanhas orçamentais. E subsídios. Muitos subsídios. A velha tática socialista para se manter no poder, que é a de distribuir dinheiro para a fatia do eleitorado que decide eleições.

Durante sete anos, António Costa aproveitou como pôde e o mais que pôde o ódio com que os pensionistas e os funcionários públicos ficaram ao PSD depois dos anos da troika, alimentando a narrativa política de que a direita é o diabo e o PS o Cristo redentor.

Mas o diabo apareceu mesmo. E, neste caso, não está nos detalhes. A invasão da Ucrânia pela Rússia arrastou o mundo para aquilo que pode ser um novo paradigma económico. O tempo do dinheiro barato e de inflações baixas pode mesmo ter vindo para ficar durante alguns anos, ao contrário do que António Costa e Fernando Medina diziam há uns meses.

A energia é só o caso mais evidente. Não é apenas uma arma potente de Vladimir Putin contra o Ocidente, é a prova provada de que fazer negócios com ditadores dá sempre mau resultado. Portugal, que até nem depende da Rússia energeticamente – mas não deixa de sofrer os danos colaterais desta crise –, depende, no caso do gás, de países como a Nigéria ou a Argélia, que, como sabemos, são dois bons exemplos de democracias estáveis. Ainda esta semana, na CNN Portugal Summit dedicada a este tema, o ministro do Ambiente e das Alterações Climáticas lá deixou escapar que não estamos livres de cortes no abastecimento, confirmados, aliás, pelo presidente da Galp logo a seguir.

O segundo grande exemplo é a segurança social. Ao contrário do que o Governo nos quer fazer pensar, o problema de sustentabilidade não surgiu com a guerra na Ucrânia. Ele existe há décadas e não têm faltado vozes a alertar para os riscos de uma pirâmide demográfica cada vez mais invertida que pode colocar em causa a sobrevivência do sistema. Nada, rigorosamente nada, foi feito nos últimos sete anos para se reformar este setor que tem à frente da pasta uma ministra fantasma, como são quase todos os ministros de António Costa.

E eis-nos, agora, perante uma pergunta traiçoeira: quão preparado está Portugal para sobreviver a mais uma crise? A resposta tem sido dada todos os dias pelo (des)Governo. Ministros que se desautorizam em público, informação incompleta, anúncios públicos que não passam de truques de ilusionismo e uma tentativa permanente de esconder a verdade ao país: a austeridade vai voltar.

Marcelo avisou esta semana: o que vem aí não é bom. Os bancos centrais e vários organismos internacionais já o repetiram várias vezes. A Alemanha pode entrar em recessão já este ano. O Japão interveio esta semana, pela primeira vez em 24 anos, no Yen e começou a vender dólares. O diabo com que António Costa andou a gozar nos últimos sete anos está agora a bater-lhe à porta.

O assunto é sério. A Guerra da Ucrânia não é apenas um problema de segurança das democracias ocidentais. Não é apenas uma guerra temporária que mata uns milhares e depois podemos assobiar para o lado. O que estamos a viver pode ser o fim da globalização tal como a conhecemos. Pode ser a destruição de um sistema económico assente em cadeias de distribuição baratas, juros baixos e uma inflação ainda mais baixa. Qualquer brincadeira, mentira, ou tentativa de ocultação desta realidade não é apenas uma irresponsabilidade. É politicamente criminoso. O PS tem em seu poder a sua segunda maioria absoluta na história da democracia. Falta saber o que quer António Costa fazer com ela, que legado quer deixar ao país e que futuro quer deixar ao próprio Partido Socialista.

News Related

OTHER NEWS

Acompanhe em direto as emoções do Benfica-PSG com a RND (VÍDEO)

benfica_vizela_4 O Benfica enfrenta o Paris Saint-Germain em jogo a contar para a 3ª jornada do grupo H da Liga dos Campeões. Veja também: Ricardo Horta reage à transferência falhada ... Read more »

Presidente Marcelo recua até 1922 para lembrar "perigos das ditaduras"

O Presidente da República defendeu, no discurso das cerimónias do 5 de Outubro, que fazer avançar a democracia é uma missão coletiva e que nela “existe caminho para todos”. Presidente ... Read more »

País não volta a ditadura porque democracia resiste a "todos os perigos"

O Presidente da República acredita que a democracia é capaz de resistir a todos os perigos e encontrar alternativas, dando a garantia de que o país não voltará a cair ... Read more »

Wall Street fecha no 'vermelho' cessando dois dias seguidos de ganhos

A bolsa de nova Iorque encerrou hoje em baixa com o seu principal índice, o industrial Dow Jones, a recuar 0,14%, após duas sessões consecutivas de crescimento. A bolsa de ... Read more »

Cabo Delgado. Retrato de população a viver um clima de medo

É o alerta feito pela organização Médicos Sem Fronteiras, no dia em que se assinalam cinco anos, desde o início do conflito armado em Cabo Delgado. Ouvida pela Antena 1, ... Read more »

A Velha Senhora ligou a dizer que está viva

A A senhora é respeitável, venerada em Turim pelos seus largos feitos. Mas não anda bem. Apática, tristonha, nem parece a que um dia vestiu Del Piero, Zidane, Platini e ... Read more »

Izan Guevara mantem-se na GasGas em 2023 e dá o salto para o Moto2, segundo vídeo oficial

Izan Guevara mantem-se na GasGas em 2023 e dá o salto para o Moto2, segundo vídeo oficial Depois de já ter oficializado a permanência de Jake Dixon na equipa, a ... Read more »

Em dose dupla. André Silva voltou a festejar e sentenciou as dúvidas

Avançado português rubricou o 3-1 aos 77 minutos. Pouco depois de ter feito o 2-1 no encontro para o Leipzig, André Silva voltou a fazer o gosto ao pé e ... Read more »

António Silva: «Mundial? Eu sonho é jogar o próximo jogo»

António Silva: «Mundial? Eu sonho é jogar o próximo jogo» Declarações do futebolista do Benfica, António Silva, à CNN Portugal, após o empate na receção ao PSG (1-1), em jogo ... Read more »

Praga: Uma nova comunidade europeia e as explicações que Scholz terá de dar

Esta quinta-feira esperam-se 44 líderes à mesa – incluindo o presidente turco e Volodymir Zelensky (por vídeoconferência) – para perceber se a Comunidade Política Europeia inventada por Macron tem pernas ... Read more »

Moçambique: Aniversário do início do terrorismo em Cabo Delgado

Moçambique: Aniversário do início do terrorismo em Cabo Delgado Moçambique assinala, nesta quarta-feira 5 de Outubro, 5 anos do início dos ataques terroristas na província de Cabo delgado no extremo ... Read more »

A lei do mais forte

A lei do mais forte Não é por acaso que o Real Madrid é a equipa com mais Ligas dos Campeões no seu currículo. O conjunto espanhol foi feito para ... Read more »

Selecionador de Portugal sente grupo “confiante” e “motivado” para o ‘play-off’

UEFA Women’s EURO 2022 – Portugal vs Switzerland Vizela, Braga, 05 out 2022 (Lusa) – O selecionador português feminino de futebol, Francisco Neto, afirmou hoje que o conjunto das ‘quinas’ ... Read more »

Marítimo-Casa Pia: a explicação do CD sobre a expulsão de Vítor Costa

Marítimo-Casa Pia: a explicação do CD sobre a expulsão de Vítor Costa O Marítimo viu confirmada a suspensão de um jogo ao futebolista Vítor Costa, expulso na receção ao Casa ... Read more »

Andebol: FC Porto perde na Roménia e segue sem pontos na Champions

Andebol: FC Porto perde na Roménia e segue sem pontos na Champions O FC Porto perdeu na tarde desta quarta-feira na deslocação à Roménia, ante o Dínamo Bucareste, por 32-27, ... Read more »

Libertados últimos passageiros do comboio sequestrado em março na Nigéria

Os últimos 23 passageiros retidos pelos sequestradores que, em março, atacaram um comboio na região de Kaduna, na Nigéria, foram libertados, anunciaram hoje as autoridades nigerianas em comunicado. Os últimos ... Read more »

"Sabemos da importância do jogo e do que representa para nós"

A média Dolores Silva frisou que a seleção feminina de futebol se encontra com os níveis de foco “altamente elevados” para defrontar a Bélgica, na primeira ronda do ‘play-off’ europeu ... Read more »

Raphael Guerreiro surpreendeu tudo e todos com este golaço em Sevilha

Borussia Dortmund entrou praticamente a vencer no reduto da equipa de Lopetegui. O Borussia Dortmund entrou praticamente a vencer, esta quarta-feira, no reduto do Sevilla, com um grande golo de ... Read more »

Futre encontra Messi na Luz: "Só vi dois canhotos muito melhores que eu"

Antigo internacional português recorreu às redes sociais para reagir a momento com astro argentino. Paulo Futre teve nesta quarta-feira, antes do Benfica-PSG, a oportunidade de conhecer pessoalmente Lionel Messi. O ... Read more »

Wagatha Christie: o caso das WAGS que voltou a «divertir a nação»

Wagatha Christie: o caso das WAGS que voltou a «divertir a nação» O «caso» a que chamaram WAGatha Christie terminou, depois de atrair enorme atenção mediática, dos tabloides à imprensa ... Read more »

Jota tentou, mas o protagonista foi André Silva. RB Leipzig vence Celtic

Duelo da Liga dos Campeões teve três golos com selo luso. O RB Leipzig venceu nesta quarta-feira o Celtic por 3-1, em jogo da terceira jornada da fase de grupos ... Read more »

Haaland marcou dois golos ao Copenhaga e Guardiola ficou neste estado

O Manchester City cilindrou o Copenhaga nesta quarta-feira à boleia de uma grande noite de individualidades. A de destaque foi de Erling Haaland, novo suspeito do costume que até já ... Read more »

Acionistas da ECS ganham mais de 20 milhões com venda à DK

António Sousa Presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) durante uma entrevista à Agência Lusa, 20 de fevereiro de 2012 em Lisboa. (ACOMPANHA TEXTO) TIAGO PETINGA/LUSA Os acionistas da ECS ... Read more »

05 de Outubro: Situação de Portugal exige cumprimento da Constituição - PCP (C/ÁUDIO E VÍDEO)

*** Serviços áudio e vídeo disponíveis em www.lusa.pt *** Lisboa, 05 out 2022 (Lusa) – A líder parlamentar do PCP, Paula Santos, defendeu hoje que a situação que Portugal atravessa ... Read more »

Champions: Benfica-PSG, 1-1 (destaques)

Champions: Benfica-PSG, 1-1 (destaques) As figuras: os guarda-redes Vlachodimos Na primeira parte Donnarumma, na segunda Vlachodimos. Schmidt tinha avisado que era preciso contar com guarda-redes e o internacional helénico assumiu ... Read more »

ASAE detém duas pessoas por venda ilegal de bilhete para jogo entre Benfica e Paris Saint-Germain

Benfica vs Paris Saint German Lisboa, 05 out 2022 (Lusa) – A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) deteve duas pessoas por especulação e venda irregular de bilhetes para ... Read more »

Dois detidos após tentarem vender bilhetes para a Champions a 200 euros

A operação foi levada a cabo pela ASAE. A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) deteve duas pessoas por especulação na venda de bilhetes online para o jogo da ... Read more »

Juros da dívida de Portugal sobem a dois, cinco e 10 anos

New York Stock Exchange Lisboa, 05 out 2022 (Lusa) – Os juros da dívida portuguesa estavam hoje a subir a dois, a cinco e a 10 anos, alinhados com os ... Read more »

PIB italiano cresceu 1,1% em cadeia e 5% em termos homólogos

O Produto Interno Bruto (PIB) de Itália no segundo trimestre cresceu 1,1% face ao primeiro trimestre e 5% relativamente ao mesmo período de 2021, anunciou o instituto nacional de estatística ... Read more »

Benjamin Netanyahu hospitalizado a menos de um mês das eleições

Eleições estão marcada para dia 1 de novembro. O ex-primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu foi esta quarta-feira hospitalizado depois de se ter sentido mal durante o dia do jejum judaico de ... Read more »

Entradas de russos na UE estão "estáveis" apesar de mobilização parcial

As entradas de cidadãos russos na União Europeia (UE) “permanecem estáveis” apesar do anúncio da Rússia de mobilização parcial de reservistas para a guerra da Ucrânia, anunciou hoje a Agência ... Read more »

Cláudio Ramos de volta ao 'Dois às 10' após susto de saúde

O apresentador frisou que se sente “muito bem”. Depois de ter ido para o hospital no sábado, e após ter falado abertamente sobre o seu estado de saúde, Cláudio Ramos ... Read more »

Muito azul para pouco vermelho

Muito azul para pouco vermelho Passar do Brighton & Hove Albion para o Chelsea nem sempre é fácil, dado os objetivos de ambos os clubes, mas Graham Potter tem conseguido ... Read more »

Conselho Económico e Social defende que Governo reveja metas para evolução do salário mínimo

Supermercado (Getty Images) O Conselho Económico e Social (CES) defende que as metas do Governo para a evolução do salário mínimo nacional nos próximos anos devem ser revisitadas, tendo em ... Read more »

OPEP+ corta produção de petróleo

O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo vice-ministro do Petróleo do Irão, Amir Hossein Zamaninia, no final de uma conferência da OPEP A Aliança dos produtores de petróleo OPEP+, liderada ... Read more »

Schmidt: «Gostei como jogámos, mas não exageremos»

Schmidt: «Gostei como jogámos, mas não exageremos» O treinador do Benfica, Roger Schmidt, na conferência de imprensa após o jogo com o PSG, da terceira jornada da fase de grupos ... Read more »

Sorteio bizarro gera polémica: 433 pessoas ganham lotaria com chave composta apenas por múltiplos de nove

Prémio da lotaria “estranho e inusitado” nas Filipinas: 433 pessoas acertaram uma chave composta apenas por múltiplos de nove (Facebook) Uma “estranha e inusitada” vitória de um prémio da lotaria ... Read more »

"Defesas? Tento dar o meu melhor. Toda a equipa defendeu bem"

Reação do guarda-redes das águias após o empate com o PSG, em declarações à ELEVEN Análise: Acho que foi um grande jogo. Se formos neutros, acho que pode gostar-se do ... Read more »

Galtier: «Ambas as equipas tiveram ascendente, jogo com intensidade incrível»

Galtier: «Ambas as equipas tiveram ascendente, jogo com intensidade incrível» O treinador do PSG, Cristophe Galtier, na conferência de imprensa após o jogo com o Benfica, da terceira jornada da ... Read more »

O Governo “já pagou, e de forma célere, uma compensação de 176.250 euros a título de indemnização” à família do agente Fábio Guerra

O jornal Público noticiou segunda-feira que o Estado recusou atribuir a pensão de sangue aos pais de Fábio Guerra, agente da PSP, morto em Lisboa, em março de 2021 à ... Read more »
Breaking thailand news, thai news, thailand news Verified News Story Network