Marcos Pereira, cotado para suceder a Arthur Lira, reúne cúpula dos Poderes em festa de aniversário

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

BRASÍLIA – Pré-candidato à Presidência da Câmara, o deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP) reuniu a cúpula do poder em sua festa de aniversário na noite desta quarta-feira, 10, em Brasília. Desde seus adversários na disputa pelo comando da Casa legislativa até ministros do governo Lula e magistrados do Supremo Tribunal Federal (STF), quase todas as principais autoridades do País foram parabenizar o parlamentar.

Nas rodas de conversa, um dos principais assuntos era a prisão do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), que fora mantida horas antes pela Câmara com um placar apertado que dividiu o plenário. Por causa de uma indisposição, Pereira se ausentou da votação.

marcos pereira, cotado para suceder a arthur lira, reúne cúpula dos poderes em festa de aniversário

Marcos Pereira, pré-candidato à Presidência da Câmara Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Um de seus principais concorrentes na disputa pela sucessão no comando da Casa, o deputado Elmar Nascimento (BA), líder do União Brasil, justificava, durante o jantar, seu voto pela soltura do parlamentar apontado como um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018. Para Elmar, a culpa de Brazão ainda não está provada. Ao se posicionar dessa forma, ele ganhou pontos com o PL.

O líder do PSD, Antonio Brito (BA), e o líder do MDB na Casa, Isnaldo Bulhões (AL), que também são apontados como possíveis sucessores de Lira, votaram a favor de manter Brazão preso. Os dois também foram à festa prestigiar Pereira. Quem também estava lá era o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PRD-SP).

Muitos dos que estavam ali presentes apostavam no anfitrião para comandar a Câmara a partir do ano que vem, embora reconhecessem que Brito é o favorito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo. Os nomes de Hugo Motta (PB), líder do Republicanos, e de Doutor Luizinho (RJ), líder do PP, também foram citados para a disputa.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), conversou com diversas autoridades, mas evitou contato com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. O deputado rompeu relações com o articulador político do governo após divergências sobre a liberação de emendas da Saúde. Os dois perceberam a presença um do outro no local, mas nem sequer se cumprimentaram.

    Da Esplanada, também passaram por lá os ministros Fernando Haddad (Fazenda), elogiado pela relação com o Congresso, Luiz Marinho (Trabalho), André Fufuca (Esporte), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Juscelino Filho (Comunicações), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública). Representando o Judiciário, estavam lá os ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli, do STF.

    De forma reservada, alguns petistas chegaram a admitir que o governo “não vai muito bem” e tem cometido uma série de erros de comunicação, apesar de os índices econômicos, na visão deles, estarem favoráveis. A fala de Lula com a comparação entre os ataques de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto judeu foi criticada.

    O cenário político em Minas Gerais também foi um dos pontos de preocupação apontados por aliados de Lula que estavam na festa. Nas conversas, havia um temor de que o racha na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte abrisse caminho para a vitória de um candidato de extrema direita, o que poderia fortalecer o palanque da oposição para 2026.

    Lula quer que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), concorra daqui a dois anos ao governo de MG, mas alguns aliados do petista avaliaram ao Broadcast Político/Estadão que o senador pode desistir da disputa caso a direita ganhe muita força. Esses governistas ressaltaram que Pacheco não é um “fenômeno eleitoral” e disseram que o parlamentar não empolga no palanque.

    No cardápio do jantar, saladas, filé, peixe e aperitivos de entrada, como tiras de salmão. Para beber, vinho, uísque, suco e refrigerante. Uma banda tocava músicas variadas e o empresário Carlos Costa, irmão do ministro de Portos e Aeroportos, também chegou a cantar. No repertório do pernambucano, uma das canções foi Sinônimos, de Zé Ramalho.

    News Related

    OTHER NEWS

    Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

    Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

    Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

    Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

    Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

    Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

    Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

    Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

    Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

    O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

    "Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

    Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

    Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

    Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
    Top List in the World