Homem é biologicamente incapaz de sonhar; acontece com 4% da população

homem é biologicamente incapaz de sonhar; acontece com 4% da população

Em entrevista à BBC, o profissional de saúde afirmou que o seu cérebro “é como um computador com o monitor desligado ou que só armazena arquivos de texto. Não suporta jpg, png ou nenhuma imagem”

Para a maioria das pessoas, sonhar não custa nada. Até mesmo de olhos abertos, conseguimos ‘viajar’ para aquela praia paradisíaca onde gostaríamos de estar, para um lugar onde está o amor da nossa vida ou até mesmo para junto do nosso maior ídolo.

Contudo, para 4% da população, o mundo dos sonhos, compreendido como aquele território em que a mente cria histórias com imagens, sons e até mesmo cheiros enquanto dormimos ou até mesmo acordados, é algo desconhecido, pois sofrem de afantasia.

Esse é o caso do médico venezuelano Guillermo Acevedo, que reside em Espanha desde 2013. Em entrevista à BBC, o profissional de saúde afirmou que o seu cérebro “é como um computador com o monitor desligado ou que só armazena arquivos de texto. Não suporta jpg, png ou nenhuma imagem”.

Guillermo só descobriu que sofria dessa condição enquanto trabalhava em um hospital psiquiátrico. “Comecei a aprofundar meus conhecimentos em neurologia e doenças mentais e me deparei com um artigo de 2005 de Zeman, que tratava da mente cega”, relatou a partir de San Sebastián, cidade onde reside e trabalha há seis anos.

“Esse artigo descreve como as pessoas que têm afantasia pensam e como não conseguem imaginar coisas, ou seja, que não conseguem reproduzir imagens em suas cabeças. E eu pensei: ‘Mas há pessoas que fazem isso?'”, admitiu, acrescentando que pensava que sonhos e imaginação eram algo “metafórico” e que as pessoas não visualizavam de fato o que estavam contando.

“Se alguém disser para imaginar uma maçã, a pessoa fecha os olhos e visualiza uma maçã porque os neurônios do cérebro que têm a imagem da maçã são ativados, mesmo que não tenha uma maçã à frente. Eu não consigo fazer isso. Sei o que é uma maçã, conheço a forma e as cores, mas não consigo vê-la graficamente quando não a tenho na minha frente”, descreveu.

Atualmente, o médico de 35 anos compreende por que, quando era criança e lhe pediam para desenhar a família na escola, tudo era “muito esquemático, tipo boneco de palito, sem qualquer detalhe”.

Mesmo durante o sono, Guillermo não consegue sonhar. “Eu achava que não me lembrava dos meus sonhos, mas agora sei que não tenho mesmo sonhos”, explicou.

Apesar de sofrer dessa condição, isso não interfere em seu QI. Além de ser médico, possui uma cultura vasta. A incapacidade de imaginar ou sonhar só o afeta mais quando, por exemplo, gostaria de relembrar o passado, pessoas que já se foram ou lugares pelos quais passou. Ou quando precisa preparar uma viagem ou surpresa.

Mas mesmo isso é uma faca de dois gumes. “Eu sofro pouco. Quando deixo de ver a pessoa ao vivo, a dor passa. Só quando vejo uma fotografia é que me lembro. As memórias não me amarram. Eu vivo no agora”, concluiu.

Leia Também: Gaivota é flagrada ‘relaxando’ com cigarro eletrônico no bico; veja

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World