Sauber nega nova crise com Audi na F1 em meio a rumores de mudanças internas: "Projeto segue avançando"

O chefe da Sauber, Alessandro Alunni Bravi, voltou a negar sugestões de que a entrada da Audi na Fórmula 1 em 2026 estaria ameaçada novamente em meio a mudanças na direção da montadora.

A aquisição da Sauber pela Audi foi oficialmente anunciada em agosto de 2022 e, desde então, o time suíço vem intensificando sua infraestrutura e recursos humanos, especialmente após a contratação do novo CEO, Andreas Seidl. Já a Audi vem desenvolvendo sua unidade de potência em uma fábrica dedicada ao projeto da F1 em Neuberg.

Leia também:

F1: Ford está “frustrada” com Red Bull e cobra resolução urgente sobre caso Horner
F1: Mercedes revela foco de trabalho para melhorar o W15
Alonso se vê “em boa posição” para negociar vaga no grid da F1 2025

Porém, no ano passado, um nome chave para a entrada na F1, o CEO Markus Duesmann, deixou a Audi. Seu sucessor, Gernot Döllner, não compartilha do mesmo entusiasmo para com o projeto, com reportagens vindas da Alemanha sugerindo inclusive que ele estaria disposto a vender os 75% das ações compradas da Sauber para abandonar a entrada.

Na última semana, surgiram ainda indicativos de que o CDO da Audi, Oliver Hoffmann, deve ser realocado em um papel dentro do projeto F1, potencialmente como mais uma escala de burocracia entre Seidl e a direção da montadora,

Mas Bravi insistiu que tudo segue de acordo com os planos, com as mudanças na Audi não impactando a equipe.

“Há um forte comprometimento do Grupo Audi em todos os níveis”, disse ao Motorsport.com. “Sempre dissemos que a decisão de entrar na F1 não foi tomada com base na vontade de uma única pessoa, mas sim com a anuência de toda a direção da Audi. E isso foi confirmado pela junta de diretores da Audi e a junta de supervisão do Grupo VW. O compromisso está ali”.

Valtteri Bottas, Kick Sauber C44

Valtteri Bottas, Kick Sauber C44

Photo by: Erik Junius

As especulações no paddock sugerem que os investimentos necessários para alavancar a equipe, algo que está ligado ao ritmo de aquisição das ações do time suíço (25% por ano até 2025), não tem sido suficiente para criar a estrutura desejada por Seidl.

“O projeto segue avançando de acordo com a programação e a concordância entre os investidores. A dinâmica dentro da direção não é algo que vamos comentar. Mas o que sabemos é que temos um forte apoio. Andreas Seidl está trabalhando em proximidade com a Audi para desenvolver nossa equipe. Isso é o que importa”.

“Para nós, o status é bom. Estamos dando o nosso melhor em todos os níveis, junto com a Audi, tanto em Hinwil quanto em Neuberg. Não há mudanças, e com a aproximação de 2026, temos que trabalhar ainda mais”.

Bravi também reafirmou que o processo de revitalização da infraestrutura de Hinwil segue conforme programado.

“Vi isso na imprensa, os comentários sobre a Sauber ter ou não a estrutura adequada para se tornar uma equipe de fábrica. O que posso dizer é que, quando a Audi decidiu adquirir o Grupo Sauber, foi feita uma investigação completa em todos os níveis, incluindo nossa fábrica e tecnologia”.

“Sabemos que, para nos tornarmos competitivos, buscando uma posição de ponta, temos que melhorar nossa infraestrutura, expandir, em número de funcionários e investir em tecnologia, como as demais equipes”.

Alessandro Alunni Bravi, Team Representative, Stake F1 Team at the Press Conference

Alessandro Alunni Bravi, Team Representative, Stake F1 Team at the Press Conference

Photo by: Simon Galloway / Motorsport Images

“Vimos nos últimos anos as equipes construindo novos túneis de vento, criando sedes com tecnologia de ponta. Todas investiram nisso e em pessoal. Estamos fazendo o mesmo. Teremos os recursos para atingir nosso objetivo. A F1 é um esporte tecnológico. Então não é uma jornada de um ano. É um processo que começamos sob a liderança de Andreas”.

“Então há e haverá tudo em mãos para fazermos um bom trabalho, segundo a programação necessária para evoluirmos de equipe independente para uma de fábrica. É um grande passo, logicamente”.

Bravi ainda minimiza as chances dessas especulações virarem uma distração para a equipe, que busca pilotos e segue recrutando pessoal técnico importante.

“Não vejo como distração, porque todos que estamos conversando, pilotos e engenheiros, deixamos claro o projeto. Eles sabem dos nossos prazos, quem é o líder do grupo, Andreas Seidl, e sua visão. Somos transparentes. Acho que já performamos um bom plano de recrutamento, e veremos pessoas chegando todas as semanas”.

Motorsport.com faz balanço completo da pré-temporada da F1 2024

 

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: fatores externos podem ofuscar pré-temporada da F1′ 24?

Your browser does not support the audio element.

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

SpotifyDeezer Apple PodcastsGoogle PodcastsAmazon Music

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World