Ucrânia acusa Coreia do Norte de fornecer mísseis à Rússia

Os Serviços de Segurança Ucranianos (SBU) acusaram hoje a Rússia de utilizar mísseis de fabrico norte-coreano para efetuar ataques contra alvos civis na Ucrânia.

“Estamos a falar de mísseis balísticos Hwasong-11 (KN-23/24) (…) De acordo com a nossa investigação, as tropas russas dispararam mais de 20 [destas] armas norte-coreanas contra a Ucrânia”, afirmou o SBU em comunicado.

O organismo acrescentou que estes ataques mataram “pelo menos 24 civis” e feriram mais de uma centena de pessoas na Ucrânia.

O SBU divulgou também imagens de supostos destroços dos mísseis.

De acordo com a mesma fonte, os mísseis norte-coreanos foram utilizados na Ucrânia em 30 de dezembro de 2023 na região meridional de Zaporijia, e depois no início de janeiro em Kyiv, num ataque contra um edifício que matou quatro pessoas e feriu cerca de 50 civis.

De acordo com o SBU, estes mísseis foram também utilizados em ataques contra cinco localidades na região de Donetsk (leste), matando 17 civis, e contra a cidade de Kharkiv, matando três pessoas e ferindo mais de 60.

A Rússia e a Coreia do Norte, que mantêm boas relações desde a Guerra Fria, promoveram a aproximação diplomática nos últimos meses.

A Coreia do Sul e os Estados Unidos afirmam que, apesar das sanções das Nações Unidas, Pyongyang está a enviar armas para a Rússia para apoiar o ataque à Ucrânia, possivelmente em troca de assistência técnica para o programa de satélites espiões. Moscovo rejeita estas acusações.

Os analistas alertaram recentemente para o facto de a Coreia do Norte poder testar mísseis de cruzeiro antes de os enviar para a Rússia para serem utilizados na Ucrânia.

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, deslocou-se à Rússia em setembro do ano passado para se encontrar com o Presidente russo, Vladimir Putin, que deverá visitar Pyongyang.

Leia Também: Ucrânia vive situação mais precária desde início da invasão russa

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World