Museu da Vida de Cristo reabre em Fátima e poderá abrir também à noite

O Museu da Vida de Cristo foi inaugurado em abril de 2007, apresentando 210 figuras de cera, distribuídas por 33 cenas, o mesmo número de anos que viveu Jesus, num edifício que contava ainda com estabelecimentos comerciais e parque de estacionamento com dois pisos, numa área total de 4.000 metros quadrados

museu da vida de cristo reabre em fátima e poderá abrir também à noite

Museu da Vida de Cristo reabre em Fátima e poderá abrir também à noite

O Museu da Vida de Cristo, em Fátima, vai reabrir no dia 15 de março, disse hoje o representante da Renowned Champion, imobiliária que comprou o espaço em 2021 na sequência da insolvência do anterior proprietário.

Segundo Rui Falcão, o espaço vai reabrir naquela data, com a “mesma exposição” e após uma “série de intervenções” necessárias devido ao facto de o museu ter estado fechado vários anos.

Rui Falcão, que não divulgou o valor das intervenções, adiantou à agência Lusa que o museu vai estar aberto diariamente, das 10:00 às 19:00, havendo a hipótese de abrir também à noite.

“Estamos a estudar a possibilidade, em colaboração com os hotéis, de podermos abrir [o museu] algumas noites, para poder ser visitado por turistas que optem por dormir em Fátima”, referiu, esclarecendo que o espaço vai ter seis trabalhadores.

O representante da Renowned Champion referiu que o parque de estacionamento no edifício do museu vai também reabrir “muito em breve”.

“Estamos só a acabar algumas reparações”, declarou.

Quanto à parte comercial, que tem 35 lojas, este responsável afirmou que a expectativa é reabrir “dentro de poucos meses”, esclarecendo que é necessário falar com os proprietários das cerca de 15 lojas que não são propriedade da empresa.

“Faria todo o sentido que fosse uma abertura concertada, para se poderem abrir todos os espaços em simultâneo”, declarou, adiantando que o objetivo é, também, dinamizar o espaço com iniciativas como exposições temporárias e ‘workshops’ entre outras atividades.

Questionado sobre o interesse da imobiliária nesta área específica de museus e, neste caso, de índole religioso, Rui Falcão apenas disse que “houve aqui algo de caráter mais emocional quando foi comprada esta massa insolvente, que tinha a ver com as peças e com a exposição em si da parte do investidor”.

“A compra do museu em si teve a ver com o caráter religioso”, acrescentou Rui Falcão.

O Museu da Vida de Cristo foi inaugurado em abril de 2007, apresentando 210 figuras de cera, distribuídas por 33 cenas, o mesmo número de anos que viveu Jesus, num edifício que contava ainda com estabelecimentos comerciais e parque de estacionamento com dois pisos, numa área total de 4.000 metros quadrados.

A sentença de insolvência da dona do Museu da Vida de Cristo, por dívidas de 6,1 milhões de euros, data de 30 de janeiro de 2017, sendo que no ano anterior ainda tentou implementar um Processo Especial de Revitalização, mas não obteve a aprovação da totalidade dos credores.

Entre as razões invocadas para a insolvência, os proprietários referiam a redução do número de visitantes, de 80.000 em 2010 para 38.000 em 2015 e 2016, mostrando “a verdadeira dimensão da crise” que afetou o país e Fátima, que vive essencialmente do turismo religioso.

Em 28 de março de 2017, a assembleia de credores da Vida de Cristo – Parques Temáticos, proprietária do museu, determinou, na Secção de Comércio da Comarca de Santarém, o encerramento da atividade e a venda dos ativos da empresa.

A decisão, que apenas contou com o voto contra do representante dos trabalhadores, foi tomada por três dos credores, tendo ficado a comissão de credores a ser presidida pela Caixa Geral de Depósitos, principal credora (3,6 milhões de euros dos 6,1 milhões em dívida).

Em maio de 2021, o Museu da Vida de Cristo, no concelho de Ourém, foi vendido por 1,1 milhões de euros contra o mínimo inicial fixado em 2017 em perto de 5,9 milhões de euros.

Segundo o processo, consultado então pela Lusa, a escritura da venda realizou-se nesse mês, tendo a massa insolvente recebido um total de 1,1 milhões de euros pagos pela imobiliária Renowned Champion, com sede em Lisboa.

A sociedade anónima Renowned Champion, criada em 2013, opera no setor de compra e venda de bens imobiliários.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World