Tour virtual permite conhecer a Serra da Capivara sem sair de casa

tour virtual permite conhecer a serra da capivara sem sair de casa

Turistas observam as pinturas rupestres. cavernas com pinturas rupestres

Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no estado do Piauí, lançou uma novidade tecnológica que promete ampliar o acesso ao local. Em um passeio virtual que abrange toda a região, o visitante tem a sensação de estar fazendo um sobrevoo pelo local e visitando o parque sem sair de casa.

tour virtual permite conhecer a serra da capivara sem sair de casa

Serra da Capivara

Na visita virtual, é possível ingressar no sítio arqueológico, nos mirantes e apreciar a paisagem geológica, cultural e natural.

Créditos: Divulgação/MTur

O projeto permite ver, em detalhes, as pinturas rupestres gravadas nos diversos paredões, por meio de uma parceria com o Serviço Geológico do Brasil. A ideia é disponibilizar imagens e linguagem acessível, para complementar a experiência dos visitantes.

tour virtual permite conhecer a serra da capivara sem sair de casa

Boqueirão da Pedra Furada, na Serra da Capivara

O projeto monta dezenas de imagens em 360º de toda a paisagem, incluindo paredões, mirantes e rochas esculpidas pelo tempo. As pessoas podem visualizar essas imagens em ótima qualidade gratuitamente através do link (http://geoportal.sgb.gov.br/360serradacapivara/).

Serra da Capivara

Em 1979, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) criou o Parque Nacional Serra da Capivara para preservar vestígios arqueológicos da mais remota presença do homem na América do Sul. Concluiu-se a demarcação do parque em 1990 e o parque está subordinado ao ICMBio.

Créditos: Otavio-Nogueira

Por sua importância, a Unesco o inscreveu na Lista do Patrimônio Mundial em 13 de dezembro de 1991, e também na Lista Indicativa brasileira como patrimônio misto.

Com uma área de aproximadamente 130 mil hectares, está localizado no sudeste do Estado do Piauí e ocupa parte dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias.

A distância que o separa da capital do Estado, Teresina, é de 530 quilômetros. Em seu entorno foi criada uma Área de Preservação Permanente (APP) com dez quilômetros de raio, que constitui um cinturão de proteção suplementar. Com isso, os sítios estão protegidos e íntegros no que concerne à sua preservação física e à sua compreensão.

Créditos: Augusto Pessoa/Wikimedia Commons

Ecoturismo

É um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.

Na prática, o ecoturismo pressupõe o uso sustentável dos atrativos turísticos.

Veja também: Cidade paulista é eleita destino mais acolhedor do Brasil

Veja também: 5 passeios românticos para fazer em Lisboa

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World