PS exige remoção dos cartazes do 25 de novembro de 1975 "em nome da verdade e do rigor"

O Partido Socialista da Câmara de Lisboa argumenta que as imagens usadas nos cartazes para a celebração do 25 de novembro não ilustram essa data e, por isso, devem ser removidos. A celebração do dia 25 em 1975 está a gerar confronto em Lisboa, com a esquerda a opor-se e os socialistas a não quererem dividir a sociedade.

PS exige remoção dos cartazes do 25 de novembro de 1975 “em nome da verdade e do rigor”

O PS na Câmara de Lisboa pediu esta sexta-feira ao presidente do executivo municipal, Carlos Moedas (PSD), que remova a imagem e os cartazes de celebração do 25 de Novembro de 1975, por não serem ilustrativas da data.

“Em nome da verdade e do rigor que se impõe, e de modo a evitar que se consolide uma ideia errada do 25 de Novembro [de 1975] junto de milhares de lisboetas, o PS solicitou hoje a Moedas que remova a imagem e os cartazes em causa, protegendo a reputação do município”, informaram os socialistas.

De acordo com a vereação do PS, a imagem presente nos cartazes de celebração do 25 de Novembro de 1975, que foram colocados um pouco por toda a cidade, não é ilustrativa da data, confirmando ser de um comício do partido, então liderado por Mário Soares, em julho de 1975.

A agência Lusa questionou a Câmara de Lisboa sobre o que pretende fazer na sequência do pedido do PS e como é que o diferendo será resolvido nas vésperas da celebração do 48.º aniversário do 25 de Novembro de 1975, aguardando ainda uma resposta.

A favor e contra

Na terça-feira, a Câmara de Lisboa divulgou várias iniciativas na cidade para “recordar e assinalar” o 25 de Novembro de 1975, apesar de ter sido, anteriormente, aprovado um voto de condenação à decisão de celebrar a data.

Proposto pelo PCP, o voto de condenação relativo às comemorações do 25 de Novembro de 1975, que foram inicialmente anunciadas por Carlos Moedas na celebração do 5 de Outubro de 1910 (Implantação da República Portuguesa), foi aprovado com votos a favor de PS, BE, PCP, Livre e Cidadãos Por Lisboa (eleitos pela coligação PS/Livre) e contra da liderança PSD/CDS-PP, que governa sem maioria absoluta.

A condenação foi justificada com o argumento de a celebração do 25 de novembro de 1975 constituir “uma tentativa de menorizar a dimensão e significado da Revolução de Abril”, em 25 de Abril de 1974.Na terça-feira, o PS na Assembleia Municipal de Lisboa acusou a coligação “Novos Tempos” (PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança) de fazer “uma grande operação de ‘marketing'” em torno do 25 de Novembro de 1975.

“Comemorar o 25 de Novembro não se confunde com a construção de uma narrativa que pretende apoucar o 25 de Abril e pretende fazer o 25 de Novembro a data fundadora da democracia”, declarou o deputado do PS José Leitão, no âmbito da discussão de uma recomendação para honrar e comemorar o 25 de Novembro de 1975, subscrita pela coligação “Novos Tempos” e pela Iniciativa Liberal (IL).

A recomendação, que propunha a atribuição do topónimo “25 de Novembro de 1975” a um arruamento da cidade de Lisboa (uma rua, ou um largo ou praça, ou uma avenida ou alameda) e um conjunto de comemorações do cinquentenário da data, foi rejeitada com os votos contra de BE, Livre, PEV, PCP, PS e dois deputados independentes do Cidadãos Por Lisboa (eleitos pela coligação PS/Livre).

Votaram a favor PSD, PAN, IL, MPT, PMP, Aliança, CDS-PP e Chega.

“O voto que os Novos Tempos apresentam é a legitimação pretendida por uma grande operação de ‘marketing’ que está em curso com a distribuição nas caixas de correio, em ligação com o Instituto Mais Liberdade, que pretendem concentrar a nossa atenção num debate histórico sem rigor para nos afastar da denúncia da degradação da qualidade de vida e da incompetência com que os Novos Tempos gerem a cidade”, referiu o socialista José Leitão, salientando que o PS não compactua com interpretações sem rigor histórico sobre o 25 de Novembro.

Defendendo a comemoração do 25 de Novembro de 1975, o líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal de Lisboa, Luís Newton, disse que a “data representou uma concretização da ambição que Abril [de 1974] criou”.

“Quando hoje procuramos celebrar o 25 de Novembro não pretendemos de forma alguma que isso apague Abril […] . O 25 de Novembro de 1975 é o que dá alma e corpo e consequência à ambição do grande momento nacional que foi o 25 de Abril de 1974”, realçou.

A recomendação dirigida à câmara pretendia também que as comemorações da data contemplassem “um novo monumento alusivo e evocativo, dedicado à perpetuação, no espaço público da cidade, da memória do 25 de Novembro de 1975”.

Nesse âmbito, o PS propôs uma saudação ao triunfo da democracia no 25 de Novembro de 1975, voto que foi aprovado com os votos a favor de Livre, PS, PSD, PAN e IL.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World