Especialistas querem antecipar para os 45 anos rastreio do cancro colorretal

especialistas querem antecipar para os 45 anos rastreio do cancro colorretal

A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) quer antecipar cinco anos, para os 45, a idade recomendada de rastreio do cancro colorretal, porque em 10 anos se registou uma duplicação de casos em pessoas com menos de 50 anos.

O apelo do presidente da SPG, Pedro Narra Figueiredo, em declarações à Lusa, surge no mês em que se assinada a Luta Contra o Cancro do Intestino, e centra-se no facto de este cancro ser “facilmente prevenível” e com rastreio – através de colonoscopia.

Este exame consegue “detetar uma pequena lesão e curar as pessoas”.

O cancro digestivo, no seu global, constitui cerca de um quarto de todos os cancros e é responsável por 35% das mortes, mas dentro deste, o cancro colorretal (do intestino) tem um peso muito importante, segundo dados da SPG.

“Em Portugal são 7.000 novos casos por ano e é o segundo cancro mais frequente nas mulheres, logo a seguir ao cancro da mama”, afirmou o presidente, considerando o cancro do cólon e do reto (cancro do intestino no global) o segundo cancro mais frequente no homem, logo a seguir ao da próstata.

“Sob todos os pontos de vista, quer no homem quer na mulher, é de facto um tumor muito frequente e com uma taxa de mortalidade de 50%. Metade dos doentes vêm a morrer com cancro do intestino”, alertou o especialista em gastrenterologia.

Acresce a isto o aspeto “muito relevante”, assegurou o especialista, de estar claramente a aumentar o número de doentes mais jovens, entre os 45 e os 50 anos, com cancro do intestino.

Este limiar dos 50 anos é importante porque o rastreio deste cancro está recomendado a partir dessa idade, mas Pedro Narra Figueiredo assegura que uma atitude preventiva pode baixar este aumento de casos nos mais jovens na última década.

“Estamos a lutar e a chamar a atenção para a importância de passar a idade de início de rastreio deste cancro, dos 50 anos, para os 45 anos face a este grande aumento de casos de cancro nesta faixa etária”, contou.

Há uma década, a proporção de casos de cancro colorretal abaixo dos 50 anos era de 5% da totalidade destes tumores, sendo atualmente de 10%.

Numa década registou-se uma duplicação dos casos de cancro colorretal em pessoas com menos de 50 anos, constatou.

Este aumento da incidência do cancro colorretal tem sido associado, por um lado, ao envelhecimento da população, porque estes tumores são mais frequentes nas faixas etárias mais avançadas, e por outro lado ao aumento da prevalência de fatores de risco relacionados com o estilo de vida.

Além do rastreio, a prevenção deste cancro, explicou, passa por ter um estilo de vida saudável, assente em quatro fatores: abstinência de álcool e tabaco, combater a obesidade e praticar exercício físico.

A prevenção deve ser o foco da atenção nas políticas de saúde, defende a SPG, lembrando que, no caso do cancro do intestino, é “extraordinariamente eficaz” na redução da morbilidade e mortalidade”.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World