Moscovo admite dialogar com Kiev, mas quer ficar com regiões anexadas após a invasão

Moscovo juntou Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia à Península da Crimeia

moscovo admite dialogar com kiev, mas quer ficar com regiões anexadas após a invasão

Moscovo admite dialogar com Kiev, mas quer ficar com regiões anexadas após a invasão

A Rússia admitiu esta sexta-feira dialogar com a Ucrânia com base nos acordos de Istambul discutidos com Kiev em março de 2022, desde que tenham em conta “a nova realidade” no terreno.

“Pode basear-se, entre outras coisas, nesse documento [de Istambul], mas, desde então, houve muitas mudanças, temos novas regiões inscritas na Constituição, o que não existia há dois anos”, disse o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov.

O porta-voz do Kremlin referia-se às regiões anexadas pela Rússia desde que invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022.

Sete meses depois da invasão, em setembro, Moscovo juntou Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia à Península da Crimeia, que já tinha anexado em 2014.

“Portanto, há uma série de novas realidades das quais não se pode abstrair, mas ao mesmo tempo [o acordo de Istambul] pode ser a base para iniciar as negociações”, disse Peskov, citado pela agência espanhola EFE.

Peskov lamentou na quinta-feira que a Ucrânia tivesse decidido proibir por decreto qualquer negociação com a Rússia e disse que o Presidente russo, Vladimir Putin, tem expressado repetidamente a vontade de dialogar.

“Mas ainda não vemos nenhuma oportunidade para isso”, disse Peskov.

Segundo meios de comunicação social russos independentes, a Turquia propôs um projeto de acordo a Moscovo e Kiev, que inclui o congelamento das hostilidades e referendos em 2040 nos territórios ucranianos anexados por Moscovo.

A Ucrânia e a generalidade da comunidade internacional não reconhecem a anexação das cinco regiões pela Federação Russa.

Kiev tem exigido a retirada das tropas russas de todo o território ucraniano, incluindo a Crimeia, como pré-condição para eventuais negociações de paz com Moscovo.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World