BC reduz juros em 0,25 ponto porcentual, para 10,50%, em decisão dividida

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

BRASÍLIA – Confirmando o abandono da indicação dada na última reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu a taxa Selic em 0,25 ponto porcentual (pp.) nesta quarta-feira, 8, interrompendo um ciclo de seis cortes consecutivos de 0,50 pp.

Os juros básicos da economia caíram de 10,75% para 10,50% ao ano, em decisão dividida dos nove membros do colegiado — inclusive, dos quatro indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que segue reclamando do patamar dos juros no País. Foram 5 votos a 4.

Votaram por uma redução de 0,25 ponto porcentual os membros mais antigos do Copom: o presidente do BC, Roberto Campos Neto, Carolina de Assis Barros, Diogo Abry Guillen, Otávio Ribeiro Damaso e Renato Dias de Brito Gomes. Já os indicados pelo governo Lula votaram por uma redução de 0,50 pp.: Ailton de Aquino, Gabriel Galípolo, Paulo Picchetti e Rodrigo Teixeira.

A redução no ritmo de corte — apesar da indicação da autoridade monetária de que manteria a redução de 0,50 pp. neste encontro — já estava dividindo o mercado. Era levemente majoritária a expectativa de que a cúpula do BC optaria por uma redução menor da taxa, de 0,25 ponto porcentual, interrompendo o ciclo de 0,50 pp. iniciado em agosto do ano passado.

bc reduz juros em 0,25 ponto porcentual, para 10,50%, em decisão dividida

Na reunião anterior do Copom, BC havia sinalizado que para promover uma nova redução de 0,5 ponto porcentual na Selic era preciso a confirmação de um ‘cenário esperado’ Foto: Wilton Junior/Estadão

Conforme a pesquisa do Projeções Broadcast, a diminuição do ritmo para 0,25 pp. era a aposta de 25 das 45 casas consultadas (55%). Duas semanas antes dessa reunião, a avaliação preponderante era de novo corte de meio ponto na taxa básica de juros — 20 instituições permaneciam nesta posição.

Ao justificar a decisão desta quarta, o BC disse entender que a decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2025. “Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego”, repetiu o Copom.

Ambiente externo

O Copom destacou em seu comunicado as incertezas em relação ao ambiente externo, principalmente relacionadas à condução da política monetária nos Estados Unidos.

“O ambiente externo mostra-se mais adverso, em função da incerteza elevada e persistente referente ao início da flexibilização de política monetária nos Estados Unidos e à velocidade com que se observará a queda da inflação de forma sustentada em diversos países”, pontuou.

O Copom voltou a destacar que os bancos centrais das principais economias seguem determinados em promover a convergência das taxas de inflação para suas metas, apesar das pressões dos mercados de trabalho. “O comitê avalia que o cenário segue exigindo cautela por parte de países emergentes”, destacou.

O órgão apontou ainda que o cenário doméstico trouxe um conjunto de indicadores econômicos e de trabalho com mais dinamismo do que o esperado. “A inflação cheia ao consumidor manteve trajetória de desinflação, enquanto medidas de inflação subjacente se situaram acima da meta para a inflação nas divulgações mais recentes”, pontuou o comunicado.

Próximos passos

O Copom optou por não dar nenhuma indicação sobre os próximos passos. “O comitê também reforça, com especial ênfase, que a extensão e a adequação de ajustes futuros na taxa de juros serão ditadas pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta”, disse o comunicado. Foi o único recado do BC sobre os próximos passos.

Apesar da divisão dos votos, o Copom fez questão de enfatizar que, unanimemente, avalia que o cenário global incerto e o cenário doméstico marcado por resiliência na atividade e expectativas desancoradas demandam maior cautela.

“O comitê ressalta, ademais, que a política monetária deve se manter contracionista até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”, completou o documento.

O Copom ainda repetiu que a conjuntura atual, caracterizada por um estágio do processo desinflacionário que tende a ser mais lento, expectativas de inflação desancoradas e um cenário global desafiador, demanda serenidade e moderação na condução da política monetária.

Inflação

As projeções oficiais do BC para a inflação subiram, conforme o comunicado do Copom. No cenário de referência, que utiliza câmbio variando conforme a Paridade do Poder de Compra (PPC) e juros do Relatório de Mercado Focus, o BC alterou a projeção do IPCA de 2024 de 3,5% para 3,8%. Para 2025, a atualização foi de 3,2% para 3,3%.

Também considerando o cenário de referência, a autarquia atualizou no Copom as projeções para os preços administrados. Em 2024, a estimativa passou de 4,4% para 4,8%. Já em 2024, variou de 3,9% para 4,0%.

Nesse cenário, o BC considera ainda que o preço do petróleo deve seguir aproximadamente a curva futura pelos próximos seis meses e passar a aumentar 2% ao ano na sequência. Também adota a hipótese de bandeira tarifária “verde” em dezembro de 2024 e 2025.

No mercado, a expectativa de inflação do Boletim Focus deste ano variou para baixo entre os dois encontros do Comitê, (de 3,79% para 3,72%) enquanto, para 2025, foco principal da política monetária, houve aumento – de 3,50% para 3,64%. Tanto as projeções do Copom quanto as do mercado seguem acima da meta contínua, de 3,00%. Para horizontes mais longos, o Focus também mostra desancoragem.

Juro real

Mesmo com a nova baixa, o País segue em segundo lugar no ranking mundial dos juros reais (descontada a inflação à frente). Segundo levantamento do site MoneyYou com 40 economias, o Brasil passa a ter uma taxa de juros real de 6,54%, apenas atrás da Rússia (7,79%). Em terceiro, aparece o México (5,88%).

A média das 40 economias pesquisadas é de 0,12%. Até o Copom de março, o juro neutro brasileiro, que não estimula nem contrai a economia e, consequentemente, não acelera nem alivia a inflação brasileira, era estimado pelo BC em 4,5%, embora o mercado já considerasse uma taxa maior, de 5,0%.

OTHER NEWS

22 minutes ago

Beaver Baseball: Bittersweet Series Win

22 minutes ago

US troops will complete their withdrawal from Niger by mid-September, the Pentagon says

22 minutes ago

Mikel Arteta determined to 'push the limits' after Premier League loss

22 minutes ago

Springer slides down, then steps up as Manoah tosses gem in win vs. Rays

22 minutes ago

Euro 2024: The oldest players ever to play at the Euros

23 minutes ago

The trans Mexican drug lord musical compared to both ‘Sicario’ and ‘Mrs. Doubtfire’ lights up Cannes

24 minutes ago

So what next? – Pep Guardiola questions long-term future after title success

24 minutes ago

When will the Northern Lights be visible again? Space forecasters have their say

24 minutes ago

Scott Lindsey explains how grief fuelled Crawley Town’s League Two play-off triumph

28 minutes ago

IF starring Ryan Reynolds lands at the top of a lackluster box office with less-than-expected $35M in ticket sales

28 minutes ago

Foreign students could be barred from taking 'low quality' postgraduate courses in Britain under new plans to cut 'graduate route' immigration

28 minutes ago

Adorable Premier League moment when Phil Foden's lad Ronnie, 5, struggles to pop open a champagne bottle to join in the fun after his dad's team Man City wins

28 minutes ago

Comedy is being 'policed by the Left' with 'sensitivities that seem out of proportion to the joke', says Office co-writer Stephen Merchant

28 minutes ago

ANDREW PIERCE: The Labour Party's empty benches... and empty promises

29 minutes ago

Biden mocked for apparent small showing of supporters in Dem city: ‘Nobody cared’

29 minutes ago

6 people killed, 10 others injured in Idaho when pickup crashes into passenger van

29 minutes ago

Donald Trump Floats Hannibal Lector As Possible VP Pick In Searing 'SNL' Open

29 minutes ago

Xander Schauffele pronunciation: A guide to saying golfer's full name and family origin

29 minutes ago

President of Iran feared dead during helicopter crash

29 minutes ago

Naomi Campbell's Teal Satin Gown Steals the Show in Cannes

29 minutes ago

Trump ‘does not like to surround himself with yes people,’ says Ben Carson

29 minutes ago

Parroting Trump, GOP Rep. Donalds Baselessly Accuses Biden of Using ‘Injections' to ‘Look Coherent'

29 minutes ago

Kody or Roger? Give me Kody: Phillies 11 Nationals 5

30 minutes ago

ChatGPT, Meta AI, Gemini: Which free-to-use chatbot is the best?

30 minutes ago

Ever looked yourself up on a chatbot? Meta AI accused me of a workplace scandal

30 minutes ago

Experiments on children using infected blood likened to actions of Nazi doctors

30 minutes ago

Rinus VeeKay overcomes early crash with final flourish to make Indianapolis 500 pole shootout

30 minutes ago

Songoliath felled by Lupus in Japanese club rugby

30 minutes ago

Adams left out once again as Bournemouth wraps Premier League season

30 minutes ago

Airstrike kills 27 in central Gaza and fighting rages as Israel's leaders are increasingly divided

32 minutes ago

Jurgen Klopp’s Liverpool goodbye message in full: ‘I am one of you now. I will never walk alone again'

32 minutes ago

4-star recruit Dakorien Moore decommits from LSU

32 minutes ago

Max Verstappen Maintains Control with F1 Victory at Imola and Virtual Nurburgring 24 Hours

32 minutes ago

Soccer-No smiles for Postecoglou until Spurs achieve his 'lofty ambitions'

32 minutes ago

Dockers set to welcome back Sean Darcy for Pies test

34 minutes ago

'White Witch of Rye' barrister, 42, faces jail for harassing 'wizard', 82, after she 'took control of his bank account and what he ate, drank and wore'

35 minutes ago

East Lismore, NSW: Father and his two-year-old son are found dead in a home during welfare check

35 minutes ago

Quadruple amputee Kentucky nurse Cindy Mullins shows off her new 'prototype arm' and 'pink sparkly legs' in health update

36 minutes ago

Xavi offers fresh update on his future after Barca beat Rayo

36 minutes ago

Wall Street ends mixed, indexes notch up weekly gains

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch