Iémen pede ajuda urgente à ONU para evitar catástrofe ambiental no Mar Vermelho

Vice-presidente da Autoridade para os Assuntos Marítimos, Yaslam Mubarak, revelou que um navio atacado por Htis transportava cerca de 22 mil toneladas de fosfato de amónio, um produto altamente tóxico

iémen pede ajuda urgente à onu para evitar catástrofe ambiental no mar vermelho

Iémen pede ajuda urgente à ONU para evitar catástrofe ambiental no Mar Vermelho

O Iémen apelou esta segunda-feira à ONU para que ajude a evitar uma “catástrofe ambiental iminente” devido ao despejo de milhares de toneladas de fertilizantes no Mar Vermelho pelo navio que naufragou após o ataque dos Hutis.

O ministro da Água e do Ambiente do Iémen, Tawfiq Al Sharjabi, revelou hoje que contactou o Gabinete Regional do Ambiente da ONU para a Ásia Ocidental “para solicitar assistência e apoio técnico e logístico urgentes para evitar uma catástrofe ambiental iminente, caso o navio se afunde ou vaze quantidades de materiais carregados a bordo”.

Com o intuito de “convocar o proprietário do navio e trabalhar para o rebocar para fora das águas territoriais iemenitas”, o governante disse ainda ter contactado a Autoridade Regional para a Preservação do Ambiente do Mar Vermelho e do Golfo de Aden e a Autoridade Geral para os Assuntos Marítimos do Iémen.

O objetivo é conseguir implementar as medidas necessárias para garantir a proteção do ambiente marinho e da biodiversidade locais, acrescentou o ministro numa conferência de imprensa citado pela agência de notícias Europa Press.

Já em coordenação com a Guarda Costeira e o Departamento de Assuntos Marítimos, o Governo ordenou o envio de uma equipa de especialistas das duas agências para Mokha, a cidade mais próxima da localização do navio “Rubymar”.

Estas são as primeiras medidas do gabinete de crise formado pelo governo iemenita para lidar com o desastre ambiental resultante do derrame do navio de bandeira belga, que foi atacado na passada segunda-feira pelos Hutis quando atravessava o Golfo de Aden. Segundo o ministro, “o navio atacado não estava carregado de armas nem se dirigia para Israel, como alegaram as milícias Hutis. Quando foi atacado no Mar Vermelho dirigia-se para a Bulgária e o seu ataque prejudica o Iémen e os iemenitas em vários domínios e não serve os irmãos palestinianos e a sua causa justa”.

Ainda de acordo com o governante, o navio, com 171 metros de comprimento e 27 metros de largura, “tem tanques a granel que transportam uma quantidade de fertilizantes, óleos e combustível”.

O vice-presidente da Autoridade para os Assuntos Marítimos, Yaslam Mubarak, acrescentou que o navio transportava cerca de 22 mil toneladas de fosfato de amónio, um produto altamente tóxico, mas não avançou qual a quantidade já libertada para o mar. A direção do navio atacado é a Síria e a tripulação composta por 24 pessoas: 11 sírios, seis egípcios, três indianos e quatro filipinos, que foram evacuados para Djibuti.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World