EDP vende menos eletricidade na Península Ibérica no primeiro trimestre e produção global recua

A EDP aumentou a sua capacidade instalada no primeiro trimestre, mas viu a produção recuar 1%. Maior queda teve o negócio de comercialização de eletricidade na Península Ibérica, com a EDP a perder clientes e a fornecer menos energia do que no ano passado

edp vende menos eletricidade na península ibérica no primeiro trimestre e produção global recua

Miguel Stilwell de Andrade, presidente executivo da EDP.

O grupo EDP fechou o primeiro trimestre com uma queda de 14% na comercialização de eletricidade na Península Ibérica, para 7261 gigawatt hora (GWh), revelou a empresa na divulgação ao mercado dos dados operacionais do arranque do ano.

Segundo o documento enviado esta quinta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a venda de eletricidade em Portugal no mercado liberalizado caiu 6%, para 4429 GWh, enquanto no mercado regulado baixou 16%, para 798 GWh. Em Espanha a queda foi mais pronunciada: a comercialização de eletricidade pela EDP desceu 29%, para 2034 GWh.

Estas descidas refletiram no mercado português uma perda de clientes, com o número de de clientes no mercado livre a baixar 5%, para 3,68 milhões, e no mercado regulado a cair 7%, para 902 mil. Em Espanha o número de clientes permaneceu estável mas houve uma queda nas vendas a grandes clientes empresariais, explica a EDP.

No que respeita à comercialização de gás na Península Ibérica a EDP também registou uma queda de 18% no primeiro trimestre, para 1441 GWh, com particular destaque para a descida das vendas no mercado liberalizado em Portugal.

Produção desliza 1%

Por outro lado, no negócio da produção de eletricidade a EDP teve a nível global um ligeiro recuo, com o volume de eletricidade produzida no primeiro trimestre a baixar 1% em termos homólogos, para 17.405 GWh.

Este deslize ocorreu apesar de a capacidade instalada do grupo até ter crescido 3%, para 29.042 megawatts (MW).

A EDP apresentará os seus resultados do primeiro trimestre a 9 de maio.

Esta quinta-feira, em entrevista ao “Jornal de Negócios”, o presidente executivo da elétrica, Miguel Stilwell de Andrade, reitera a expectativa de manutenção do lucro recorrente da EDP este ano em torno dos 1,3 mil milhões de euros, mas admite que “2025 e 2026 serão bastante mais difíceis” para o grupo.

O gestor espera que nesse período as receitas baixem, nomeadamente ao nível dos preços médios de venda de eletricidade, mas os custos de financiamento permaneçam elevados, pressionando as contas do grupo.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World