Banco de Portugal concordou e conduziu venda por resolução ao Santander, afirma Costa

banco de portugal concordou e conduziu venda por resolução ao santander, afirma costa

O primeiro-ministro afirma que o Banco de Portugal em dezembro de 2015, liderado por Carlos Costa, concluiu que a venda do Banif por resolução ao Santander era a única alternativa à liquidação, e conduziu o processo.

Esta posição consta das respostas de António Costa às 12 perguntas que lhe foram dirigidas pelo PSD em 23 de novembro passado no sentido de esclarecer declarações proferidas pelo ex-governador do Banco de Portugal Carlos Costa, segundo as quais houve uma ação deliberada por parte do Governo para precipitar a resolução do Banif.

No documento hoje enviado para a Assembleia da República, António Costa responde em conjunto às questões dos sociais-democratas — e não uma a uma — e colocou 12 documentos em anexo, entre os quais um comunicado do Banco de Portugal, de 20 de dezembro de 2015, sobre a venda do Banif.

“Perante o insucesso do processo de venda voluntária, o Banco de Portugal, enquanto Autoridade de Resolução, concluiu que a venda em contexto de resolução era a única alternativa à liquidação. O processo de venda no contexto de resolução foi assim conduzido pelo Banco de Portugal”, sustenta o líder do executivo, antes de se referir especificamente a esse comunicado da instituição então liderada por Carlos Costa quando foi anunciada a venda em resolução ao Santander Totta.

“O Banco de Portugal considera que, face às circunstâncias e restrições impostas, a venda da atividade do Banif é a solução que salvaguarda a estabilidade do sistema financeiro nacional e que protege as poupanças das famílias e das empresas, bem como o financiamento à economia”, realça António Costa, citando o comunicado do banco central nacional de 20 de dezembro de 2020.

O PSD perguntou ao primeiro-ministro se confirma que, na manhã do dia 14 de dezembro de 2015, enviou uma comunicação escrita ao presidente da Comissão Europeia e ao presidente do Banco Central Europeu em que afirmava que o Banco Banif se encontrava em processo de resolução e/ou em `fase de pré-resolução.

O primeiro-ministro corrige a data de 14 de dezembro apontada pelo PSD e assume que “dirigiu uma carta ao presidente da Comissão Europeia e ao presidente do Banco Central Europeu (BCE)” — carta que saiu do seu gabinete para o gabinete no ministro dos Negócios Estrangeiros em 15 de dezembro para ser encaminhada por mala diplomática.

António Costa faz depois uma alusão a divergências neste processo entre a então ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, em novembro de 2015 — situação que diz que se verificava pouco antes de o primeiro executivo socialista minoritário iniciar funções.

“No cenário de total divergência exposto à Comissão Europeia entre o XX Governo [o último de Pedro Passos Coelho] e o Banco de Portugal que vigorava em novembro de 2015, a carta visava assegurar às instâncias europeias a determinação do Governo português em promover a estabilidade do sistema financeiro, lidando com todas as situações já referidas e não persistindo em comportamentos de adiamento ou negação face à necessidade de ação, de que o Banif foi o mais lamentável exemplo”, responde o atual primeiro-ministro.

Neste ponto sobre o Banif, o líder do executivo envia agora ao parlamento em anexo uma carta da comissária europeia da Concorrência, Margrethe Vestager, dirigida a Maria Luís Albuquerque em 12 de dezembro de 2014, instando o Governo português a apresentar o mais tardar até ao final de março de 2015 um plano de reestruturação credível do Banif.

António Costa faz também acompanhar as suas respostas de um documento em que se revela que em 17 de novembro de 2015, ainda na vigência do executivo de Passos Coelho, o Banco de Portugal constata “insuficiência de fundos” do Banif e determina a apresentação no prazo de dez dias uteis de medidas credíveis de reforço do capital.

“A troca de correspondência entre o então governador do Banco de Portugal e a ministra Maria Luís Albuquerque evidencia uma total divergência, paralisante, entre o caminho proposto pelo Banco de Portugal e o defendido pelo Governo”, sublinha.

No mesmo dia 17 de novembro, prossegue o atual líder do executivo, citando documentos, Carlos Costa escreve a Maria Luís Albuquerque alertando “para a necessidade urgente de reforço dos fundos próprios” do Banif” e a solicitar uma solução de recapitalização pública e enfatizando que poderá ter mesmo de propor uma medida de recapitalização obrigatória”.

Dois dias depois, em 19 de novembro, Maria Luís Albuquerque “manifesta surpresa pela mudança de posicionamento do governador, e defendida pela Comissão Europeia, quanto ao caminho a dar ao banco.

Por isso, de acordo com o primeiro-ministro, quando o seu Governo iniciou funções estava-se “a três dias do prazo que o Banco de Portugal tinha fixado ao Banif para reforço do capital, a situação do banco continuava a deteriorar-se e não tinha havido entendimento” entre o executivo de Passos Coelho e o Banco de Portugal “sobre o caminho a seguir e a urgência acrescia”.

Em 01 de janeiro de 2016, “entravam em vigor as novas regras europeias para a resolução bancária que implicavam condições mais gravosas para detentores de dívida e, sobretudo, para os depositantes das instituições”.

“Desde que tomou posse, nos poucos dias disponíveis até à data limite do processo de venda em curso, o XXI Governo Constitucional [o primeiro minoritário socialista] testou várias soluções que compatibilizavam a minimização do custo potencial para os contribuintes com uma reorganização do sistema financeiro”, realça António Costa, que ainda deixa mais uma nota, negando a versão de Carlos Costa no recente livro “O Governador”.

“Nos intensos contactos com a Comissão Europeia, na qual sempre participaram o Governo e o Banco de Portugal, aquela instituição inviabilizou algumas dessas soluções [de venda voluntária] no contexto da avaliação da sua compatibilidade com o regime de auxílios de Estado, nomeadamente não permitindo a integração do Banif na Caixa Geral de Depósitos. (…) O processo de venda voluntária não se concretizou no prazo necessário, tendo-se demonstrado inviável uma venda que não decorresse em contexto de resolução”, conclui o atual líder do executivo.

António Costa não responde à pergunta do PSD sobre “como explica que a TVI tenha noticiado, pelas 22:00 da noite anterior ao envio da carta [para Bruxelas], informação coincidente com o que nela se incluiu como conteúdo e que era, presume-se, apenas do seu conhecimento e do seu Governo”.

News Related

OTHER NEWS

Keyla Brasil foi encontrada: “Já vi uns quantos ‘bem feita’ e ‘estava a pedi-las’”

Keyla Brasil A atriz Keyla Brasil foi encontrada esta segunda-feira e está “em segurança”. Keyla Brasil, atriz e performer travesti, estava desaparecida desde sexta-feira e, pelas redes sociais, já era ... Read more »

Porto. Há "interferência geográfica" entre pontes do TGV e rodoviária

O vereador do Urbanismo da Câmara do Porto disse hoje existir “alguma interferência geográfica” entre a ponte prevista para a alta velocidade e a ponte rodoviária D. António Francisco dos ... Read more »

Roubos de carros na Europa? Portugal mesmo à porta do indesejado 'top10'

Segundo dados do Eurostat existem em Portugal 127 carros roubados por 100.000 habitantes. De acordo com um estudo levado a cabo pelo Eurostat, Portugal está perto de entrar no lote ... Read more »

Seis crianças britânicas encontradas em adega abandonada na Áustria

Pai faz parte de um movimento de extrema-direita. No local foram encontradas duas bestas, uma arma longa e armas de pressão. (Arquivo) Seis crianças britânicas foram retiradas dos pais, depois ... Read more »

Abertas as inscrições para duas provas do Desafio Tour do Rio

As inscrições para a temporada 2023 do Desafio Tour do Rio estão abertas. A competição voltada para atletas profissionais e amadores, ranqueada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) com percursos longos, médios ... Read more »

Gesto de Matheus Reis na Taça da Liga irrita direção do Sporting

matheus_reis_sporting Matheus Reis protagonizou um gesto que caiu mal entre a direção do Sporting, após a final da Taça da Liga. Matheus Reis foi criticado internamente por ter dado uma ... Read more »

Brasil. Traficantes perigosos fugiram de prisão com 'corda de lençóis'

Um dos traficantes mais perigosos e violentos do Rio de Janeiro e outros dois detidos fugiram da Prisão Lemos Brito. Um dos traficantes mais perigosos e violentos do Rio de ... Read more »

Casa do ator Filipe Duarte à venda em Cascais por cerca de 1,7 milhões de euros

filipe duarte scaled e1587124198864 Casa do ator Filipe Duarte à venda em Cascais por cerca de 1,7 milhões de euros A moradia onde o ator Filipe Duarte viveu os últimos ... Read more »

Atriz Keyla Brasil encontrada ao fim de três dias desaparecida: "Já está em segurança"

A atriz Keyla Brasil, que deu que falar após ter interrompido uma peça de teatro, reapareceu ao fim de quase três dias. Keyla Brasil “Keyla Brasil foi encontrada hoje e ... Read more »

Cobertura de palco construído para visita do papa desaba na República Democrática do Congo

KINSHASA (Reuters) – Parte da cobertura sobre um palco construído para receber o papa Francisco em um estádio de Kinshasa desabou durante a noite devido a uma forte tempestade, disseram ... Read more »

Usa a máquina de remo no ginásio? Conheça alguns dos benefícios

Cinco especialistas afirmam que é capaz de ser mais eficaz do que muitos outros exercícios. Ao usar algumas máquinas, no ginásio, é possível trabalhar, ao mesmo tempo, uma grande variedade ... Read more »

Comprar uma PS5? Sony diz que consola é mais fácil de encontrar

O PlayStation VR2 chega ao mercado no final de fevereiro. Os aficionados por videojogos que estejam interessados em adquirir uma PlayStation 5 devem conseguir encontrar uma destas consolas mais facilmente. ... Read more »

É oficial. Carlos Mota Santos é o novo presidente da Mota-Engil

carlos mota santos, mota-engil O conselho de administração da Mota-Engil oficializou esta segunda-feira a designação de Carlos Mota Santos como novo presidente executivo do grupo. O engenheiro civil de 44 ... Read more »

Benfica: Enzo à parte na véspera do Arouca (e do fecho do mercado)

Benfica: Enzo à parte na véspera do Arouca (e do fecho do mercado) A um dia do jogo com o Arouca, da 18.ª jornada da Liga, e do fecho da ... Read more »

Morreu Adama Niane, ator da série 'Lupin'

Tinha 56 anos. A cultura francesa está de luto. Morreu esta segunda-feira, 30 de janeiro, o ator Adama Niane. Tinha 56 anos. A notícia é avançada pela imprensa francesa e ... Read more »

Jovem de 21 anos morre em colisão entre automóvel e camião no IP2

GNR e INEM O condutor, de 21 anos, de um veículo ligeiro de passageiros morreu esta segunda-feira numa colisão rodoviária entre a sua viatura e um pesado de mercadorias, no ... Read more »

Porto recebe a primeira edição da Wine & Travel Week em fevereiro

O evento vai analisar, entre 20 e 26 de fevereiro, o futuro do enoturismo. A primeira edição da Wine & Travel Week, feira de enoturismo, arranca dia 20 de fevereiro, ... Read more »

Para estes quatro signos não basta participar. É tudo ou nada

Levam a competitividade ao extremo. Há pessoas que só entram num desafio para ganhar. Revê-se nesta frase? Confira os signos mais competitivos do zodíaco, segundo um artigo do portal Terra: ... Read more »

Detidos homens que se dedicavam ao tráfico de droga em vários concelhos

Suspeitos dedicavam-se à venda direta do produto estupefaciente aos consumidores. Dois homens, de 38 e 48 anos, foram detidos pela Guarda Nacional Republicana (GNR), no dia 28 de janeiro, por ... Read more »

Nada falta a Dani Alves na prisão. Desde piscina a aulas de pintura

Mordomias, e muitas, para o internacional brasieiro que se encontra detido em Barcelona, após, alegadamente, ter violado uma jovem de 23 anos. Dani Alves continua detido no estabelecimento prisional de ... Read more »

Três ursos morrem de frio em avião aterrado pela neve em aeroporto na Bélgica

Por Marine Strauss BRUXELAS (Reuters) – Três ursos-preguiça morreram de frio depois de serem deixados em um avião que ficou aterrado pela neve e o gelo no aeroporto de Liège, ... Read more »

Acidente rodoviário entre autocarro e camião faz 22 mortos no Benim

Vinte e duas pessoas morreram num acidente rodoviário no domingo envolvendo um autocarro e um camião no centro do Benim, anunciou hoje o Governo, através de uma declaração. Vinte e ... Read more »

Jornadas Mundiais da Juventude: alojamento na grande Lisboa pode custar 3.000 euros por semana e em Fátima 8.000

Em Lisboa há ofertas entre os 189 euros por pessoa, de 31 de julho a 07 de agosto, num dormitório misto com quatro beliches e casa de banho partilhada, até ... Read more »

"Bizarro". Parafilia faz com algumas pessoas enfiem objetos no pénis

Acha que sabe tudo sobre desejo, fantasias e fetiches sexuais? Olhe que não… Há gostos para tudo, mas há quem leve os fetiches longe demais. Existem pessoas que se excitam ... Read more »

Toyota fecha 2022 como maior montadora do mundo; veja números

Toyota Corolla – Fábrica Resultado ainda carrega impacto dos efeitos causados pela pandemia; grupo Volkswagen ficou em segundo lugar Apesar das diversas dificuldades produtivas enfrentadas e dos gargalos persistentes da ... Read more »

Adicionar 'isto' ao café pode ter um efeito anti-inflamatório

É a conclusão de um estudo feito, na Universidade de Copenhaga, na Dinamarca. É possível que algo muito simples, como uma chávena de café com leite, tenha um efeito anti-inflamatório, ... Read more »

Museu de Lamego. Nova fase de requalificação deve iniciar no 2.º semestre

A segunda fase das obras de requalificação do Museu de Lamego deverá arrancar no próximo semestre e custar mais de 1,2 milhões de euros, anunciou hoje a autarquia. O presidente ... Read more »

O fenómeno El Niño vai regressar este ano?

Passagem do ciclone Idai pela Beira (2019) Moçambique está entre os três países em África mais expostos a fenómenos climáticos extremos. Há seis anos, o país foi muito afetado pelo ... Read more »

Keyla Brasil "encontrada hoje e está em segurança"

Keyla Brasil “encontrada hoje e está em segurança” A atriz transexual Keyla Brasil, que estava desaparecida desde sexta-feira à tarde, foi encontrada. O anúncio foi feito esta segunda-feira pela Casa ... Read more »

Após participação no ‘Vale Tudo’, Carolina Loureiro reage: “Que programa divertido!”

Carolina Loureiro Carolina Loureiro participou no programa ‘Vale Tudo’, da SIC. No domingo passado, dia 29 de janeiro, foi para o ar um novo episódio do programa ‘Vale Tudo’, da ... Read more »

Schmidt deixa novo aviso ao Chelsea por Enzo: 'Tem uma cláusula'

enzo_fernandez_benfica_7 Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Arouca, Roger Schmidt foi questionado sobre o futuro de Enzo Fernández. O Chelsea pode fazer uma nova investida nesta ... Read more »

Bernardina Brito voltou para o 'ex' e está em 'lua de mel' nas Caraíbas

A antiga concorrente da ‘Casa dos Segredos’ e Pedro Almeida estão na República Dominicana. Depois de ter estado separada do namorado, Pedro Almeida, durante uma temporada, Bernardina Brito voltou para ... Read more »

Rúben Boa Nova sofre ‘incidente’ no Dubai: “A aventura de termos que pagar o arranjo”

ruben boa nova Rúben Boa Nova e Tatiana Boa Nova rumaram com Márcio Poças e Daniela Poças para uns dias de férias e não começou da melhor maneira. Os dois ... Read more »

Marilyn Manson acusado de ter violado uma fã menor de idade

A revista “Rolling Stone” avança que, neste processo apresentado sob anonimato, também as editoras que representavam Marilyn Manson são acusadas de nada terem feito para travar o comportamento do músico, ... Read more »

Pensa comprar um veículo elétrico? Tudo o que precisa saber

Muitas famílias admitem que o seu próximo automóvel possa ser um elétrico e para dissipar dúvidas procuramos esclarecer o que precisa saber sobre este tipo de viaturas. O anúncio da ... Read more »

Festival de Verão de Salvador: 2º dia tem ídolos pop e Olodum com BaianaSystem

O segundo e último dia do Festival de Verão de Salvador, que ocorreu neste domingo, 29 de janeiro, no Parque de Exposições da cidade, levou ao palco shows como Saulo ... Read more »

Homem de 21 anos morre em colisão no IP2

O alerta para o acidente foi dado às 15:22. Homem de 21 anos morre em colisão no IP2 Um homem de 21 anos morreu esta segunda-feira na sequência de uma ... Read more »

Segunda fase da requalificação do Museu de Lamego deverá arrancar no próximo semestre

Concelho de Lamego Lamego, Viseu, 30 jan 2023 (Lusa) – A segunda fase das obras de requalificação do Museu de Lamego deverá arrancar no próximo semestre e custar mais de ... Read more »

Novo gesto polémico de Enzo para forçar saída do Benfica

enzo_fernandez_benfica_3 Segundo adianta o jornalista inglês Duncan Castles, Enzo Fernández terá voltado a protagonizar um gesto polémico, por forma a pressionar a direção do Benfica para que abra as portas ... Read more »

As zaragatas do FC Porto-Sporting e de uma final de incoerência disciplinar

A animada final da Taça da Liga em destaque neste podcast A Culpa é do Árbitro, da Tribuna Expresso com Duarte Gomes Neste episódio dedicado à final da Taça da ... Read more »
Kênh kiến thức kỹ năng, phát triển bản thân, hướng nghiệp, blog nhân sự