Argentina tem mais de 500 voos cancelados em dia de greve; saiba o que fazer

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) – Mais de 500 voos com destino ou origem na Argentina foram cancelados nesta quarta-feira (28) por uma greve de 24 horas de funcionários dos aeroportos do país. Gol, Latam, Aerolíneas Argentinas, JetSmart e outras companhias aéreas anunciaram a paralisação total de suas operações.

As únicas que continuam funcionando, com algumas alterações, são a American Airlines e a “low cost” Flybondi, que têm serviços próprios nos terminais. As outras dão opções de remarcação sem custo ou reembolso aos passageiros afetados.

Só nos aeroportos internacionais Ezeiza e Aeroparque Jorge Newbery, em Buenos Aires, foram 498 viagens canceladas e mais 41 modificadas, informou a concessionária Aeropuertos Argentina 2000 à Folha de S.Paulo. A empresa estima mais de 47 mil pessoas impactadas apenas no Aeroparque.

Ali, a entrada nos terminais chegou a ser fechada pela segurança nesta quarta, o que deixou passageiros na porta aguardando informações ou tentando reservar hospedagens à espera de novos voos.

A greve foi acordada na última semana por três sindicatos, que pedem mais do que o aumento salarial de 12% oferecido por empresas do setor para março –a inflação do país (a maior do mundo) foi de 21% em janeiro, mas espera-se que baixe nos próximos meses.

Inicialmente, a paralisação começaria ao meio-dia e duraria 12 horas, mas nesta terça (27) foi antecipada para a meia-noite pela Associação de Pessoal Aeronáutico (APA), União de Pessoal Superior e Profissional (Upsa) e Associação dos Pilotos de Linhas Aéreas (APLA).

Os funcionários que cruzaram os braços são da Intercargo, responsável por transferir passageiros e bagagens aos aviões, e da estatal Aerolíneas Argentinas, que o presidente Javier Milei quer privatizar.

Eles argumentam que há uma defasagem de 70% dos salários diante da explosão dos preços no país e dizem que estavam próximos a um acordo com as empresas, depois de dias de negociações. Acusaram, porém, o ministro da Economia, Luís Andrés “Toto” Caputo, de ter desautorizado o acordo.

Essa é a segunda paralisação nos terminais argentinos desde que Milei assumiu a presidência, em dezembro. A primeira ocorreu em 24 de janeiro, quando uma greve geral parou diferentes setores do país contra seu pacotão de leis liberais apelidado de “lei ônibus”, que voltou à estaca zero após discordâncias com a oposição.

GOL

A Gol informou que cancelou todos os voos que opera nos aeroportos de Buenos Aires, Córdoba e Rosário nesta quarta e ampliou suas operações nesta quinta (29). Segundo a companhia, os clientes estão recebendo comunicados por e-mail e SMS e podem fazer a remarcação sem custos. Quem comprou via agências deve procurar seus representantes.

LATAM

A Latam também confirmou o cancelamento de todos os voos com destino ou origem na Argentina, citando a greve dos funcionários da Intercargo. Os passageiros podem pedir reembolso ou alterar a data sem custo, em até um ano (contando a partir do dia da ida).

AEROLÍNEAS ARGENTINAS

A Aerolíneas Argentinas é a principal afetada, uma vez que servidores da companhia também estão em greve. A estatal cancelou 331 voos, sendo 305 voos domésticos, 24 regionais e 2 internacionais, e estimou 24 mil passageiros afetados, além de outros 10 mil que já realizaram alterações voluntárias nos últimos dias.

A empresa também calculou um custo de US$ 2 milhões (R$ 10 milhões).

FLYBONDI

A companha de baixo custo argentina Flybondi, que também tem conexões com o Brasil, transferiu toda a sua operação no Aeroparque, em Buenos Aires, para Ezeiza, onde tem assistência própria em terra. Manteve 60 voos no total e cancelou 6. Segundo a empresa, os passageiros poderão mudar a data sem custo pelo site, desde que o atraso seja de mais de quatro horas.

JETSMART

A “low cost” JetSmart foi outra das que teve que cancelar 45 voos nesta quarta, afetando 8.300 pessoas.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World