Cuidado: a parte de cima do micro-ondas não é uma prateleira!

cuidado: a parte de cima do micro-ondas não é uma prateleira!

Se alguma vez tentou montar uma cozinha num apartamento pequeno ou numa casa minúscula, então sabe como é real a luta pelo espaço! Está sempre a tentar aproveitar ao máximo o espaço disponível e, sem mais nem menos, vê o seu micro-ondas pousado no balcão. Atreve-se a colocar coisas em cima dele? É que na […]

Se alguma vez tentou montar uma cozinha num apartamento pequeno ou numa casa minúscula, então sabe como é real a luta pelo espaço! Está sempre a tentar aproveitar ao máximo o espaço disponível e, sem mais nem menos, vê o seu micro-ondas pousado no balcão. Atreve-se a colocar coisas em cima dele? É que na verdade a parte de cima do micro-ondas não é uma prateleira.

Cuidado: a parte de cima do micro-ondas não é uma prateleira!

Colocar pequenas coisas em cima do seu micro-ondas é perfeitamente seguro, desde que o objeto não seja demasiado pesado e não bloqueie nenhuma abertura ou cause sobreaquecimento. No entanto, utilize sempre algo de borracha por baixo para proporcionar proteção e aderência em cima do seu micro-ondas.

Mas que tipo de coisas podem ser colocadas?

Uma das maiores preocupações de segurança ao colocar coisas em cima do seu micro-ondas é bloquear acidentalmente as aberturas de ventilação. Como o micro-ondas utiliza radiação para aquecer o interior, depende do fluxo de ar para regular a temperatura.

cuidado: a parte de cima do micro-ondas não é uma prateleira!

folha de alumínio no microondas, evite micro-ondas, microondas lugar errado

Desde que não bloqueie as aberturas de ventilação do micro-ondas, colocar coisas em cima dele é bastante seguro. Bloquear as saídas de ar pode criar problemas na dissipação do calor e resultar em sobreaquecimento. Se utilizar um micro-ondas com as aberturas de ventilação bloqueadas, pode mesmo provocar um incêndio na cozinha.

Por estas razões, é muito importante certificar-se de que as aberturas de ventilação não estão bloqueadas por nada que seja colocado em cima do micro-ondas.

Além disso, manter objetos pesados em cima do micro-ondas pode causar distorção dos materiais. A última coisa que quer é um micro-ondas com uma porta desalinhada que faça com que todo o calor escape e crie outro problema. Da mesma forma, qualquer coisa inflamável ou objetos que derretam facilmente nunca devem ser mantidos em cima de um micro-ondas.

cuidado: a parte de cima do micro-ondas não é uma prateleira!

Se tiver em mente todas as advertências, pode guardar pequenas coisas em cima de um micro-ondas sem problemas.

A parte de cima do seu micro-ondas fica quente?

Uma das razões mais importantes para não guardar coisas em cima de um micro-ondas quando este está a funcionar é o calor que gera.

O seu micro-ondas pode ficar bastante quente na parte superior e nos lados enquanto trabalha para aquecer os seus alimentos. Quanto mais tempo algo demorar a aquecer, mais quente ficará o seu micro-ondas.

Embora existam medidas de segurança no seu micro-ondas que podem evitar o aquecimento do próprio aparelho, não é invulgar que um micro-ondas fique quente. Se tiver algo que possa derreter facilmente em cima de um micro-ondas a funcionar, o calor pode danificá-lo ou, pior ainda, fazer com que se incendeie.

Embora utilizar o seu micro-ondas durante alguns segundos não cause um problema de aquecimento significativo, é sempre melhor retirar tudo o que colocou em cima do seu micro-ondas antes de o ligar.

Pode colocar outros pequenos eletrodomésticos em cima do seu micro-ondas?

Os pequenos eletrodomésticos, como uma máquina de café ou uma torradeira, são bastante leves. Então, pode colocá-los em cima do seu micro-ondas?

cuidado: a parte de cima do micro-ondas não é uma prateleira!

potência microondas, objetos por cima do micro-ondas

Não deve colocar outros pequenos eletrodomésticos em cima do seu micro-ondas. Alguns deles são demasiado pesados e podem danificar o seu micro-ondas. Outros têm os seus próprios componentes de aquecimento e aquecem quando estão a ser utilizados. Isso também pode danificar o aparelho.

Por exemplo, as máquinas de café têm uma placa de base aquecida que aloja um elemento de aquecimento e alguns componentes elétricos para fazer o trabalho. Tudo isto está envolto num invólucro de plástico com aberturas para deixar sair o excesso de calor.

Se utilizar uma máquina de café em cima do seu micro-ondas, a base pode aquecer, transferindo o calor para a parte superior do micro-ondas. Assim, a parte superior do seu micro-ondas vai ficar quente sempre que ligar a sua máquina de café, o que não é o ideal, pois não?

cuidado: a parte de cima do micro-ondas não é uma prateleira!

Image of woman hands in rubber gloves washing microwave in kitchen

As torradeiras estão no mesmo barco que as máquinas de café no que respeita à produção de calor. Além disso, as torradeiras são muito menos protegidas do que as máquinas de café e podem ficar bastante quentes. Consequentemente, uma torradeira em cima de um micro-ondas não é uma boa ideia, para dizer o mínimo.

Como pode tornar mais seguro o funcionamento do micro-ondas?

Para tornar o funcionamento do seu micro-ondas mais seguro, certifique-se de que existe espaço suficiente entre ele e as paredes adjacentes para que as aberturas laterais não fiquem bloqueadas. Certifique-se também de que existe ventilação adequada para o funcionamento do micro-ondas. A ventilação é um aspeto muito importante para o seu bom funcionamento e longa vida útil.

Se, mesmo assim, decidir manter algo em cima do micro-ondas, certifique-se de que tem um tapete isolante resistente ao calor para que ele não seja transferido para os objetos e para que todas as aberturas de ventilação estejam abertas.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World