FLEC reafirma que há guerra em Cabinda e Brasil nega mortes

As Forças Armadas de Cabinda insistem que há “guerra” no enclave. O grupo anunciou a morte de sete soldados angolanos e três brasileiros em confrontos em Maiombe, mas o Governo do Brasil não confirma registo de mortes.

flec reafirma que há guerra em cabinda e brasil nega mortes

Manifestação da FLEC em Zurique (imagem de arquivo)

O comandante da frente norte das FLEC-FAC, Boaventura Cardoso Tati, disse à emissora católica angolana Rádio Ecclesia que a presença de militares das Forças Armadas Angolanas (FAA) em Cabindadesmente as versões oficiais, que negam o conflito.

“Quando se diz que não existe nada em Cabinda é pura mentira, [porque] se não existisse nada em Cabinda, porque é que existe a presença militar em Cabinda? Há muita tropa na floresta do Maiombe, saindo de Dimuca até Buco Zau, ao longo de toda a estrada vamos encontrar posições militares”, referiu Tati.

Segundo o comandante das FAC, braço armado da Frente de Libertação do Enclave de Cabinda (FLEC), as forças angolanas estão posicionadas ao longo da fronteira de Angola com a República do Congo e também com a República Democrática do Congo (RDC).

De acordo com Boaventura Cardoso Tati, a organização recebe ajuda alimentar da população local e apoio militar do exterior, sem revelar a origem, que passa pelos canais oficiais de transporte angolano.

“Só temos dois países que sustentam a guerra em Cabinda, o primeiro é a própria Angola, porque o material militar que a gente utiliza vem do porto de Luanda, passa pelo aeroporto 4 de Fevereiro para Cabinda, passa pelo porto do Lobito”, referiu.

“Nós não temos cooperação militar com a Rússia, [mas] nós usamos AKM, usamos ‘rockets’, vêm de onde?”, questionou, negando apoios dos dois Congos, vizinhos de Angola.

Brasil diz que não há registo de mortes

As autoridades angolanas não registaram quaisquer mortes de brasileiros em confrontos na região de Maiombe, disse à Lusa o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

“De acordo com informações recebidas de autoridades locais, não há registo recente de morte de cidadãos brasileiros em Angola”, respondeu o Governo após anúncio dos independentistas de Cabinda.

Segundo um comunicado da FLEC-FAC, os militares angolanos e os cidadãos brasileiros teriam sido mortos em dois confrontos nas aldeias de Kisungo e Tando Maselele, no município de Belize, região de Maiombe, no norte de Cabinda.

Fonte da embaixada brasileira disse também não ter informação sobre os cidadãos brasileiros e acrescentou que não foram acionados os canais consulares.

por:content_author: Lusa, DW (Deutsche Welle)

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World