As birras de Westbrook, as peças que não encaixaram e as lesões: os Lakers tinham um plano perfeito para chegar ao título, mas tudo falhou

the latest tech news, global tech news daily, tech news today, startups, usa tech, asia tech, china tech, eu tech, global tech, in-depth electronics reviews, 24h tech news, 24h tech news, top mobile apps, tech news daily, gaming hardware, big tech news, useful technology tips, expert interviews, reporting on the business of technology, venture capital funding, programing language

Se o dissessem no início da época, poucos iriam acreditar, mas a verdade é que os Los Angeles Lakers ficaram fora do play-off da NBA. O motivo mais óbvio parece ser a onda de lesões que afetou o grupo, mas, através de uma série de entrevistas, o “Los Angeles Times” percebeu que foi mais do que isso: desde a posição de Russell Westbrook até aos problemas a nível defensivo

As birras de westbrook, as peças que não encaixaram e lesões: os lakers tinham um plano perfeito para chegar ao título, mas tudo falhou
© Jason Miller/Getty

the latest tech news, global tech news daily, tech news today, startups, usa tech, asia tech, china tech, eu tech, global tech, in-depth electronics reviews, 24h tech news, 24h tech news, top mobile apps, tech news daily, gaming hardware, big tech news, useful technology tips, expert interviews, reporting on the business of technology, venture capital funding, programing language

O facto de os Los Angeles Lakers não estarem entre o grupo de 16 equipas que chegaram ao play-off da NBA é uma das grandes surpresas desportivas do ano. Quando a época começou, e uma vez que a equipa conseguiu reunir vários nomes grandes da modalidade, eram apontados como um dos possíveis campeões desta temporada, mas o projeto acabou por se revelar um falhanço.

As lesões têm sido apontadas como um dos principais motivos para o desaire, mas no final da época houve levantasse o dedo, lembrando que se tratava de algo mais que um conjunto de fortuitos problemas físicos. “Chega de desculpas”, disse mesmo o ex-jogador dos Lakers, Magic Johnson, durante a participação nos programas “Get Up” e “First Take”, da “ESPN”, referindo-se à questão das lesões. O antigo base considera que o problema passou por outra questão: o projeto criado para esta época “não funcionou, as peças não encaixaram”.

Global Tech News Daily

Além de LeBron James e Anthony Davis, que já eram as estrelas da equipa, os Lakers negociaram Russell Westbrook, MVP da temporada 2016/17, assinaram Carmelo Anthony e foram buscar de volta Dwight Howard e Rajon Rondo, que contribuíram para a vitória do campeonato na ‘bubble’ em 2020. Para cada necessidade da equipa, foram buscar jogadores, como DeAndre Jordan, contratado no momento em que se percebeu a necessidade de dar centímetros ao plantel. A equipa foi desenhada ao milímetro e não era necessário conhecer muitos jogadores da NBA para saber quem fazia parte deste grupo dos Lakers, uma equipa de all-stars.

Agora que se sabe que a constelação reunida não funcionou e a equipa ficou fora do play-off, o jornal “Los Angeles Times” falou com treinadores, jogadores, olheiros e executivos dos Lakers – e alguns rivais – para ligar os pontos desta história e perceber como é que a “super equipa” protagonizou a época mais dececionante da franquia californiana.

Global Tech News Daily

Os problemas começaram com Westbrook durante os treinos, ainda antes de jogarem o primeiro jogo. “O Russ nunca respeitou o Frank [Vogel, treinador da equipa] desde o primeiro dia. No momento em que o Frank disse que qualquer um que conseguisse o ressalto poderia levar a bola ao longo do campo, que é exatamente como a NBA é jogada hoje em dia, o Russ disse ‘não, eu sou o base. Dá-me a bola e toda a gente corre’. O Frank disse: ‘Não, temos o Talen [Horton-Tucker], temos o Austin [Reaves], Malik, LeBron, AD. Todos eles podem conduzir a bola’. Ele respondeu: ‘Não, eu sou o base. Dá-me essa m**da. Saiam todos do caminho’”, contou ao jornal um funcionário do clube que optou por permanecer anónimo.

As birras de westbrook, as peças que não encaixaram e lesões: os lakers tinham um plano perfeito para chegar ao título, mas tudo falhou
© Christian Petersen

Desde então, o jogador não conseguiu mostrar consistência. Começou a época a um ritmo lento, chegou a ter que lidar com o desagrado dos adeptos e só perto do final começou a mostrar o que realmente vale.

A meio da temporada, outro problema. A falta de paciência e motivação dos jogadores face aos maus resultados começaram a ser claras. Que o diga LeBron James e a regularidade com que os seus ombros caíam e a sua cabeça ficava pendurada depois de oportunidades falhadas de marcar ou defender. O plano que traçou ao lado de Davis e da organização do clube para criar uma “super equipa” estava a falhar.

A defesa, ou falta dela, foi outro problema com que o treinador Frank Vogel teve de lidar. Ao trocar Kentavious Caldwell-Pope e Kyle Kuzma e ao deixar Alex Caruso e Dennis Schroeder sair como free agents, a defesa da equipa foi largamente afetada. “Não temos uma grande equipa ofensiva, mas somos mais ofensivos do que defensivos, e Frank tem de se ajustar a isso. Tem de viver com o facto de que a sua defesa não vai estar entre as três primeiras. Esperas que esteja entre as 20 primeiras, e depois que o teu ataque seja suficientemente bom. Mas essa é a parte mais difícil”, disse outro funcionário do clube ao jornal de Los Angeles.

Reunir nomes grandes da modalidade acabou por levar os Lakers a juntar um grupo de jogadores mais velhos. A necessidade de juventude ficou clara ao longo da época. Gerir o plantel, principalmente um que foi tão afetado pela covid-19 a determinada altura da época, não foi fácil. As falhas da equipa estavam um pouco por todo o lado. Os jogadores que conseguiam marcar pontos eram incapazes de defender, os que conseguiam defender eram incapazes de marcar pontos e os que conseguiam fazer ambos estavam frequentemente lesionados.

E aí sim, as lesões. No momento em que as coisas estavam a melhorar e a presença no torneio play-in começava a ser um forte possibilidade, os Lakers perderam James, que vinha de uma excelente exibição frente aos Cleveland Cavaliers. LeBron perdeu o jogo seguinte por causa de uma dor no joelho e depois torceu o tornozelo. Jogou apenas mais um encontro até ao final da temporada regular.

As birras de westbrook, as peças que não encaixaram e lesões: os lakers tinham um plano perfeito para chegar ao título, mas tudo falhou
© Patrick Smith

Davis também não escapou às lesões e a dupla poucas vezes conseguiu jogar junta. Os dois fizeram apenas 22 jogos juntos nesta época e nunca durante períodos prolongados. O máximo foi um intervalo de cinco jogos antes da pausa para o All-Star Game, que acabou com uma lesão no pé de Davis durante um jogo contra os Jazz.

Agora trata-se de voltar a juntar as peças e tentar regressar aos grandes palcos da modalidade. Ainda que para isso seja preciso, provavelmente, mudar de protagonistas. O treinador já está na porta de saída e a opção de trocar Westbrook parece quase certa. A luta pelo título terá que esperar até à próxima época.

News Related

OTHER NEWS

Rússia prepara desfile militar do Dia da Vitória

A Rússia realizou este sábado os preparativos para o desfile anual do Dia da Vitória, no dia 9 de Maio. O feriado celebra a vitória contra o regime nazi na II ... Read more »

Sri Lanka em estado de emergência

O presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, decretou o estado de emergência com efeito a partir da meia-noite deste sábado. A medida foi tomada na sequência da greve geral e ... Read more »

Macron investido para segundo mandato

Emmanuel Macron foi investido este sábado para um segundo mandato de cinco anos como presidente de França.  Um mandato que tem como primeira prioridade a guerra na Ucrânia, mas que ... Read more »

Cartel Clã do Golfo queima uma centena de carros

Na Colômbia, membros do cartel Clã do Golfo queimaram mais de uma centena de veículos, em represália contra a extradição para os Estados Unidos do líder e barão da droga, ... Read more »

Harry, Meghan e Andrew excluídos de lançamento do Jubileu

O príncipe Harry e a esposa Meghan, bem como o príncipe Andrew, foram excluídos da aparição na varanda do Palácio de Buckingham durante o desfile que lançará, em Junho, os ... Read more »

Confrontos em Santiago do Chile

Santiago do Chile foi palco de confrontos entre as forças da ordem e manifestantes, que se mobilizaram em apoio de Francisca Sandoval, uma jornalista alvejada na cabeça durante um protesto ... Read more »

Balanço de explosão em hotel histórico sobe para 22 mortos

Pelo menos 22 mortos é o mais recente balanço, ainda provisório, da forte explosão que destruiu parcialmente o Saratoga, um hotel de luxo histórico no centro da capital cubana, Havana. ... Read more »

Mais 50 civis retirados da Azovstal

Os esforços de evacuação continuam na fábrica metalúrgica da Azovstal, último bastião da resistência ucraniana contra as forças russas na cidade de Mariupol. Cerca de cinquenta civis puderam sair na ... Read more »

Explosão em hotel de luxo de Havana mata nove pessoas e fere 40

Uma forte explosão no Hotel Saratoga, no centro de Havana, capital de Cuba, provocou pelo menos nove mortos e quatro dezenas de feridos, incluindo 11 em estado grave. Mais de ... Read more »

"Stefania": A canção da Ucrânia favorita na Eurovisão

A canção “Stefania”, da banda ucraniana Kalush Orchestra é favorita para a edição deste ano do Festival Eurovisão da Canção. Desde a invasão russa do país, tornou-se numa espécie de ... Read more »

Estará a União Europeia apta para a nova geração?

Primeiro a pandemia; agora a guerra na Ucrânia. A União Europeia vive os maiores desafios da sua história. Oradores de todo o mundo abordaram, em Florença, na conferência sobre “O ... Read more »

Brasil e Portugal juntos no bicentenário da independência

O Brasil celebra em setembro o bicentenário do grito do Ipiranga, com o qual D. Pedro IV declarou a independência. Portugal vai participar ao mais alto nível nestas comemorações e ... Read more »

Reino Unido aposta em acordo de comércio livre com o Conselho de Cooperação do Golfo

O Reino Unido prepara um acordo de comércio livre com o Conselho de Cooperação do Golfo (CCG). A euronews falou com Simon Penney, Comissário do Comércio do Reino Unido para o ... Read more »

Publicado inédito de Louis-Ferdinand Céline

É um acontecimento raro no mundo da literatura: a publicação de uma obra inédita de um dos maiores escritores franceses do século XX, Louis-Ferdinand Céline. Esta semana, a editora gaulesa ... Read more »

Novo filme de Yorgos Lanthimos em estreia na Ópera Nacional da Grécia

Bleat, o novo filme do cineasta grego, Yorgos Lanthimos, está em estreia esta sexta-feira na Ópera Nacional da Grécia. Trata-se de um filme mudo, acompanhado por uma orquestra ao vivo ... Read more »

Esquerda Francesa unida para as legislativas de Junho

Transformar uma derrota numa vitória é para já o principal mérito de Jean-Luc Mélenchon. O terceiro lugar nas presidenciais francesas deu ao dirigente da França Insubmissa uma liderança natural à ... Read more »

Karine Jean-Pierre é a nova porta-voz da Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, nomeou Karine Jean-Pierre como nova porta-voz da Casa Branca, substituindo Jen Psaki. Esta é a primeira vez que o cargo é ... Read more »

"Estado da União": mais sanções contra a Rússia à vista

Enquanto a guerra prossegue na Ucrânia, Bruxelas propôs, esta semana, o sexto pacote de sanções da União Europeia (UE) contra a Rússia. Inclui algumas das medidas mais duras até ao ... Read more »

ONU apela à criação de "alternativas" às perigosas rotas marítimas usadas pelos requerentes de asilo

Mais de três mil migrantes morreram ou desapareceram enquanto tentavam chegar à Europa por mar, em 2021, de acordo com agência das Nações Unidas para os refugiados (ACNUR). O número ... Read more »

Jogos Asiáticos adiados devido à pandemia

Os Jogos Asiáticos, competição multidesportiva da Ásia, cuja próxima edição se deveria realizar em setembro, na China, foram adiados para data indefinida devido à pandemia. Os jogos estavam agendados para ... Read more »

União Europeia combate desinformação em chinês

A União Europeia tem vindo, nos últimos sete anos, a combater as campanhas de desinformação pró-Kremlin, no seio do bloco. Agora, as preocupações viram-se ainda mais para o oriente, a ... Read more »

Astronautas da "Space X" de Elon Musk regressam à Terra

Regressaram a ‘casa’ os quatro astronautas que estiveram em missão durante seis meses com a Space X de Elon Musk, na Estação Espacial Internacional. O alemão Matthias Maurer e os ... Read more »

Língua Portuguesa celebrou Dia Mundial

O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi celebrado em mais de 50 países. Uma língua de afetos mas também de negócios e de ciência. O português é hoje, por exemplo, ... Read more »

Polónia e Lituânia unidas por gasoduto para reduzir dependência da Rússia

Polónia e Lituânia inauguraram esta quinta-feira um gasoduto, com vista a reduzir a dependência energética da Rússia. Uma via para transporte de gás natural, ao longo 508 km que custou ... Read more »

Futuro da União Europeia debatido em Itália

Com os pés assentes em Florença, Itália, mas aberta via digital ao mundo, a sociedade civil junta-se mais uma vez para debater o futuro da União Europeia (UE), desta vez ... Read more »

Neemias Queta voou do Barreiro e quer abrir a porta da NBA a mais portugueses

Seis meses depois de se estrear na Liga norte-americana de Basquetebol, Neemias Queta diz que jogar com os melhores desportistas da atualidade é a melhor forma de evoluir. Orgulho Barreirense, ... Read more »

Euronews Bulgária inicia emissão

Nasceu, esta quarta-feira, na Bulgária o mais recente membro da família Euronews. O canal europeu deu mais um passo na estratégia de desenvolvimento da marca de informação e passa agora ... Read more »

Conferência de doadores junta seis mil milhões de euros para a Ucrânia

A conferência de doadores para a Ucrânia coorganizada pelo primeiro-ministro da Polónia, Mateusz Morawiecki e pela primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, conseguiu angariar mais de seis mil milhões de euros ... Read more »

Madrugada voltam aos palcos com "Chimes at Midnight"

Catorze anos depois, os Madrugada voltam aos álbuns. “Chimes at Midnight”, saiu no início do ano e marca o regresso do grupo norueguês de rock aos estúdios com a fórmula ... Read more »

Dia de Eleições Locais no Reino Unido

Dia de eleições locais e regionais no Reino unido, que podem tornar-se históricas na Irlanda do Norte e aumentar a pressão sobre o Primeiro-Ministro Boris Johnson. Há eleições locais em ... Read more »

Francisco de cadeira de rodas e sob críticas da Rússia

O Papa Francisco apareceu pela primeira vez, em público, de cadeira de rodas. Na Assembleia plenária da União Internacional dos Superiores Gerais, o Sumo Pontífice foi levado até ao palco ... Read more »

Narcotraficante colombiano extraditado para os EUA

A Colômbia extraditou para os Estados Unidos da América um dos maiores narcotraficantes do país. Dairo António Usuga, também conhecido por “Otoniel”, era o líder do maior grupo de narcotráfico ... Read more »

Aumento das taxas de juro nos EUA anima mercado

As bolsas europeias iniciaram a atividade, esta quinta-feira, animadas pelo anúncio, feito pela Reserva Federal dos Estados Unidos da América, do aumento de meio ponto percentual das taxas de juro ... Read more »

Incêndios e tornados estão a ameaçar o sul dos EUA

Nos EUA, o estado do Novo México está a arder e outros cinco estados no sul do país estão a atravessar tempestades que deixam rasto de destruição. Um incêndi está ... Read more »

Autores da CPLP celebram Língua Portuguesa em Luanda

A Cultura, a música e os poemas são os grandes homenageados do Dia Mundial da Língua Portuguesa. Reunidos em Luanda à margem de vários eventos que visam assinalar a capital ... Read more »

Incêndios e tornados no sul dos EUA

Nos EUA, o estado do Novo México está a arder e outros cinco estados no sul do país estão a atravessar tempestades que deixam rasto de destruição.  Um incêndi está ... Read more »

Camisola de Maradona vendida por 8,8 milhões de euros

A t-shirt que Maradona vestiu quando a Argentina eliminou a Inglaterra no mundial do México de 1986 foi leiloada por 8 milhões e 800 mil euros. A camisola da “Mão ... Read more »

O Português como Língua de Ciência

Uma Língua de Ciência poderia ser um dos motes do dia em que se celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Evocada como uma língua de cultura, e para muitos ... Read more »

Real Madrid consegue "remontada" diante do City e defronta Liverpool na final da "Champions"

Um golo de penálti marcado por Zinedine Zidane no prolongamento valeu ao Real Madrid o apuramento para a final da Liga dos Campeões, onde vai reencontrar o Liverpool. O Manchester ... Read more »

Ataque a Teatro de Mariupol terá matado 600 pessoas

Seis centenas de pessoas terão morrido no ataque aéreo das forças russas ao teatro de Mariupol. A conta é feita pela agência de notícias norte-americana Associated Press, que, após uma ... Read more »