"Conheço o doutor Passos Coelho e não o considero uma pessoa de extrema-direita": Assis adverte para "os verdadeiros inimigos"

Francisco Assis (LUSA)

O deputado socialista Francisco Assis recusou esta quarta-feira que o antigo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho seja de extrema-direita, pediu serenidade e que se saiba discernir quem são “os verdadeiros inimigos”, qualificando o Chega de “séria ameaça à democracia”.

“Não vale a pena hipervalorizar alguns temas (…). Conheço o doutor Passos Coelho e não o considero uma pessoa de extrema-direita, que manifestamente não é. Tenhamos um pouco de serenidade e percebamos quem são os nossos verdadeiros inimigos”, defendeu Francisco Assis.

O socialista falava aos jornalistas à entrada para uma iniciativa com centenas de jovens no Porto, o Dia da Democracia, onde deu uma “aula” sobre democracia ao lado do presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira.

Francisco Assis defendeu ainda que o Chega é “uma séria ameaça à democracia portuguesa” pelo que qualquer aproximação ao partido de André Ventura parece-lhe “profundamente negativo”, mas escusou-se a relacionar esta ideia com a recente aparição de Pedro Passos Coelho na apresentação de um livro de pendor conservador, sobre identidade e família.

“Sobre a questão dos entendimentos com o Chega tenho a minha própria opinião (…). O tipo de discurso que o líder do Chega sistematicamente prenuncia, a forma como fala na Assembleia da República, a forma como se dirige aos seus adversários, transformando-os permanentemente em inimigos, fazem com que o Chega seja hoje uma ameaça à democracia. E nesse sentido parece-me que tudo o que seja uma aproximação ao Chega parece-me profundamente negativo”, disse Francisco Assis.

“O normal é que o maior partido da oposição não vote favoravelmente o Orçamento do Estado”

Também questionado sobre entendimentos entre o PS e o PSD para aprovação do futuro Orçamento do Estado, Francisco Assis disse “o normal é que o maior partido da oposição, o partido a quem compete construir uma alternativa para Portugal, não vote favoravelmente o Orçamento do Estado”, mas considerou que até outubro muito pode acontecer.

“Não é absolutamente impossível. O que o [secretário-geral do PS] Pedro Nuno Santos tem dito é que é praticamente impossível. Mas não devemos antecipar essa discussão (…). Neste momento há uma disponibilidade em torno de um eventual se necessário orçamento retificativo. A seguir vermos. Falta muito tempo para outubro. Daqui até outubro ainda se vão passar muitas coisas”, disse.

Ao contrário de Assis, o secretário-geral socialista, Pedro Nuno Santos, qualificou de “assustador” que Pedro Passos Coelho “tenha alinhado no discurso da extrema-direita”, pedindo aos jovens que se juntem ao combate a este “regresso ao passado”.

Na segunda-feira, na apresentação do livro “Identidade e Família – Entre a Consciência da Tradição e As Exigências da Modernidade”, numa livraria de Lisboa, Passos Coelho pediu um “sinal muito forte” para responder aos que expressaram desilusão nas últimas eleições e que não se criem desentendimentos teatrais no espaço político.

O antigo chefe de Governo defendeu que tem de haver uma capacidade de as pessoas “se entenderem coletivamente” e avisou que não se pode dizer aos eleitores que se tem “muito respeito pelas suas preocupações”, mas não pela escolha que fizeram nas urnas.

Sem explicitar os destinatários, mas numa aparente referência a PSD e Chega, o antigo primeiro-ministro disse que “quando há identidades firmadas” não há que ter medo de os espaços políticos “se diluírem ou confundirem entre si”.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World