Putin alerta países ocidentais sobre risco real de guerra nuclear

putin alerta países ocidentais sobre risco real de guerra nuclear

O presidente russo, Vladimir Putin, durante o discurso à nação em foto divulgada pela agência estatal Sputnik

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu nesta quinta-feira (29) as potências ocidentais sobre o risco “real” de uma guerra nuclear em caso de agravamento do conflito na Ucrânia, durante o discurso à nação para definir as prioridades do país, a apenas duas semanas das eleições presidenciais em que não enfrentará concorrência.

Putin celebrou o avanço das tropas no front ucraniano e alertou para as “trágicas consequências” caso algum país ocidental envie soldados a Kiev, depois que o presidente francês, Emmanuel Macron, mencionou a possibilidade no início da semana.

Os países “falaram da possibilidade de enviar contingentes militares ocidentais à Ucrânia (…) mas as consequências destas intervenções seriam realmente trágicas”, afirmou Putin diante da elite política russa no Gostiny Dvor, um palácio de congressos perto da Praça Vermelha, em Moscou.

“Precisariam entender que também temos armas capazes de atingir alvos em seu território. Tudo o que inventam neste momento, além de assustar o mundo, é uma ameaça real de um conflito em que serão utilizadas armas nucleares, o que significa a destruição da civilização”, disse o presidente russo.

“Não entendem isso?”, questionou o presidente, durante o discurso que durou pouco mais de duas horas.

– Capacidades militares –

O líder do Kremlin fez o discurso em um cenário muito melhor que o do ano passado, quando as tropas russas haviam protagonizado recuos humilhantes no sul e nordeste da Ucrânia após uma tentativa frustrada de tomar Kiev no início de 2022.

Mas desde então, a contraofensiva ucraniana de verão (hemisfério norte, inverno no Brasil) fracassou e as tropas de Kiev estão na defensiva atualmente, com escassez de munições e superadas por soldados russos em maior número e com melhores armas.

Em meados de fevereiro, as forças de Moscou tomaram a cidade de Avdiivka, na frente leste, e prosseguiram com a ofensiva na região.

“As capacidades de combate das Forças Armadas (russas) aumentaram consideravelmente. Avançam de modo constante em diversas áreas da frente”, celebrou Putin, antes de acrescentar que “a maioria absoluta do povo russo” apoia a campanha militar na Ucrânia.

Os soldados mobilizados na Ucrânia “não vão recuar, não fracassarão, não trairão”, prometeu o chefe de Estado no encerramento do discurso.

Ele também elogiou “a flexibilidade e a resistência” da economia russa que, apesar da avalanche de sanções ocidentais, resiste e se concentrou na máquina de guerra e no mercado asiático.

– Silêncio sobre Navalny –

Nos discursos à nação, Putin geralmente faz o balanço do ano anterior e define as orientações estratégicas do país.

Nesta quinta-feira, ele esboçou um programa para o país até 2030, quando terminará seu próximo mandato presidencial, que ele certamente conquistará nas eleições sem oposição de 15 a 17 de março.

Putin também aproveitou a plataforma para criticar o Ocidente, apresentado como o inimigo depravado dos “valores tradicionais” defendidos oficialmente pelo Kremlin.

“Uma família com muitos filhos deve ser norma”, afirmou, em um contexto de graves problemas demográficos no país, acentuados pelo ataque à Ucrânia e pela fuga para o exterior de centenas de milhares de pessoas.

Após uma primeira parte do discurso centrada na situação internacional, Putin prosseguiu com várias promessas de ajuda social, em particular para os veteranos das Forças Armadas e suas famílias, e anunciou investimentos em infraestruturas, educação e novas tecnologias, entre outros setores.

O discurso aconteceu na véspera do funeral em Moscou de seu principal opositor, o ativista anticorrupção Alexei Navalny, que morreu em 16 de fevereiro na prisão, em circunstâncias sombrias.

Putin, que nunca pronuncia o nome de Navalny, ainda não comentou a morte, que causou comoção dentro e fora do país.

bur/dbh/es/zm/fp

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World