Japonesa centenária é a consultora de beleza mais velha do mundo

Em outros tempos, zombavam dela quando ia trabalhar de madrugada, cuidadosamente maquiada. Atualmente, todos estão encantados com Tomoko Horino, uma japonesa centenária que ostenta o recorde de ser a consultora de beleza mais velha do mundo.

“Era a época em que as mulheres ficavam em casa e se dedicavam ao lar, mas eu precisava trabalhar”, explica à AFP Horino, que em agosto entrou para o Guinness World Records.

No anos 1960, em sua cidade de Fukushima (nordeste), seus vizinhos pensavam que ela trabalhava em um bar de acompanhantes. “Mas qual é a acompanhante que sai quando o sol levanta e volta quando se põe?”, pegunta entre risos.

Nascida em abril de 1923, casou cedo com um diretor da administração pública local. Esta união foi “um erro”, admite hoje, embora tenha vivido com o esposo até sua morte, há 16 anos.

“Vinha de uma família muito rica e gastava o dinheiro sem me contar. Convidava os amigos para jantar e beber e gastava todo seu salário”, recorda.

– “Trabalhava muito” –

Para chegar ao fim do mês e criar seus três filhos, Horino começou a trabalhar, primeiro fabricando caixas para presentes.

Aos 39 anos, começou a vender em domicílio produtos da marca de cosméticos japonesa Pola e rapidamente foi promovida. Ganhava o triplo de seu marido.

“Trabalhava muito”, insiste ela, que até hoje bate suas metas de vendas.

O Japão é um dos países mais afetados pelo envelhecimento demográfico: cerca de 30% da população tem 65 anos, ou mais, e o arquipélago conta com mais de 92.000 pessoas centenárias.

O trabalho para os mais velhos tem aumento nos últimos anos, também devido à falta de mão de obra. A empresa Pola, por exemplo, tem cerca de 250 consultoras de beleza acima de 80 anos. Três delas são centenárias, além de Horino.

A empresa decidiu inscrevê-la para o Guinness World Records, porque é “a mais ativa na comunicação com os clientes e na participação da elaboração de novos produtos”, disse Aya Katsuda, uma porta-voz da Pola. Horino é “maravilhosa”, acrescenta.

– “Como uma irmã mais velha” –

A mulher, que usou saltos do tipo agulha até os 80 anos, maquia-se todos os dias e utiliza tratamentos antirrugas.

Todas as noites, toma um banho, estica as pernas na água quente e lava o rosto borrifando-o 20 vezes. Em seguida, passa várias loções, dois tipos de antirrugas, um sérum de beleza, um leite hidratante e um creme no final.

Também se mantém informada e assiste aos telejornais todas as noites. Isto lhe permite conversar com sua clientela.

“Tenho que estar por dentro de muitos assuntos. Preciso conhecer o beisebol para poder falar” com alguém que goste deste esporte, conta.

“Sempre é maravilhoso vê-la em tão boa forma”, disse admirada Yuriko Abe, uma cliente de 75 anos. “É como uma irmã mais velha”.

Porém, cada vez é mais difícil manter suas clientes. “Muitas morreram aos 80 anos”, admite Horino.

“Continuarei trabalhando enquanto estiver viva”, assegura. Gosto de ajudar as pessoas “ficarem mais bonitas e mais felizes”, acrescenta.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World